sábado, 14 de janeiro de 2023

/ beleza felina


Muitas pessoas confundem indiferença com independência. 
Os gatos são independentes , silenciosos,    introspectivos,
mandões e encantadores.        Sabe seu nome e só atende
quando quer.Sabe dar comandos, se quer comida, água ou
petisco.(a Pitty só aceita água corrente, na pia do banheiro) 
Gosta de carinhos que pode ser o petisco  _ou pentear seu 
pêlo.    Adora queijos e blanquet .         Corre pela casa nas
manhãs , brincando com as bolinhas de papel ,que 
descarto dos meus rabiscos (que são muitos).    Pressente
quando vou viajar e  reconheço  olhares     desconfiados e 
alguma melancolia numa mania de  piscar os olhos ,ao me
fitar demoradamente ...Sim, são interesseiros mas também
sinceros, quando nao gosta de alguém,  foge dele.
Seu amor é moderado, sem alaridos como dos cães.
Aqui em casa quem manda é ela,_  sou eu a sua 'humana 
de estimação'.            Quase sempre dorme aos meus pés
e sempre  acorda antes da minha hora.
Se quero sossego, é só fechar a porta e fica caladinha ...
sem nenhum miado rsrs
É elegante , tem uma preguiça blasé, os românticos
costumam saber interpretá-los, os poetas os reverenciam
com poemas.  É  uma alegria para os meus ollhos.
 
 ' no meio da noite /um poema chato / pula na cama/ feito gato
anda, procura, fuça, ronrona / e enfim num miado/ 
nos põe acordado /
esse gato chato / que a gente ama.'
( de Paulo Pessato)

(na fotografia_a brasileira Pitty e encima do armário o suiço Alphie)

simplesmentelis, outroblog

11 comentários:

  1. Que linda sua gata Lis, amei.
    Os bichinhos são muito carinhosos e trazem aos seus donos uma imensa alegria
    Muito bom ter bichinho de estimação. Eu tinha um cachorrinho bem bravo que se chamava Toby. Digo no passado porque ele morreu em 2021. Foi uma pena, gostávamos muito dele. É a vida né.
    Um beijo minha amiga.

    ResponderExcluir
  2. Pitty sempre linda e gostei de te ler...Eles tomam conta da casa e se adonam de tudo,rs... beijos, chica

    ResponderExcluir
  3. Que lindeza!

    Gostei muito do texto , adoro felinos!!

    O poema é um mimo.

    Caloroso abraço e bom domingo :)

    ResponderExcluir
  4. Que delícia de publicação, Lis! Adoro gatos! Mas vivendo em apartamento, e com mãe por perto com problemas respiratórios... não dá para ter nenhum! Talvez um dia...
    São uma companhia fantástica... e nos leem tão bem a alma!... E é mesmo... eles é que escolhem o seu humano de estimação!
    Como correu este ano com o fogo de artificio da passagem de ano? Aqui foi problemático para os animais da quinta, aqui próxima... alguns fugiram, incluindo o cachorro guardador de rebanhos... creio que nem foi achado... pois vieram recolher os animais desde então, no primeiro dia do ano, e desde então não mais apareceram...
    Um beijinho, Lis! Estimo que tudo esteja bem, por aí! Aqui começo de ano, com reparações para me entreter também, nos tempinhos mais próximos... no caso, no momento, na minha cozinha, com alguns equipamentos para substituir... estores para reparar... e numa altura pouco aconselhável para tal, por ser Inverno e estar frio... foi-se adiando, com mãe avessa a bagunça e confusão... mas agora terá mesmo de ser. Já terminou suas obras? Estimo que tudo tenha corrido o melhor possível! Aquele pózinho fininho que nos persegue nas semanas a seguir... pela casa toda... é o que me deixa louca!
    Tudo de bom, para o novo ano, Lis, para si e todos os seus!
    Ana

    ResponderExcluir
  5. Linda a sua gata Pitty. Os gatos são mesmo independentes e fazem muita companhia mesmo silenciosamente.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Lis, eu era ainda jovem quando li uma pequena publicação em que a autora, apenas com o uso das palavras descrevia a maior parte das posições felinas. Lembro-me bem do termo enrodilhado e uma outra palavra que nunca mais esqueci: ailurófilos. São os amantes, os que adoram gatos!
    Alphie e Pitty me encantaram!
    Beijo, boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Pittynha amorosa e de look Model *,*`))))

    A companhia é boa
    o que alegra os momentos. Belo dia com alegria
    que a foto é de excelênci Lis, beijinhos.

    ResponderExcluir
  8. Gostei de conhecer essa adorável Pitty.
    Realmente é silenciosa, mas uma ótima companhia.
    Dias bons, Lis. Por aqui há uma tempestade polar com muito frio! Bjnhs
    ~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  9. Adoro essa Pitty (Que tem o meu nome)
    Ainda não sabia que tinhas o Alphie.
    Ambos belos, são gatos e está tudo dito.
    miauuuuuuuuuu

    ;)

    ResponderExcluir