quinta-feira, 25 de agosto de 2011

turbulência no mar









"Saber o tanto que amo,
é querer entender o mar ,

é tentar calar um canto ... "


Yasmine Lemos




Praia de Icaraí, em Niteroi
Rajadas de vento ,durante a madrugada, deixou o mar muito agitado e inundou a praia numa ressaca que vem ocorrendo com muita frequência , pra minha alegria que moro a algumas quadras dessa lindeza.
Pena ser assim , um pouco preocupante . A cada ressaca aumenta a força das ondas , que invade portarias de prédios ,derruba muros de proteção , toma a faixa da areia , alaga o calçadão e desordena, de certa forma o fluir da cidade ,com interrupção dos tráfegos - dos catamarãs que faz o trajeto Niteroi-Rio ( um barco mais leve e rápido) e das avenidas interditadas.
Enfim, modifica a paisagem , faz o dia ficar diferente . Às vezes é bom prá fazer o povo pensar!
É a Natureza amanhecendo com mais fúria. Eu me empolgo rs claro, saio a disparar meus flashs.
Quando isso ocorrre , costumamos chamar de RESSACA e há quem explique que o nome foi
inspirado nos bebedores exagerados que apelidaram de ressaca aquele mal-estar típico após uma bebedeira total.
A palavra deriva do espanhol resaca, cujo sentido original quer dizer , refluxo das ondas do oceano.
No Brasil e em Portugal, o termo ganhou um significado metafórico, pois quem bebe demais também passa por muita turbulência na manhã seguinte.
Desculpem tanta foto do mar , é o que meus olhos estão impregnados dessa majestade toda.
O poema da amiga Yasmine Lemos também traduz bem porque nao me calo rs .

Obrigada Yasmine.

25 comentários:

  1. Dorival Caymmi falou: " o mar quando quebra na praia é bonito, é bonito". E não importa se vem calminho ou se vem de ressaca. A majestade, como você disse é ele. Tá tudo muito lindo com as suas fotos e os versos da Yasmine. Meu abraço e um ótimo dia, Lis.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lis
    Tem tanto de magnífico como de tenebroso esse seu mar. As fotos ganharam vida com a água que transborda, o cinza ameaçadaor do céu dá um ar ainda mais forte a todo esse ambiente que se não causar estragos, também tem a sua beleza.
    Você soube captar isso tudo nestas belas imagens que partilhou connosco.
    Todo esse temporal será que é consequência do furacão Irene que anda rondando a América Central?
    Espero que se trate apensa de uns dias de mau tempo, que também servem para acalmar, reflectir e recolher e que não cause danos como os que tenho visto na República Dominicana.
    Gostei de ler o que escreveu sabia? Foi uma boa surpresa, quero crer que a Lis que escreve tão bem nos comentários que deixa, se vá soltando e deixe transparecer o que lhe vai na alma.
    Beijo enorme
    Manu

    ResponderExcluir
  3. Lis,
    O RJ é para mim um elo, onde vivi muitos momentos.
    Uma de tristeza e alegria.
    E nessa mistura cresci, aprendi, sobrevivi.
    Estas fotos lindas me transportam para um pouco de mim.
    O mar grita sua fúria num gesto puro, joga na terra o que o homem não cumpriu.
    A natureza é sincera, o que não é aproveitável fala.
    Amei tudo aqui , teu texto está uma lindeza.
    Obrigada por me deixar mais perto de “casa”.

    Beijinho e bom dia.

    ResponderExcluir
  4. Poema da Yasmine lindo,Tuas fotos não cansam nunca.O mar de todos os modos é lindo e realmente faz pensar...A natureza volta e meia, mostra sua fúria e força!beijos,lindo dia!chica

    ResponderExcluir
  5. Ficou lindo Lis.
    Obrigada por colocar meu poema em fotos tão lindas.
    beijos bom dia

    ResponderExcluir
  6. O mar estava bravo...
    Mas proporciou excelentes fotos!

    ResponderExcluir
  7. Que bom vc ter feito muitas fotos... O mar, assim majestoso, é lindo de se ver.Pena os estragos!!!Mas que é lindo, é...

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Lindas as fotos minha querida...as "ressacas" da vida e do mar vez ou outra acabam por se manifestar...na verdade tudo é ponto de vista... mesmo em meio às turbulências podemos tirar algo bom...lindas palavras da Yasmine...
    Beijinhos e sublime dia...
    Valéria

    ResponderExcluir
  9. Olá Lis

    Impossível entender o mar com seus humores...

    Adoro-o e respeito-o.

    Belíssimas fotos. A segunda parece um pé gigante.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Minha linda eu amo esse lugar ,ador estar ai,eu imagino que de perto é ainda mais lindo com esta ressaca,tbm gostaria de esta ai tirando uma fotinhas rs! bjo!

    ResponderExcluir
  11. As fotografias estão fantásticas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. As fotos estão maravilhosas. A paisagem é deslumbrante pese a tempestade que regista. Na verdade o homem tem feito tanta asneira, tanta poluição, que a natureza tem que se sentir forçosamente mal. E tal como nós reagimos quando comemos comida estragada ela também o faz.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  13. A natureza, mesmo quando revolta, consegue maravilhar-nos da mesma maneira!
    Lindas fotos que mais uma vez nos trouxeste!

    ResponderExcluir
  14. Quantas vezes estamos tristes, desmotivados, meio perdidos ou até estamos passando por algum período de muito sofrimento. Coisas assim acontecem com todos, mas tenho algo a dizer para você. Não desista.Peça ajuda a Deus para que lhe guie e de sabedoria, porque Ele pode te ajudar quando você estiver triste e desmotivado. Peça a Ele para te dar mais força para você agüentar esse período difícil e para que não desista. Vamos, sei que você consegue. Fale com Ele.Estou em mudança em busca de meus sonhos vou ficar um tempo afastada mas volto logo. Deus abençõe vc bj no coração!

    ResponderExcluir
  15. ressacar é senpre doloroso - um "grãozinho na asa" me basta rsss

    beijo

    ResponderExcluir
  16. Olá LIS
    É a revolta da Mãe Natureza.
    Bjs
    G.J.

    ResponderExcluir
  17. Não há por onde escolher. Todas as fotos são empolgantes. É lindo o mar e aquele cheiro no ar!

    ResponderExcluir
  18. São fenômenos da natureza e nem assim deixamos de amar a beleza em fúria. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  19. Na sequência do poema...

    Turbulência
    O mar que tanto respeito
    Tem musica de encantar
    Quando aprendo a melodia
    Sinto a letra no peito
    Vem uma onda tardia
    Confundindo o meu rimar.


    É essencialmente nessa "ressaca" que eu gosto do mar. O termo vem a propósito e é bem identificativo dessa turbulência, que agora sempre me ocorre quando aprecio a sua ondulação.

    As fotografias estão bonitas. Revelam a sua sensibilidade e gosto pela natureza.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  20. Oi Lis
    Quando era era criança , ia muita a essa praia, pois a família de meu pai é de Niterói. As fotos ficaram simplesmente maravilhosas. Parabéns as duas amigas queridas.
    Bjux

    ResponderExcluir
  21. Lis, o mar é sempre uma paisagem que não nos cansamos de admirar . Obrigada pelas fotos, é pena o que sobra dessas ressacas, mas quem mandou o homem invadir o espaço do mar? bjus

    ResponderExcluir
  22. O mar mostra sua força. Para mim, o país do interior da Europa, é um espetáculo surpreendente. Ondas impulsionado pelo vento para ir para a cidade. Você tem um período turbulento. Europa, que vai esperar por alguns meses. Este por sua vez, prevalecerá o norte frio. Experimentando inverno ódio. Novembro graças por todos os comentários e desejo-lhe melhores condições meteorológicas. Fotografias de árvores que me lembram flores bastante grandes são bons. Peter.

    ResponderExcluir
  23. Lis,

    Obrigada, por partilhar o seu olhar poético.Belíssimas imagens! Bjs

    ResponderExcluir