sábado, 24 de julho de 2021

música no sábado

                                       

                

'As velas do Mucuripe 
Vão sair para pescar /vão levar as minhas mágoas
pras águas fundas do mar 
hoje a noite namorar sem ter medo da saudade
sem vontade de casar..

Calça nova de riscado /  paletó de linho branco 
que até o  mês passado
 Lá no campo ainda era flor
sob o meu chapéu quebrado /
um sorriso ingênuo e franco/ de um  rapaz novo e encantado
com vinte anos de amor .

Aquela estrela é dela
Vida Vento Vela 
Leva-me daqui.' 

simplesmentelis, outro blog

10 comentários:

  1. Olá, querida amiga Lis!
    Conseguiu pôr música. Que legal!
    Por sinal, música de boa qualidade.
    "... vão levar as minhas mágoas
    pras águas fundas do mar."
    Já vou deixar as minhas no mar também...
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. A música “As velas do Mucuripe” tem história. A primeira versão era cantada tão somente por Belchior pelos bares da vida. Até que Fagner apresentou uma versão melhor, logo aceita por Belchior e imortalizada pelas vozes de Roberto Carlos e Elis Regina... E mais um detalhe a bela aliteração “Vida, vento, vela leva-me daqui” é de um texto de Augusto Pontes, cearense, como Fagner e Belchior, do grupo “pessoal do Ceará”. Apropriação consentida. Sem dúvida, um belo poema, de um lirismo à flor da pele. “Ando tão a flor da pele...”, como diria Zeca Baleiro.
    Abraços, Lis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jcarlos , excelente sua observação.
      Já ouvi na voz de Roberto Carlos e Elis Regina e desconhecia a influência do compositor Augusto Pontes_ o guru dos artistas cearenses.
      E , um detalhe também é que essa musica me acompanha de várias maneiras boas
      e nem tanto. No interior, existia aquelas serestas nas janelas e meu pai espantou muitos meninos que erravam e cantavam na janela dele rs e o 'nem tanto' é que alguns desses meninos partiram e ganharam a estrela que ofereciam.
      O paletó de linho lembrando a flor do campo é de muita lucidez e os sentimentos ficam mesmo a flor da pele. Gosto dessas águas de Mucuripe . Abraço, amigo.

      Excluir
  3. Canção bela, nostálgica e triste esta, com um certo sabor a Fado Português.
    Gostei muito, Lis, muito mesmo.
    Obrigada por partilhar.

    Beijinho, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Gostei bastante!! :))
    --
    A teimosia que me define ...
    -
    Desejando um excelente fim de semana. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que música maravilhosa... é de despertar a sensibilidade que nos habita a alma!
    Sempre me emociono ao ouvi-la!
    Bom sábado, querida, beijinhos
    Valéria

    ResponderExcluir
  6. Uma música que fala ao coração.
    Obrigada por compartilhar.
    Bjs
    Marli

    ResponderExcluir
  7. Que lindo você ter conseguido a postagem de vídeo e com uma musica que adoro,
    que cantava muito na década de 70. Confesso fui colecionador de Fagner, tinha todos os LPs. Depois para os CDs e agora nos cartões de memória. Na época eu tinha um amigo que cantava: "vou levar a minha sogra para as águas fundas do mar..." Mas era brincadeira.
    Gostei de ver e ouvir este cantor que admiro.
    Beijo Lis

    ResponderExcluir