sexta-feira, 19 de julho de 2013

as palavras


"É fácil apertar as mãos,
difícil é reter o calor! "



"Com palavras me ergo em cada dia!
Com palavras lavo, nas manhãs, o rosto
e saio para a rua.
Com palavras - inaudíveis - grito
para rasgar os risos que nos cercam.

Ah!, de palavras estamos todos cheios.
Possuímos arquivos, sabemo-las de cor
em quatro ou cinco línguas.
Tomamo-las à noite em comprimidos
para dormir o cansaço.

As palavras embrulham-se na língua.
As mais puras transformam-se, 
violáceas, roxas de silêncio. 
De que servem
asfixiadas em saliva, prisioneiras?

Possuímos, das palavras, as mais belas;
as que seivam o amor, a liberdade...
Engulo-as perguntando-me se um dia
as poderei navegar; 
se alguma vez
dilatarei o pulmão que as encerra.

Atravessa-nos um rio de palavras:
Com elas eu me deito,
 me levanto,
e faltam-me palavras para contar ."

Egito Gonçalves




outro blog, simplesmentelis

20 comentários:

  1. Palavras ditas no silêncio do pensamento!

    Magnifico poema legendando fotos de sonho!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lis! Sempre que leio sobre palavras lembro-me de Cecília...

    "Ai palavras! Ai palavras!
    Que estranha potência a vossa!"

    Beijos pra ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. R.: Que lindas palavras deixaste no meu blogue! Fiquei encantada!
      Obrigada Lis!

      Excluir
  3. Bom dia Lis

    É lindo o jogo de palavras. Com elas fala-se de amor, carinho, tristezas e alegrias

    Tenha um Sábado feliz
    *****************************
    Querendo, visitem-me

    http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Bom dia
    "palavras leva-as o vento"...Gostei

    Bom sábado
    Beijo
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Lindo Lis,
    A palavra e a poesia, como num bordado, ponto a ponto.Vamos tecendo,unindo palavra a palavra até o por do sol, desenhando o poema.
    Bjs. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  6. Amei as fotos e amei muito, muito, muito o texto cheios de palavras garimpadas e emoções encontradas.
    Vou levar comigo, guardar e semear por ai \o/
    Beijos linda Lis

    ResponderExcluir
  7. por tudo isso temos de ter muito cuidado com as palavras que dizemos, ou mesmo pensamos
    beijinho

    ResponderExcluir

  8. olá Lis,

    "Ah!, de palavras estamos todos cheios." quanta verdade... lindo este poema.

    Bom fim de semana para si.
    Beijinho
    Alex

    ResponderExcluir
  9. o poema do Egito Gonçalves é belíssimo e ficou muito bem com as tuas fotos.

    beijo

    :)

    ResponderExcluir
  10. Egoísmo? Não, tenho a certeza que não. Talvez só uma questão de jeito. Encher arquivos, rebentar de dor e gritá-los ao vento, atirá-los ao mar, vencer distâncias, perceber a brisa e ouvir as ondas..., Na falta de palavras encontrarás sinais.

    Semana muito feliz.
    Abraço.

    ( Ainda estou na Beira Baixa. Moro em Carcavelos, mas aqui é o meu refúgio.)

    ResponderExcluir
  11. Olá Lis

    Muito bom revê-la, rever suas fotos maravilhosas e suas escolhas poéticas para acompanha-las.
    Este poema é lindíssimo e as imagens de deixar sem palavras. Pura arte!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Primeiro, não conhecia esse poeta e vou agora mesmo revirar paisagens atrás dele e segundo minha cara, o calor que você me permiti com todas essas imagens eu detenho em cada veia do meu corpo. Aí que bom ter esse momento com teu olhar e o teu sentir. Grazie

    linda semana para teus olhos
    bacio

    ResponderExcluir
  13. Ficamos sem palavras perante a beleza das tuas fotos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. uma boa imagem vale mil palavras - é o lugar comum...

    que a palavra poética prevaleça...

    ResponderExcluir
  15. Bonitas não só as palavras, as fotografias também.
    Resto de um bom domingo!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela fotos!! Adorei o teu cantinho!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Qualquer dia desses passo para "roubar" as fotos e, quem sabe, permitir que algumas palavras sejam encontradas "dentro delas"... Grande abraço, Lis!!!!

    ResponderExcluir
  18. Lindas palavras que me reteve aqui para encantar-me.

    Uma linda semana.
    bjs.

    ResponderExcluir