quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Entremares


Volto em breve, estou a apanhar lenha para (re)acender a fogueira na praia.
Até já. " Rolando Palma


Era assim que o amigo Rolando Palma , voltava ao nosso convívio - com palavras que fluiam do imenso poder que tinha com elas.
Fica a memória desse admirável amigo e da ternura que era tão forte AQUI .
Um tempo afastado do blog mas ninguém o esqueceu, esperávamos porque sabia que voltava e ficamos todos contentes quando vimos o anúncio da fogueira que foi acesa e nunca mais se apagará nos nossos corações .

E fiquei muito orgulhosa quando um comentário meu o inspirou a escrever o conto "A sauna das Almas" ,que transcrevo a seguir, como registro de algo bem concreto e real que foram os escritos desse belo e sensível escritor portugues.
E aproveito pra pedir desculpas aos amigos portugueses por tudo ter terminado aqui , na minha terra . Mas alegro-me de saber que ele estava feliz .

Para reavivar as lembranças ,ilustro o conto ( editado em 17/02/2011), com outro mimo que Rolando ofereceu ao Flor de Lis.
Um artista!




"Nota introdutória: A frase inicial não é minha, mas sim da Lis, no comentário ao post de ontem. Gostei muito do sentido... e sem dar por isso, estava a escrever uma história...

Obrigado, Lis.


“ … a alma da gente se abre como mexilhões no vapor…”


Quando decidira aceitar o convite… nunca pensara que a frase pudesse ser algo mais que uma inspirada metáfora. Mexilhões, vapor… sim, a ideia de um banho turco, talvez… mas a temperatura estava a tornar-se já um pouco incomodativa…. Suava por todos os poros.

- Menina… por favor… - e esticou o dedo, naquele gesto característico de quem chama o “garçon”.

A funcionária, muito atraente na sua bata branca e decote a condizer, aprestou-se, toda solícita.

- Sim, senhor Roberto, diga-me… precisa de algo?

O dito cliente soltou um lamento, vagamente semelhante a um suspiro.

- O calor… não aguento mais… estou morrendo…

- Oh, senhor Roberto… claro que não está morrendo… então não vê todos os seus amigos ali ao lado, satisfeitos e de conversa? Acha que eles também estão morrendo?

- Mas eu estou, menina, eu estou… a temperatura nesta zona está terrível… o vapor… não aguento mais…

Ela sorriu e ajeitou-lhe melhor o pesado livro de capa dura sobre o peito.
- Sabe bem que é só a sua imaginação a trabalhar, senhor Roberto… vá, continue a sua leitura, está indo muito bem… em que página vai?
- … ainda mal comecei… estou a rever a parte da adolescência, quando fugi de casa…

- Ah, deve ser por isso… não se preocupe… a sua alma aguenta… vai ver que quando passar para outra página do livro essa sensação de calor desaparece, acredite…

E afastou-se, para virar a página de outro cliente.

O senhor Roberto ainda tentou esticar de novo o dedo, mas sem resultado.

- Onde me vim eu meter? Onde me vim eu meter? – murmurou aflito, grossas gotas de suor a escorrer da alma, as toalhas já bem empapadas do exorcismo das memórias.


“ … a alma da gente se abre como mexilhões no vapor…”


Quando a amiga lhe falara daquele local, imaginara uma sauna. Nunca imaginara que estaria deitado num confortável cadeirão, lendo a história da sua própria vida, profusamente ilustrada com imagens, sons e aromas. Onde teriam eles encontrado tudo aquilo… pormenores íntimos, obscuros e alguns até insignificantes que ele já esquecera há muito? Fosse como fosse, ali estava ele, rodeado de uma multidão de outras almas, cada qual com um pesado livro de capa dura pousado sobre o peito, página aberta sobre um instante do passado, relendo as memórias da sua vida, exorcizando temores e perscrutando o sentido da vida… da sua própria vida.

Era esse o objectivo.


Um ardor salgado embaçou-lhe a vista. Alcançara uma página do livro onde se revia bem mais jovem, oferecendo um ramo de flores a alguém.

Memórias.

Era esse o verdadeiro sentido para aquela sauna de almas, o lavar das memórias, o secar das mágoas.
Porque é bem certo que de nada adianta lavar o corpo… e esquecer de lavar a alma. Percebeu isso. E assim, fechou os olhos… e deixou-se ir. "

Obrigada Rolando .

33 comentários:

  1. Lis,

    Hoje, ficamos mais pobres... Não há lenha que aqueça a nossa alma desse vento frio, que vai espalhando saudades e tristezas...

    Agora, só nos restam às lembranças e essas, vão aparecendo em conta-gotas, que é para não esquecermos, jamais, que Rolando, um dia, nos reuniu em torno da sua fogueira e aqueceu a nossa alma com doces palavras, de amor e amizade. Saudades!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lis
    Nem sei como lhe consolar, perdas são muito tristes, e nessa hora, palavras não dizem nada. Não o conhecia, mas solidarizo-me com sua dor
    Sinto muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Dor que reclama por ele,por um amigo.Perder um amigo é arrancar um pouco de nossa alma e plantar uma saudade covarde.Lis receba meu carinho imenso
    bom dia.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente mais uma vítima da violência. Linda sua homenagem. Meus sentimentos, amiga.

    ResponderExcluir
  5. Apesar do momento actual triste sobre o desaparecimento de Mestre Rolando, vejo muita beleza de sentimentos nesta sentida homenagem que certamente vão de encontro ao fantástico escritor.

    Obrigado Flor-de-Lis por todo o seu carinho aqui. Beijo amigo

    ResponderExcluir
  6. Este sorriso e lembrou o moço do jornal de ontem...Triste fim para alguem que parecia tao doce.

    ResponderExcluir
  7. Se é q estamos falando da mesma pessoa...E, nossa q lindo texto(para um grande escritor).

    ResponderExcluir
  8. Uma tristeza essa perda e pena, mais uma vem o Brasil mostrando a sua cara feia no exterior...

    Ele ficará nas nossas lembranças e sentimos muito.Fica a saudade! beijos,chica

    ResponderExcluir
  9. Olá, esta na memória as luzes da eternidade! abraços

    ResponderExcluir
  10. Lis, essa é daquelas insanidades incompreensíveis, inaceitáveis. Eu havia lido a notícia durante a semana,mas nunca ia imaginar que fosse o Rolando. Uma perda irreparável que provavelmente vai ficar impune como tantas outras, já que o assassino parace ser gente influente. Até quando, Meu Deus? Abraço consternado. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  11. Olá Lis

    Quanta violência e para quê?!

    Bela e sentida homenagem a Rolando. Não conhecia o blog, mas vou lá.

    Um abraço forte.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Lis, é bom saber que nosso amigo estava feliz, conhecendo ele como conhecia, aquela frase que ele gostava de plagiar, faz todo o sentido: "mais vale um dia de vida intensa do que um século a vegetar..."
    dizia sempre, por isso acredito que não iria se arrepender ou lamentar qualquer momento vivido ao lado da pessoa que amava.
    Quero muito sentir teu abraço amiga, nós que o conhecíamos sabemos o quanto ele ficava feliz de juntar as pessoas, de unir laços, de prender olhares, de sentir cumplicidades, ele não perdia a oportunidade de mostrar o quanto somos preciosos uns para os outros e evidenciar as qualidades de cada um. Um ser maravilhoso, de quem vou ter tantas saudades...

    Beijinhos amiga
    obrigado por estares aqui..
    Adoro-te!!

    ResponderExcluir
  13. Lis querida

    não existem palavras que eu diga aqui que possam aliviar esta sua dor. receba o meu abraço mais afetuoso e guarde a alegria de te-lo conhecido, de ter sido inspiração para tão belo conto.

    Meu carinho imenso para você

    ResponderExcluir
  14. :(

    Lis, vim te ler ontem à noite, quando fi a foto do Rolando no teu post, mas não imaginava que iria ler algo tão triste sobre o nosso amigo...

    Fiquei mals...ainda mais quando conectei a notícia dos jornais com o amigo Rolando...

    Sinto muito, amiga...pelo Rolando, por você, por mim, e por todos que o queriam bem!

    beijinhos solidários,

    Neli

    ResponderExcluir
  15. Lis...dizem que as pessoas que partem de nosso lado por sempre, não morrem numca...só elas "se adiantam no caminho..."qué linda homenagem voçê fiz pra ele...eu vou conheçer seu Blog...obrigado Lis.
    Meus carinhos de sempre linda pessoa, desde minha Argentina.

    ResponderExcluir
  16. Querida Lis, não conhecia o Rolando, nem através do blog, mas ontem uma amiga minha de Portugal, aos prantos me contou tudo o que aconteceu.
    É uma tristeza vermos um homem jovem, que tinha tanto ainda por viver, morrer assim.
    Depois que aqui entrei, visitei o blog dele, pena não o ter conhecido antes.

    Fica o meu carinho para esse seu coração, que dói com a perda de um amigo.

    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  17. Um grande abraço, Lis, minha querida amiga !
    És uma alma sensível e a perda de um amigo querido custa muito. No teu caso, ainda mais, porque marcada por esse lindo episódio do conto que lhe inspiraste !
    Não digas "Adeus", mas antes "até um dia, querido Amigo" !

    De mim, um beijo muito amigo para ti !
    .
    .

    ResponderExcluir
  18. Lis, entendo a dor da perda. Sei-a!
    Mas quem se deixa ficar inscrito, desta forma, na raiz das palavras nunca será ausente porque se eternizou no pensamento e no coração daqueles que o lêem.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  19. LIS...,

    AMIGA MINHA, OBRIGADA PELA TUA VISITA E O ABRAÇO.
    NESTE MOMENTO JÁ QUE NÃO POSSO,FAZER O QUE MEU CORAÇÃO DESEJA, ERA TER O PODER DE FAZER O TEMPO VOLTAR AO DIA 1 DE AGOSTO E SER MÁGICA...
    FICA A CERTEZA, E SEI QUE ROLANDO ESTAVA MUITO FELIZ,PARA FICAR SEMPRE EM NOSSO CORAÇÃO E NÓS SEUS AMIGOS, O ENCONTRAREMOS NOUTRA DIMENSÃO E DE CERTEZA COM A SUPRESA DE SEU LIVRO EDITADO!!!
    QUERIA PODER ESTAR AI, JUNTO DA RÉ ABRAÇA-LA E AJUDÁ-LA NESTA DIFICÍL CAMINHADA E HORA,SEI QUE ELA SABE, QUE ESTAMOS FAZENDO FORÇA, COM MUITO AMOR E TEMOS AS MÃOS DADAS PARA JUNTOS ULTRAPASARMOS ESTA PERCA....

    BEIJOSSSSSSSSSSSSS AMIGA Á RODA DA FOGUEIRA, COM UM CAFÉ, E UMA HISTÓRIA ...

    MARIA MANUELA GALVÃO

    ResponderExcluir
  20. Lis,

    Que tristeza.
    Quanta tristeza.

    Que triste realidade à nossa volta, Lis.

    Não sei o que dizer.
    Estou como você, chocada.

    Armas de fogo não deveriam existir, amiga.

    E assim, mais um amigo se foi.

    ResponderExcluir
  21. Prezada amiga
    Hoje vim lhe agradecer pela sua linda e carinhosa presença lá no meu cantinho, através de um simples selinho, 300 seguidores , feito com muito carinho.
    Agradeço-lhe de todo o coração!
    Abraço amigo!
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  22. Não é uma despedida, é um até já!

    As condolências minha cara

    ResponderExcluir
  23. Ele pertencia ao meu grupo de seguidores.
    Só posso lamentar o sucedido... estas coisas chocam-nos sempre.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  24. Oi Lis, que coisa triste né... mas os poetas se eternizam... essa chama sempre estará acesa!

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  25. OLÁ LIS.

    SOU SEU MAIS NOVO SEGUIDOR.

    TUDO QUE VÍ E LI POR AQUI É REALEMNTE ARREBATADOR!

    PARABÉNS.

    ESTOU LHE CONVIDANDO PARA CONHECER MEU BLOG DE HUMOR:

    “HUMOR EM TEXTO”.

    A CRÔNICA DESTA SEMANA É:

    “PÕ, CARMEM LUCIA”

    HISTÓRIA DE UM CASAMENTO

    CASAMENTO? QUER DIZER....

    E MELHOR VOCÊ CONFERIR!

    É DE HUMOR ...E DE GRAÇA

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir
  26. Menina LIS, sempre maravilhosa a sua visita. Creia! Ela sempre enaltece o meu blog.

    Sei como são as perdas. Por mais que sejam certas, nunca estamos preparados.

    Quando a perda me dói muito, penso que ela faz parte da vida. E, se a vida vale a pena, então morrer também vale.

    Minha querida, meu carinho, meu respeito e o desejo de que a dor passe e só as lembranças permaneçam.

    http://pequenocaminho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Cara amiga LIS
    Gostei muito desta Poética Homenagem a ROLANDO.
    Não o conheci como poderia. Pensei até que fosse um Bloguer brasileiro. Afinal era portugês e alentejano.
    Que Deus o tenha em bom lugar.
    Beijinhos
    Bom fim de semana.
    Gaspar de Jesus

    ResponderExcluir
  28. Minha querida

    Uma homenagem linda...eu só agora neste momento é que acredito, já tinha desconfiado que era ele quando vi a foto e a naturalidade na televisão, mas não queria acreditar.
    É muito triste uma vida acabar assim, que descanse em paz.

    Deixo um beijinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  29. Lis querida!

    Soube desta infeliz notícia pelo teu blog ontem e custei a acreditar que isso pudesse ter acontecido com o Rolando. Que lástima, ter uma vida ceifada desta maneira tão cruel. Entristece-me tb, ser aqui na nossa terra, o cenário desta tragédia.

    Que ele receba toda a proteção e amparo do Alto para superar esta partida inesperada. Que Ele receba o meu carinho em nome da nossa amizade para envolvê-lo em amor.

    Linda homenagem ao amigo, Lis!
    Paz para o teu coração tb, respeito o teu direito de silenciar!

    Bj grande

    ResponderExcluir
  30. Querida Lis,

    A blogosfera é uma família virtual onde escolhemos a dedo os nossos familiares.
    Sentiremos muita falta do Rolando.
    Bela homenagem a sua.

    Beijos carinhosos.

    ResponderExcluir
  31. a saudade ficou, mas suas palavras, fotos e amizade sempre estará ENTRENÓS....
    bjs

    ResponderExcluir
  32. Lis,
    "Porque é bem certo que de nada adianta lavar o corpo… e esquecer de lavar a alma." Com essa maravilhosa frase de Rolando, fica difícil falar ou escrever qualquer outra coisa.
    Um beijo e obrigada, CON

    ResponderExcluir