sexta-feira, 30 de julho de 2021

sobre o jogo


"Eu sabendo que te amo
e como as coisas do amor são difíceis , preparo em silêncio a mesa 
do jogo, estendo as peças 
sobre o tabuleiro, disponho os lugares
necessários para que tudo comece : as cadeiras uma em frente da outra,
 embora saiba que as mãos não se pode tocar, 
e para além das dificuldades,
 hesitações, recuos ,  ou avanços possíveis, só os olhos  transportam,
 talvez uma hipótese de entendimento.
 É então que chegas, 
e como um vento do norte entra por uma janela aberta,
o jogo inteiro voa pelos ares,
o frio enche-te os olhos de lágrimas,
e empurras-me, para dentro, onde  o fogo consome 
o que resta do nosso  quebra-cabeças."

Nuno Júdice

outro blog, simplesmentelis

12 comentários:

  1. Foto e poema lindíssimos de ver e ler.
    .
    Feliz fim-de-semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Tal como as pedras da calçada... a pouco e pouco se formam maravilhas! 👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Sorte a minha
    em todos os jogos jogados
    os de tabuleiro
    os de cartas
    os de malha
    nunca tal me aconteceu
    até acontecer
    não mais podermos jogar

    ResponderExcluir
  4. Que intensoooooo!!! Adoreiiii versos e fotos, complementares por certo!
    Beijinhos
    Valéria

    ResponderExcluir
  5. Por onde eu começo? Pela bela fotografia, tão sugestiva, em conjugação com o poema? Digo que o poeta faz uma transfiguração em que o fogo é vigorosa metáfora para as relações entre o amor e o jogo. Em que fulguroso quebra-cabeça você meteu o leitor, Lis!. Mas não posso deixar de registrar que fotografia me “consumiu” um pouco mais que o poema. Meus olhos ainda se embebem do mosaico!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. O frio enche-te os olhos de lágrimas,
    e empurras-me, para dentro,

    Boa tarde de paz, querida amiga Lis!
    Bem assim é quando "tu" chegas.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos com carinho

    ResponderExcluir
  7. Um vendaval de amor!
    Belo poema e foto.
    Bjs
    Marli

    ResponderExcluir
  8. Que lindo poema... e que linda fotografia, fiquei indecisa de qual comentar primeiro...
    Um hino ao amor numa geometria desencontrada...
    bjk

    ResponderExcluir
  9. Interessante este olhar Lis.
    Simetria e beleza numa foto,
    Belo click.
    Bjs

    ResponderExcluir