sábado, 23 de setembro de 2023

// imprescindível paisagem


"Mas, para quê? Para quê tanto céu?
Para quê tanto mar ?
Para quê ? De que serve essa onda que quebra 
No vento da tarde  De que serve?
Inútil paisagem
Pode ser que não venha mais
Que não venha nunca mais 
De que servem as flores que nascem 
Pelo caminho
Se o meu caminho Sozinho não é nada." 
(Tom Jobim)

Ah,Tom Jobim, preciso contrapor :
Por quê não?
 O  que me salva é essa 'imprescindível' paisagem
 com tanto azul , tanto mar chocoalando
 as ondas
tanto vento brincando nas árvores e os  ypês 
vermelhejando os meus caminhos.
Apesar da saudade de quem não vem mais.
Sozinha , sou forte.
(liscosta)

simplesmentelis, outroblog

18 comentários:

  1. Bom dia de primavera, querida amiga Lis!
    Posso chorar?
    "O meu caminho sozinho não é nada."
    Com Deus, é tudo... só Ele mesmo não nos abandona. Sua Fidelidade é para sempre.
    O mesmo que me salva é o que a você lhe compraz, amiga...
    Viva o céu azul, o mar azul esverdeado, as marolas alvas... as aves e as flores...
    "Apesar da saudade de quem não vem mais.
    Sozinha , sou forte."
    Aos prantos ao ler... você me leu.
    Somos fortes, querida.
    Deus é por nós.
    Quem será contra nós?
    Tenha uma abençoada e feliz primavera no coração!
    Beijinhos perfumados da sua flor preferida


    ResponderExcluir
  2. Que linda buganvília encima o poema de Tom Jobim e o teu poético contraditório, Lis...

    Também eu, minha querida, gosto da minha solidão ao ponto de, vez por outra, me iludir e me sentir forte. Mas que força teria uma poeta sem leitores? Que força teria eu, poeta, se outros me não tivessem acudido quando o meu coração parou de bater, em 2019?

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Mas que seja um belo fim de Semana Lis *,~`)
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Ah, Tom Jobim, é bonita a festa da Primavera, é bonito o caminho florido.
    É até bonito quando murcham as flores no processo de renascer.
    Que todo vazio seja preenchido com as delicadezas desta vida.
    Um bom e feliz domingo primaveril.
    Bjs Lis.

    ResponderExcluir
  5. Então, não é?
    Tudo na Natureza tem o seu quê de necessário,
    de emergente. Fazemos parte dela, no nosso
    corpo cada uma das partículas traz uma
    percentagem desses compostos químicos
    que, com a sua magia, coloram este nosso
    mundo.
    E Tom Jobim, artista, sabe que é assim. E
    sabe que todo o caminho é mais fácil se
    formos acompanhados.
    E lança as suas perguntas retóricas para nos
    fazer pensar.
    Bom fim de semana, Lis.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  6. Uma Primavera linda!
    Gostei das palavras de Jobim, mas o que mais me tocou foram as suas, identifiquei-me muito com elas.
    Também choro, sinto-me frágil. Sofro com as perdas e desilusões, mas continuo aparentemente forte e lutando contra a solidão.
    Beijinhos Lis

    ResponderExcluir
  7. Lis

    que belo momento de poesia, a de Jobim e a sua.
    lindas palavras para suporte de uma buganvília igualmente bonita.
    bom domingo.
    um beijo
    :)

    ResponderExcluir
  8. E contrapôs muito bem.
    O Jobim foi pessimista neste poema.
    Pelo contrário, o seu é realista, positivo e otimista.
    Gostei do seu poema, é magnífico.
    Boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Gostei da sua forma de contrapor o poema de Tom Jobim. O que nos salva é este azul que é do céu e do mar para nos amparar as sombras. Lindíssimo!
    Tudo de bom.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Que desilusão, Jobim ter escrito um poema assim...

    Subscrevo totalmente o poema com que lhe respondeu!

    Amiga, beijinho de boa semana :)

    ResponderExcluir
  11. Só aprendemos a andar depois de pular a primeira onda.
    Só aprendemos a amar depois do primeiro beijo.
    Só aprendemos a conversar depois da primeira interrogação!
    Só aprendemos a viver depois da primeira, da segunda, da terceira... flor.
    Imprescindível é, sim, a paisagem.
    É ela que me vem pela janela, juntamente com a sabiá que canta sem preguiça.
    É a paisagem que me atiça, me enfeitiça, e me faz crer que vale a pena acordar para, bem depois, repousar meus pensamentos em sonhos que me farão acordar novamente.
    Sou um amalucado que ainda acredita no que é belo, e o belo é uma árvore cheia de pássaros.
    Ah! Tom! Você, e nem acredito que vou dizer isso, você perdeu o tom!
    "Apesar da saudade de quem não vem mais. Sozinha , sou forte.".
    É! Bem... quero dizer... sozinho não sou tão forte assim, mas vou levando.
    Lisssss, que lindo!

    Marcio

    ResponderExcluir
  12. Belo e profundo poema do Tom. Ótima escolha amiga

    Abraços e muita saúde e paz para ti e para os teus.

    Furtado

    ResponderExcluir
  13. Há momentos em que nos encontramos no centro do vórtice...
    A sua contraposição está muito interessante e pertinente, como
    quem consola o Tom... Tudo é diferente observado à distância...
    Foi um gosto passar por este seu espaço... Abraços 🌿🌸🌸🌸
    ~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Lis ,
    Adorei o seu poema em que contrapõs o de Tom Jobim.
    A imprescindivel paisagem nos fortalece, nos enche o coração com sua beleza, nos dá força quando parece que fraquejamos, nos inpele a seguir em frente.
    Um beijinjo.
    Ailine

    ResponderExcluir
  15. Tom Jobim e Lis Costa se "defrontando" com poesia ou prosa poética. Gostei muito da tua resposta. A natureza, tudo existe para ser apreciado.
    Beijinhos e bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  16. Muito bem contraposto, Lis. Gostei muito. Sozinhos até se aprecia melhor a Natureza.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Dois momentos poéticos que se contrapuseram muito bem... dependendo do estado de espírito... não tenho problema em pertencer a qualquer dos teams...
    E uma imagem fabulosa, que contextualiza ambas as versões que uma forma sublime!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir