segunda-feira, 28 de agosto de 2023

// a fera e o dono


"Tu estavas de joelho junto à fera
um titã, que rugia , que rosnava -
Na tua face impávida, severa ,
Nem sombra de temor se advinhava.

A morte ali espreitando, à tua espera.
E cada gesto teu a ignorava ,
Como se protegido pela esfera
De aço que a vontade em ti forjava

- A fera é o Soneto ! .,   afiançaste.
Não soube se o domastes, ou não domaste,

Porque a noite caiu Fiquei com sono
E fui dormir . Ainda vislumbrei.
Em sonhos os vossos vultos, mas não sei . 

    Qual de vós era a fera e qual o dono"


 
simplesmentelis ,outroblog
( esse é o gato de Genebra , das netas , a minha Pitty é mais calma )

16 comentários:

  1. Pitttttttttttttty.
    Não vi nada, além de uma moleca se aproveitando do momento. Lis, que linda que ela tá. Nem ia comentar agora, acabei de chegar... mas num deeeeu, muié! Essa gata é linda.
    Quebrei uma regra minha... sempre comentar o texto primeiro, e depois, os adendos, mas num deu. Sou paxonado nessa gata.
    Minha amiga, depois volto com mais compostura! Deixa me ajeitar. Bjs, minha amiga.

    Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo, chegastes mesmo apressado e nem viu que deixei anotado que o gato da foto não é a minha Pitty - é uma cópia fiel que tenho em Genebra e tem um nome bem digno de onde mora o malando Alphie que adora se meter nos pertences da sua dona. Por ora vou desculpar e agradecer o carinho de sempre porque adoro seus comentários. Volte cá ! e vejo que se ausentou do meu 'infinitivo pessoal' e fez falta o que pensaria a respeito rsrs Um abraço ,Marcio.

      Excluir
    2. ... corrigindo ' infinitivo impessoal'

      Excluir
    3. kkkk... esse adendo não estava na postagem original... te juro que não estava. Caraca... Tudo bem que a "traseira" está meio magrinha, diferente da Pitty, mas não vi esse ardido adendo. E onde foi que tuas netas arranjaram um "gato" de 3 cores? Só gato suiço, né! Até a Piedade, lá mais prá baixo nos coments, achou que era a Pitty. To dando um zoom na imagem, invertendo a imersão da tela do notebook em 30º, no sentido anti-horário, para ler o que está na tela do notebook. Se estiver em francês, você está certa, mas se estiver em portuguêeeees, é a Pitty.
      To brincando, moça. Acho que fui apressado mesmo. Mas é igualzinho(a) à Pitty, que, aliás, poderia aparecer mais por aqui, né! (Desculpa, é corporativismo felino mesmo).
      Lis, fica bem, minha amiga. Linda semana prá ti.

      Marcio

      Excluir
  2. Ahhhh!!! Muito obrigada, Lis! :D Adorei a "fera" que usaste para ilustrar o soneto! Tenho uma dessas aqui mesmo ao pé das minhas pernas e a verdade é que nenhuma de nós se considera dona da outra :)

    Um grande, GRANDE abraço!!!! <3

    PS - Se conseguires, dá só um jeitinho no último verso que é assim "Qual de vós era a fera e qual  o dono."

    *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida amiga
      Já acertei a frase. Obrigada_ a 'dona' tem um olhar mais apurado, a fera aqui
      não ia descobrir ... gosto muito muito da sua inspiração e da confusão que pode causar entre 'donos de feras' ... rs E quando ela rosna melhor mesmo ir dormir.
      Beijinho , Maria

      Excluir
    2. A minha ferazinha já se foi deitar, rsrs Daqui a pouco sente a minha falta e vem chamar-me. Mas essa "cópia fiel" da tua Pitty é mesmo linda!

      A minha, por ser alérgica e ter tido uma dermatite miliar que quase a matou, esteve dois anos a tomar injecções de cortisona e ficou redonda que nem uma bolinha, tadinha...Beijinhos, Lis!

      Excluir
  3. Lindo poema e a gata mostra que sabe o que quer,rs...
    beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  4. Um belo soneto da nossa Maria João. Boa escolha lis.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. O soneto é arte mesmo Lis e aqui o perfeito para encher os olhos de poesia.
    Mas este bichano no notebook entra pela cena em lindo papel de parede deste.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ui, que medo! :)
    Belíssima fera e belíssimo poema a acompanhar.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. Lis
    eu pensei que era a Pitty mas afinal não é.
    só que é bastante parecida.
    adorei a foto e o soneto da Maria João ficou mesmo muito bem.
    beijinhos a ambas
    :)

    ResponderExcluir
  8. Miau miau bonito
    e logo nas palavras da nossa MJ *,~`)
    Belo dia com alegria Lis, beijinhos.

    ResponderExcluir
  9. Belíssimo Soneto de Maria João Brito de Sousa, que sabe como é, seguindo as
    regras e também com a sua sensibilidade e talento bem presentes.
    A fera que não é fera, mas às vezes pode ser, tal como os felídeos costumam ser,
    está aí numa pose bem bonita, atenta a tudo.
    Obrigada, querida Lis.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  10. Esta fera linda ficou bem instalada.
    Gostei muito do poema
    Beijinhos Lis

    ResponderExcluir
  11. Esta ferinha fotográfica, combinou formidavelmente com o magnifico poema!
    Está uma maravilha este post! Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir