sexta-feira, 14 de julho de 2023

// do jeito das cartas


"Estragas-me a paz
e eu preciso das minhas solidões, de bocados mentais sem ti. 

Começo a ser doença obsessiva ao repetir-me
 por poemas isto :
as tuas invasões à minha paz

(podia até em jeito original
pôr aqui umas notas sobre  ti : cf ., vide : textos tal e tal )
Mas é que a minha paz fica toda 
estragada quando te penso amor .

Interrompi os versos por laranjas
 E volto sempre a ti .  É estranho que pacíficas laranjas 
não me consigam afastar de ti.
E que senil te pendure outra vez
na mesma corda, as molas sempre iguais,
e que se chove corro a apanhar-te,
não te vás desbotar ou romper, ou sei lá, por úmida metáfora
ou bolorenta imagem de cordel.

Mas é que não és tu : sou eu  que ando estragada 
as minhas solidões não as preciso
e a minha paz, coitada,
já teve a mesma sorte 
dos bocados mentais que te falava 
no verso três 
da página anterior."

(Ana Luisa Amaral)

simplesmentelis ,outroblog

10 comentários:

  1. Querer e não querer, a confusão, o estado em que o amor põe as pessoas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Gosto destas fotos com aguas pelas janelas e o que elas nos levam a pensar em noites fundas.
    A paz que tanto buscamos, a paz estragada nosso bem maior diante de um amor mais forte que a razão.
    Combo perfeito Lis.
    Bjs e feliz fim de semana com paz doce e leve.

    ResponderExcluir
  3. Imagem e poema em perfeita conjugação poética. Gostei muito.
    .
    Feliz fim de semana
    .
    Pensamentos e devaneios poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. Sente-se a paz através da janela, quando lá fora a chuva cai. Um momento que convida ao recolhimento.
    Um contraste do que se passa por cá, onde o sol e calor nos acompanham.
    Beijinhos Lis

    ResponderExcluir
  5. Bela imagem que nos coloca diante das ambiguidades que o amor nos traz. Boa noite

    ResponderExcluir
  6. "... eu preciso das minhas solidões".

    Bom fim de noite, querida amiga Lis!
    Eu também...
    Ela é a responsável pela criatividade maior que no eu real de cada indivíduo habita.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Inspiradoras fotos
    em arte e saber Lis *,~`)
    Bela Semana com alegria
    que a fantasia está em grande, beijinhos.

    ResponderExcluir
  8. Um poema sublime.
    Gostei de ler.
    Boa semana, cara amiga Lis.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Gostei de ler aqui a Ana Luísa Amaral.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir