terça-feira, 14 de julho de 2009

VER OUTRA VEZ



"A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa.
Quando o viajante se sentou na areia da praia e disse: “Não há mais que ver”, sabia que não era assim.
O fim da viagem é apenas o começo doutra.
É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu ,
ver na Primavera o que se vira no Verão, ver de dia o que se viu de noite,
Com sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava.
É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem.
Sempre.
O viajante volta já."

José Saramago

imagem,google

6 comentários:

  1. Lisettinha do meu coração, só por causa disso vou viajar novamente kkkk

    Estou amando seu blog, não posso ficar um dia sem aparecer por aqui.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Lis, não vou ao encontro da Colombo. Na quinta vou para Petropolis e depois Nova Friburgo, encontrar com uma blogueira.

    E nós vamos tomar um suco juntas? Estarei de volta na próxima semana.


    Quanto ao texto de Saramago, nessa viagem, tenho percebido que cada viagem é diferente, nós somos diferentes a cada viagem.

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Querida Lis

    Saramago, sempre Saramago, com a sua lucidês, também no que diz respeito a viajar.

    Saramago tão conhecido pelos seus romances, Prémio Nobel especialmente por isso é um excelente contista de viagens. Tenho a felicidade de possuir a sua obra monumental "Viagem a Portugal" com excelentes fotografias de Maurício Abreu. Uma autêntica "biblia" do viajante em Portugal.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Vicktor , o romancista e poeta portugues Saramago é querido por toda parte.Pertence a Academia Brasileira de Letras , parece que como sócio correspondente. Li o livro e vi o filme baseado na obra dele:Ensaio sobre a cegueira!muito bom.E sei também, passando a leitura por outros blogs que tem toda uma polemica aí em Portugal dizendo que ele quer sair definitivo dái, (coisas da imprensa), penso que ele é um cidadão do mundo ,mas deve amar sua pátria.
    Depois ,falamos mais sobre isso.|Abraços

    ResponderExcluir
  5. Querida Lis

    Eu sou um amante da obra de Saramago. Já tive oportunudde de assistira a algumas peças de teatro e a filmes baseados na obra de José Saramago.

    Possuo praticamente toda a obra escrita de Saramago, mesmo aqueles livris mais antigos.

    Além do mais, sou amigo de Saramago com quem já me tenho encontrado e conversado por diversas vezes. Conversador fechado em si mas por vezes lá se consegue...

    Se algo necessitares de Portugal sobre Saramago faz-me saber...

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Que texto fantástico deste grande escritor que felizmente ainda vive.
    Devemos ver as vezes necessárias, porque há sempre algo que não vimos ainda, ele tem razão, eu própria tenho essa experiência. ADOREI!
    Jinhossssssss

    ResponderExcluir