sábado, 12 de novembro de 2011

Rio - beleza e caos

Rocinha e São Conrado

Gávea

Rocinha

Avenida Niemeyer

via de acesso

Nós amamos o Rio de Janeiro , sem esconder o encantamento e também a decepção.
O assunto da semana é a favela da Rocinha , um bairro localizado na zona sul da cidade.
A origem do nome Rocinha é atribuida às plantações de legumes e verduras dos primeiros moradores , que vendiam seus produtos na cidade.

É a maior favela da América Latina ,uma das mais urbanizadas,conta com mais de 60 000 habitantes e tem uma localização privilegiada :muita mata verde , um extenso mar ,numa encosta rochosa ,entre os bairros da Gávea e São Conrado ,os dois bairros com o imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana mais alto da cidade.
Lá do alto do morro tem vista para a praia de São Conrado, a Lagoa e o Morro do Corcovado,avistando o Cristo Redentor.
Está separado por túneis do bairro do Leblon e da Barra da Tijuca,e é o caminho natural de grande parcela da classe média carioca nos dias úteis.
A proximidade entre as residências de classe alta desses dois bairros e as de classe baixa da Rocinha marca um profundo contraste urbano na paisagem da região.
É afetada intensamente pelo problema do tráfico de drogas.
Continuando com o processo de pacificação de territórios ocupados pelos traficantes de droga o Governo do Estado prepara para a madrugada deste sábado a invasão e recuperação do territorio dessa imensidão de casas amontoadas ,ruas espremidas no alto do morro e com uma paisagem maravilhosa sobre o mar .
O cerco já vinha sendo feito e a polícia prendeu o chefe da organização ADA ( amigos dos amigos) o mais procurado traficante do momento no Rio , que desafiava a polícia há algum tempo,implantando o terror na comunidade que tinha até toque de recolher ( moradores nao podem sair depois de certa hora).
A população está apreensiva e esperamos nao haja confrontos.
Essa ocupação da Rocinha é legítima, mais um avanço na garantia de cidadania para a comunidade .
Achei interessante registrar o fato e mostrar fotografias que apesar ,e por causa da precariedade, inspira poetas e amantes de olhares inusitados .


Fotos e informações: Wikipédia

29 comentários:

  1. Oi, Lis! A situação do Rio chama mais a atenção por tudo o que a cidade representa na história do Brasil e por suas belezas estonteantes. Já tentaram me convencer que existe algum outro lugar mais bonito no mundo mas eu (sem bairrismo) discordo. O RIO É LINDO. A violência, no entanto, é tão grande em SP, BH, Vitória, Salvador, Recife, etc. O medo nos domina a todos.

    As desigualdades tão gritantes nesse país contribuem demais para que esse quadro não se altere a médio prazo.E também o negócio das drogas, que envolve não somente gente do morro mas altas esferas do poder e dinheiro contribuem para que o comércio seja tão violentamente disputado e nós, inocentemnte no meio desse caos, pagando um preço muito elevado.

    Acho que é muito importante a ação da polícia (senão a gente vira definitivamente refém do medo) mas quanto mais educação e mais distribuição de renda houver, menos jovens haverá dispostos a serem aliciados pelo tráfico. Um abraço. paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Um tema atual e triste ver essas coisas acontecendo, mais e mais aos nossos olhos e numa cidade tão amada e linda! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Amiga Lis,

    Partilho com você,amiga,a preocupação e o amor por esta cidade tão linda e tão complexa em suas diferenças sociais e seus contrastes tão profundos.

    Espero,real e sinceramente,ver,um dia o nosso Rio de Janeiro,voltando aos velhos tempos,de paz e tranquilidade,de um povo amigo e solidário,"Gentileza gerando Gentileza"em toda parte e em todas as pessoas.
    Bjsssssss e carinhos em teus cabelos,
    Leninha

    ResponderExcluir
  5. Las fotos han quedado todas estupendas...

    Saludos!

    ResponderExcluir
  6. Passei pra te desejar um dia maravilhoso e para agradecer todas as vezes que você carinhosamente esteve visitando meu blog.
    Espero que volte em breve...

    Beijos
    Ani

    http://cristalssp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. São imagens muito bonitas!
    Como em qualquer país, a beleza não é tudo mas os pontos negativos não deixam de desvalorizar um lugar por isso

    ResponderExcluir
  8. Olá Lis

    Infelizmente, um contraste desolador!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. LIS, de fato é muito importante que se dê continuidade ao processo de pacificação de territórios dominados pelo tráfico de drogas. No entanto, penso que há um certo descaso por parte do Governo do Estado com outras comunidades que merecem igual respeito. As pacificações estão acontecendo apenas em área consideradas nobre no Estado, por onde passarão delegações esportivas das olimpíadas e a copa. Os traficantes destas áreas estão se encaminhando para o interior, região metropolitana e Baixada Fluminense, que estão sofrendo muito com o terror imposto pelos “fugitivos”. É bem verdade que não podemos desmerecer o trabalho, mas exigir que ele seja ampliado.
    Trabalho na Baixada Fluminense e tenho propriedade para falar sobre isso. Cada vez mais aumentar a violências nessas cidades que estão “acolhendo” os traficantes das áreas da Zona Sul. Vamos torcer para que o trabalho seja ampliado.

    Adorei o post e as fotos! Meu carinho!
    http://pequenocaminho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. As dores e as delícias de ser o que é...O Rio.

    Beijos, flor.

    ResponderExcluir
  11. Se quero ver as estrelas, para quê olhar para o chão?
    Poderia ser um Rio sem o "caos"? Podia.
    Mesmo assim, belo demais!
    Lindisimas fotos, Lis
    Bji

    ResponderExcluir
  12. Simplesmente assustador...como de belo e arrebatador.

    Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  13. O Rio é uma cidade de contrastes!
    Por um lado a imensa beleza, por outro a extrema pobreza e degradação!
    Mas não será com violência que acabarão com o tráfico.
    Têm que acabar com ele é na origem... tornando-o não rentável, isto é, no imediato "oferecê-lo" mediante receita médica!
    É a única solução.

    ResponderExcluir
  14. Emenda ao meu comentário anterior: Vieira da Silva e não Siza Vieira!

    ResponderExcluir
  15. Moro pertinho da Rocinha( na Barra)e sinceramente, nunca entendi um lugar tao chic como São Conrado conviver com uma favela do tamanho da Rocinha...Lembro q a primeira vez que passei por ali, me espantei com o tamanho daquela favela e dizem q ali tem uma lei(o Shopping Fashion Mall (um dos mais caros do Rio)não pode ser frequentado pelas pessoas da favela, assim como a praia não pode ser frequentada pelos moradores ricos q pagam uma fortuna de IPTU e assim essas duas classes convivem pacificamente(eu só não sei se isso é verdade))mas eu sempre tive medo de q um dia o caldo entornasse. Mas agora, parece q as coisas estão se assentando(até quando eu nao sei).Eu quase nunca passo lá procuro resolvi tudo por aqui na Barra mas as vezes tenho q ir até a Zona Sul e sempre fico preocupada quando atravesso o túnel...a favela é mesmo um mundo.
    beijo e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  16. Olá Lis,
    também li por aqui o que se passa numa das favelas, e é sempre triste chegar a essa situação (prisão, drogas,sub mundo). Infelizmente também por aqui temos bairros de lata e para quando vão ser erradicados??

    Beijos
    ALex

    ResponderExcluir
  17. Amiga, as fotos e videos que tenho visto do Rio de Janeiro sempre mostraram uma cidade muito bonita. A droga infelizmente está por todo o lado.Tenho ouvido falar desta favela, mas não fazia ideia de que fosse tão grande.
    Um abraço e bom Domingo

    ResponderExcluir
  18. Oi Lis,

    isto é um show de fotos!!

    Adorei e muito interessante a informação. Ouvi alguma coisa a respeito disso um destes dias.

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Tenho seguido com atenção os acontecimentos na Rocinha. Uma das últimas vezes que estive no Rio, fui lá parar por engano ao fim da tarde de um sábado e apanhei um valente susto :-))
    Mas, não vale a pena iludir, Lis, o Rio é muito mais beleza do que caos,felizmente.

    ResponderExcluir
  20. Lis
    Parabéns por este post, pleno de oportunidade e pertinência! Pena que, em tão bela cidade - como, aliás, muitas outras, nessa terra maravilhosa! - haja tantos contrastes!
    Beijinhos
    Quicas

    ResponderExcluir
  21. Amiga Lis o Rio é uma cidade maravilhosa, fui visitar em Setembro do ano passado pois a minha filha esteve aí a estudar e estagiar quase 1 ano e adorou. Sou da mesma opinião do amigo Cacá, se o rendimento de cada um fosse mais alto, talvez não fossem aliciados para o tráfico de droga e fosse possivel viver condignamente em apartamentos e não em favelas. Achei o nível de vida do Rio muito caro para quem ganha um rendimento minimo. Espero do coração que o processo de pacificação da Rocinha corra sem conflitos.
    Bom fim de semana.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  22. Oi Lis...
    Parabéns pelo post e pelas lindas imagens..Apesar de estar fora do Brasil tenho acompanhado pelo noticiários...É preciso ser feito algo a respeito...O tráfico não pode continuar comandando....
    Beijos!
    San
    Nina manda um cheirinho para amiguinha Pitty...

    ResponderExcluir
  23. ♡°
    º✿
    º° ♥✿
    O título de sua postagem já é um comentário:
    "Rio - beleza e caos".
    Bom fim de semana!
    Beijinhos.
    Brasil
    ♥♡

    ResponderExcluir
  24. Lis, você tem um monte de fotos novas, interessantes e bonitas. A cidade de São Paulo? Cheia de contrastes. Obrigado por seu comentário e desejo-vos uma boa semana nova. Além disso, muitas novas boas fotos. / Peter

    ResponderExcluir
  25. Un mundo plagado de contrastes, realidades paralelas, estremecimiento hondo.
    Unas tomas tremendas.
    Beijos
    Cristina

    ResponderExcluir
  26. Nunca fui ao Rio, mas a cidade habita o meu imaginário desde muito cedo. Culpa das telenovelas da Globo :))
    Partilho da sua preocupação, sobretudo depois de ter visionado as imagens nas notícias do dia: milhares de policiais invadindo 3 favelas. Temo que esta via não seja a mais eficaz. Problemas desta magnitude necessitam de abordagens muito mais complexas e concertadas.
    Um abraço de boa semana.

    ResponderExcluir
  27. Lis, as noticias que chegam aqui do Rio , nem sempre são agradáveis....mas tirando isso , continua sendo a "Cidade Maravilhosa". Que lindas estas fotos.
    beijos.

    ResponderExcluir
  28. Lis, percebo mudanças no Rio de Janeiro, principalmente de um ano para cá. Estive na Igreja da Penha, onde fui batizado e achei tudo muito tranquilo. Acho que o Rio ainda precisa melhorar muito, mas reconheço que o carioca está mais crente e confiante de que melhores dias virão.
    Parabéns pelas belas fotos.
    Um abraço
    Roberto

    ResponderExcluir
  29. Estranho ver essas fotos. Tem beleza em tudo, mas é impressionante como a beleza assusta, incomoda. Claro que não falo da beleza apenas enquanto estética. Meu olhar não se limita e pelo que percebo aqui, o seu também não.
    Mas não sei o significado dessa ocupação dos morros no Rio. Ultimamente eu desconfio de quase tudo. hehehehehe

    bacio

    ResponderExcluir