Rocinha
Nós amamos o Rio de Janeiro , sem esconder o encantamento e também a decepção.
O assunto da semana é a favela da Rocinha , um bairro localizado na zona sul da cidade.
A origem do nome Rocinha é atribuida às plantações de legumes e verduras dos primeiros moradores , que vendiam seus produtos na cidade.
É a maior favela da América Latina ,uma das mais urbanizadas,conta com mais de 60 000 habitantes e tem uma localização privilegiada :muita mata verde , um extenso mar ,numa encosta rochosa ,entre os bairros da Gávea e São Conrado ,os dois bairros com o imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana mais alto da cidade.
Lá do alto do morro tem vista para a praia de São Conrado, a Lagoa e o Morro do Corcovado,avistando o Cristo Redentor.
Está separado por túneis do bairro do Leblon e da Barra da Tijuca,e é o caminho natural de grande parcela da classe média carioca nos dias úteis.
A proximidade entre as residências de classe alta desses dois bairros e as de classe baixa da Rocinha marca um profundo contraste urbano na paisagem da região.
É afetada intensamente pelo problema do tráfico de drogas.
Continuando com o processo de pacificação de territórios ocupados pelos traficantes de droga o Governo do Estado prepara para a madrugada deste sábado a invasão e recuperação do territorio dessa imensidão de casas amontoadas ,ruas espremidas no alto do morro e com uma paisagem maravilhosa sobre o mar .
O cerco já vinha sendo feito e a polícia prendeu o chefe da organização ADA ( amigos dos amigos) o mais procurado traficante do momento no Rio , que desafiava a polícia há algum tempo,implantando o terror na comunidade que tinha até toque de recolher ( moradores nao podem sair depois de certa hora).
A população está apreensiva e esperamos nao haja confrontos.
Essa ocupação da Rocinha é legítima, mais um avanço na garantia de cidadania para a comunidade .
Achei interessante registrar o fato e mostrar fotografias que apesar ,e por causa da precariedade, inspira poetas e amantes de olhares inusitados .
Fotos e informações: Wikipédia
Oi, Lis! A situação do Rio chama mais a atenção por tudo o que a cidade representa na história do Brasil e por suas belezas estonteantes. Já tentaram me convencer que existe algum outro lugar mais bonito no mundo mas eu (sem bairrismo) discordo. O RIO É LINDO. A violência, no entanto, é tão grande em SP, BH, Vitória, Salvador, Recife, etc. O medo nos domina a todos.
ResponderExcluirAs desigualdades tão gritantes nesse país contribuem demais para que esse quadro não se altere a médio prazo.E também o negócio das drogas, que envolve não somente gente do morro mas altas esferas do poder e dinheiro contribuem para que o comércio seja tão violentamente disputado e nós, inocentemnte no meio desse caos, pagando um preço muito elevado.
Acho que é muito importante a ação da polícia (senão a gente vira definitivamente refém do medo) mas quanto mais educação e mais distribuição de renda houver, menos jovens haverá dispostos a serem aliciados pelo tráfico. Um abraço. paz e bem.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUm tema atual e triste ver essas coisas acontecendo, mais e mais aos nossos olhos e numa cidade tão amada e linda! beijos,tudo de bom,chica
ResponderExcluirAmiga Lis,
ResponderExcluirPartilho com você,amiga,a preocupação e o amor por esta cidade tão linda e tão complexa em suas diferenças sociais e seus contrastes tão profundos.
Espero,real e sinceramente,ver,um dia o nosso Rio de Janeiro,voltando aos velhos tempos,de paz e tranquilidade,de um povo amigo e solidário,"Gentileza gerando Gentileza"em toda parte e em todas as pessoas.
Bjsssssss e carinhos em teus cabelos,
Leninha
Las fotos han quedado todas estupendas...
ResponderExcluirSaludos!
Passei pra te desejar um dia maravilhoso e para agradecer todas as vezes que você carinhosamente esteve visitando meu blog.
ResponderExcluirEspero que volte em breve...
Beijos
Ani
http://cristalssp.blogspot.com
São imagens muito bonitas!
ResponderExcluirComo em qualquer país, a beleza não é tudo mas os pontos negativos não deixam de desvalorizar um lugar por isso
Olá Lis
ResponderExcluirInfelizmente, um contraste desolador!
Bjs.
LIS, de fato é muito importante que se dê continuidade ao processo de pacificação de territórios dominados pelo tráfico de drogas. No entanto, penso que há um certo descaso por parte do Governo do Estado com outras comunidades que merecem igual respeito. As pacificações estão acontecendo apenas em área consideradas nobre no Estado, por onde passarão delegações esportivas das olimpíadas e a copa. Os traficantes destas áreas estão se encaminhando para o interior, região metropolitana e Baixada Fluminense, que estão sofrendo muito com o terror imposto pelos “fugitivos”. É bem verdade que não podemos desmerecer o trabalho, mas exigir que ele seja ampliado.
ResponderExcluirTrabalho na Baixada Fluminense e tenho propriedade para falar sobre isso. Cada vez mais aumentar a violências nessas cidades que estão “acolhendo” os traficantes das áreas da Zona Sul. Vamos torcer para que o trabalho seja ampliado.
Adorei o post e as fotos! Meu carinho!
http://pequenocaminho.blogspot.com
As dores e as delícias de ser o que é...O Rio.
ResponderExcluirBeijos, flor.
Se quero ver as estrelas, para quê olhar para o chão?
ResponderExcluirPoderia ser um Rio sem o "caos"? Podia.
Mesmo assim, belo demais!
Lindisimas fotos, Lis
Bji
Simplesmente assustador...como de belo e arrebatador.
ResponderExcluirTudo de bom.
O Rio é uma cidade de contrastes!
ResponderExcluirPor um lado a imensa beleza, por outro a extrema pobreza e degradação!
Mas não será com violência que acabarão com o tráfico.
Têm que acabar com ele é na origem... tornando-o não rentável, isto é, no imediato "oferecê-lo" mediante receita médica!
É a única solução.
Emenda ao meu comentário anterior: Vieira da Silva e não Siza Vieira!
ResponderExcluirMoro pertinho da Rocinha( na Barra)e sinceramente, nunca entendi um lugar tao chic como São Conrado conviver com uma favela do tamanho da Rocinha...Lembro q a primeira vez que passei por ali, me espantei com o tamanho daquela favela e dizem q ali tem uma lei(o Shopping Fashion Mall (um dos mais caros do Rio)não pode ser frequentado pelas pessoas da favela, assim como a praia não pode ser frequentada pelos moradores ricos q pagam uma fortuna de IPTU e assim essas duas classes convivem pacificamente(eu só não sei se isso é verdade))mas eu sempre tive medo de q um dia o caldo entornasse. Mas agora, parece q as coisas estão se assentando(até quando eu nao sei).Eu quase nunca passo lá procuro resolvi tudo por aqui na Barra mas as vezes tenho q ir até a Zona Sul e sempre fico preocupada quando atravesso o túnel...a favela é mesmo um mundo.
ResponderExcluirbeijo e bom fim de semana.
Olá Lis,
ResponderExcluirtambém li por aqui o que se passa numa das favelas, e é sempre triste chegar a essa situação (prisão, drogas,sub mundo). Infelizmente também por aqui temos bairros de lata e para quando vão ser erradicados??
Beijos
ALex
Amiga, as fotos e videos que tenho visto do Rio de Janeiro sempre mostraram uma cidade muito bonita. A droga infelizmente está por todo o lado.Tenho ouvido falar desta favela, mas não fazia ideia de que fosse tão grande.
ResponderExcluirUm abraço e bom Domingo
Oi Lis,
ResponderExcluiristo é um show de fotos!!
Adorei e muito interessante a informação. Ouvi alguma coisa a respeito disso um destes dias.
Bjs
Tenho seguido com atenção os acontecimentos na Rocinha. Uma das últimas vezes que estive no Rio, fui lá parar por engano ao fim da tarde de um sábado e apanhei um valente susto :-))
ResponderExcluirMas, não vale a pena iludir, Lis, o Rio é muito mais beleza do que caos,felizmente.
Lis
ResponderExcluirParabéns por este post, pleno de oportunidade e pertinência! Pena que, em tão bela cidade - como, aliás, muitas outras, nessa terra maravilhosa! - haja tantos contrastes!
Beijinhos
Quicas
Amiga Lis o Rio é uma cidade maravilhosa, fui visitar em Setembro do ano passado pois a minha filha esteve aí a estudar e estagiar quase 1 ano e adorou. Sou da mesma opinião do amigo Cacá, se o rendimento de cada um fosse mais alto, talvez não fossem aliciados para o tráfico de droga e fosse possivel viver condignamente em apartamentos e não em favelas. Achei o nível de vida do Rio muito caro para quem ganha um rendimento minimo. Espero do coração que o processo de pacificação da Rocinha corra sem conflitos.
ResponderExcluirBom fim de semana.
Beijinhos
Maria
Oi Lis...
ResponderExcluirParabéns pelo post e pelas lindas imagens..Apesar de estar fora do Brasil tenho acompanhado pelo noticiários...É preciso ser feito algo a respeito...O tráfico não pode continuar comandando....
Beijos!
San
Nina manda um cheirinho para amiguinha Pitty...
♡°
ResponderExcluirº✿
º° ♥✿
O título de sua postagem já é um comentário:
"Rio - beleza e caos".
Bom fim de semana!
Beijinhos.
Brasil
♥♡
Lis, você tem um monte de fotos novas, interessantes e bonitas. A cidade de São Paulo? Cheia de contrastes. Obrigado por seu comentário e desejo-vos uma boa semana nova. Além disso, muitas novas boas fotos. / Peter
ResponderExcluirUn mundo plagado de contrastes, realidades paralelas, estremecimiento hondo.
ResponderExcluirUnas tomas tremendas.
Beijos
Cristina
Nunca fui ao Rio, mas a cidade habita o meu imaginário desde muito cedo. Culpa das telenovelas da Globo :))
ResponderExcluirPartilho da sua preocupação, sobretudo depois de ter visionado as imagens nas notícias do dia: milhares de policiais invadindo 3 favelas. Temo que esta via não seja a mais eficaz. Problemas desta magnitude necessitam de abordagens muito mais complexas e concertadas.
Um abraço de boa semana.
Lis, as noticias que chegam aqui do Rio , nem sempre são agradáveis....mas tirando isso , continua sendo a "Cidade Maravilhosa". Que lindas estas fotos.
ResponderExcluirbeijos.
Lis, percebo mudanças no Rio de Janeiro, principalmente de um ano para cá. Estive na Igreja da Penha, onde fui batizado e achei tudo muito tranquilo. Acho que o Rio ainda precisa melhorar muito, mas reconheço que o carioca está mais crente e confiante de que melhores dias virão.
ResponderExcluirParabéns pelas belas fotos.
Um abraço
Roberto
Estranho ver essas fotos. Tem beleza em tudo, mas é impressionante como a beleza assusta, incomoda. Claro que não falo da beleza apenas enquanto estética. Meu olhar não se limita e pelo que percebo aqui, o seu também não.
ResponderExcluirMas não sei o significado dessa ocupação dos morros no Rio. Ultimamente eu desconfio de quase tudo. hehehehehe
bacio