Rio de Janeiro, segunda maior metrópole do Brasil , situada no Sudeste do País . Cidade brasileira mais conhecida no exterior , maior rota do turismo internacional e principal roteiro turístico na América Latina e em todo Hemisfério Sul . A Capital funciona como um espelho ou retrato nacional, seja positiva ou negativamente.
Foi capital do Brasil-colônia a partir de 1763 , capital do Império português , na época das invasões de Napoleão , Capital do Império do Brasil e Capital da República até a inauguração de Brasília , na década de 1960.
É também conhecida por " Cidade Maravilhosa" e aquele que nela nasce é chamado de carioca.
Sabe-se que foram os índios Tamoios, que habitavam a região que batizaram o nome mais ou menos assim - cari = peixe , rio = oca.
A cidade mistura serra com mar e possui umas das mais variadas geografias do planeta.
Uma diversidade que atrai o olhar , inspira poetas e quando visitada, não há quem nao se apaixone
Cristo Redentor , cartão postal da cidade / uma das 7 maravilhas do mundo.
Foto em dia de denso nevoeiro.
Foto em dia de denso nevoeiro.
Todas as cidades tem seus contrastes e a cidade do Rio de Janeiro fica mais visível pela
proximidade com a maioria de comunidades fixadas nos morros e dominadas pelo tráfico.
Acredita-se que os ataques a cidade se deve a inauguraçao de UPPs ( Unidade de Polícia Pacificada) , onde o Estado tenta restabelecer a ordem e domínio.
Deixo algumas fotos das belezas dessa cidade e do terror que nao gostaríamos de estar vendo.
Beleza e violência nao combinam!
p
Imagens, O Globo/ Lis e consultas Wikipédia
Nossa lis, que triste não?! é lamentável tudo isso que está acontecendo no Rio...
ResponderExcluirDepois passe lá, as inscrições para o próximo amigo oculto está já estão abertas, Bjs!
Desejo que a Paz volte rapidamente...é uma ORDEM!
ResponderExcluirBjs.
Mer
Triste , chocante...não sei onde vamos parar, uma das cidades mais bonita é tb a mais violenta. E vc disse tudo, o Rio é mesmo o retrato do Brasil.
ResponderExcluirEu não sabia a origem da palavra carioca...bem legal.
O bonito de se ver é a comoção nacional , a união em busca de paz e paz flor, é o que desejo a todos nós.
Bjos
Erikah
Foste brilhante nesse passeio pelo RIO e suas diferenças.Torcemos todos para que o RIO volte a sorrir e ser aquele RIO tão lindo e com pessoas quie podem sorrir...Uma pena isso, mas vai melhorar!Espero e torço!!!
ResponderExcluirAdooooooooooro o Rio!
beijos,chica
É agora ou nunca. Esperaram demais, infelizmente existe um preço. Confio que a beleza do Rio voltará e continar lindo em "janeiro ,fevereiro e março"....beijos Lis
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLinda Rio de Janeiro, que está em crise.
ResponderExcluirQue pena que o homem é tão desumano.
BOM DIA!
É com muito carinho que venho lhe convidar para participar da Festa de Aniver da nossa Querida Amiga Chica, no blog. INTERAÇÃO DE AMIGOS.
Hoje vc também é o meu convido(a) Especial. Vou te espera lá. Venha comigo. Vamos cantar PARABÉNS PARA ESTA LINDA RIO GRANDENSE.
Carinhosamente
Sandra
http://sandrarandrade7.blogspot.com
Ou pegar o link aqui na Curiosa.
A festa vai ser muito linda.
Vamos???
VAMOS FESTEJAR!!!!
Esta situação vem se delineando faz bastante tempo e a gente torcendo para que nunca acontecesse. A luta é feroz o trafico cresceu muito e a desesperança também. Outros países já conseguiram sair de situações piores com vontade política espero que além dos morteiros o governo consiga atingir alvos mais criativos e menos reativos.
ResponderExcluirbeijos
Oi Lis
ResponderExcluirLamentável que tudo isso esteja acontecendo numa cidade realmente Maravilhosa.
Bjux
Querida amiga
ResponderExcluirPenso que a mudança só será possível,
com mudanças estruturais.
Gente precisa aprender
a gostar de gente.
A dividir melhor as riquezas.
A ser solidário
além dos momentos de comoção.
Alegrias planas para ti.
Que dolorosas resultan las situaciones de violencia y me siento apenada por lo que estais pasando.El mundo es como un volcán, siempre latente o en erupción.
ResponderExcluirBesos y abrazos
Cristina
Que contraste de imagens hein amiga, muito triste o que está acontecendo nessa cidade maravilhosa, cenas que imaginei nunca ver aqui no Brasil, não percamos as espernaças, o Bem vence o Mal.
ResponderExcluirQue Deus os proteja.
Bom domingo Lis.
beijooo.
Olá Lis, Obrigada pelo carinho de sempre.
ResponderExcluirO Rio de janeiro cidade mais que maravilhosa, estive varias vezes por aí, e em algumas vezes tive medo de determinadas situações.
Acredito que tudo "um dia" ficara bem, e que essas cenas lamentaveis ficarão no passado.
Quando as pessoas descobrirem o que é o amor pelo próximo, quando sentirem a importancia da vida.
O Brasil e o Mundo estão conectados nesses acontecimentos e sabemos que muitas pessoas mandam todos os dias boas vibrações para todos "Vocês" Cidadãos do Rio.
Grande beijo para ti e que Deus esteja com vocês.
Voltei!
ResponderExcluirEstive olhando no final do seu blog as suas pinturas, que trabalho lindo o seu, meus parabéns, mãos de fada Lis.
Sempre tive vontade de aprender a pintar tela, panos, mas não posso com cheiro de tintas, assim faço outros trabalhos manuais(crochê, ponto cruz).
beijooo.
isso tudo pela copa do mundo, viva a copa mundo a bandeira brasileira manchada de sangue...
ResponderExcluirGrato pelas belas imagens da Cidade Maravilhosa, qdo a tevê só nos brindam com o que tem de mais feio esses dias... Mas fico na torcida que tudo passará, como tudo passa! Enqto isso, curto meu céu azul e o sol e o mar de S.Luís...
ResponderExcluirBj*
Amiga que triste e preocupante situação o Rio está a passar. A minha filha está aí a estudar e o meu coração, aqui em Lisboa, está bem apertadinho. Por ela e por todos os que se encontram no meio desse conflito, eu rezo para que a Paz volte a reinar no vosso maravilhoso Rio de Janeiro.
ResponderExcluirOlá lis
ResponderExcluirRio - onde os extremos se tocam :
O lindo e o feio, o bom e o mau, o rico e o pobre, a calma e a vilolência, a serra e o mar, ... contrastes e tudo !
Bom conjunto de fotos !
Bjs, lis !
Bom Domingo !
.
Boa noite Lis,
ResponderExcluirÓtima postagem esta.
Lis, eu e minha família estivemos bem pertinho de vc, final de janeiro, início de fevereiro. Ficamos num hotel proximo ao aterro do flamengo. Fomos aos locais de turistas e, claro, ficamos impressionados com as favelas nos morros. É terrível viver num lugar onde onde adolescentes e jovens andam com metralhadoras nas mãos como se fosse algo natural. Espero que desta vez, essas comunidades consigam viver com um pouco de paz.
abçs
Adriana
Lis, morei em várias cidades do Brasil e depois de morar um tempo no Rio, tinha a sensação que a cidade em algum momento entraria em colapso! Existe muita informação a olhos vistos e a informação que temos, se diferencia dependendo do ângulo que olhamos. A orla e os pontos turísticos são lindos, em compensação ao descaso dado as populações mais pobres. A violência é o resultado de anos de falta de atenção ao povo e agora que os olhos do mundo está voltado para os eventos que a cidade sediará, querem colocar a casa em ordem imediatamente. Só espero que tudo resulte em benefícios para a sociedade. Bom fim de semana! Beijus,
ResponderExcluirÉ, Lis, não sei aonde vamos parar nesse país, nesse mundo. O individualismo exacerbado que vem sendo cultuado como o melhor dos mundos não tem sido boa coisa. Cada um querendo resolver o seu problema. Quanto ao tráfico, somente se os que sustentam-no de verdade (os mais ricos) pararem de consumir e a polícia, justiça e parlamento se tornarem incorruptíveis é que vai acabar esta balbúrdia, já que legalizar o uso não se aceita sequer discutir no Brasil. Meu abraço. Paz e bem.
ResponderExcluirOlá Lis
ResponderExcluirRio de Janeiro...cidade maravilhosa cheia da contrastes, bem visíveis na reportagem fotográfica com que nos brindaste.
Bjs.
Ai Lis ,
ResponderExcluirteu texto é muito bom para se refletir.
Eu diante dessa crueldade ando sem palavras.
Apenas estarrecida.
Mas tenho fé que tudo se resolva da melhor maneira.
Um beijo doce amiga.
Fernanda.
Estamos no amigo secreto de novo hein amiga.
ResponderExcluirBom domingo Lis.
beijooo.
Que bom que gostou do post quis fazer uma homenagem pois seu post que trouxe a inspiração para as tirinhas... O tempo na blogosfera corre diferente ia pedir autorização para postar e quando vejo já se passou um dia e eu nem tinha te comunicado! Fica com Deus menina!
ResponderExcluirLis,
ResponderExcluirO tempo é de tempestade, e é daquelas que não é fácil de amainar. Mesmo que acalme por uns tempos, todos sabemos que continua ali um barril de pólvora...
(Ai, os homens...!)
Beijo :)
Eloquente, Lis
ResponderExcluirBjs