sexta-feira, 6 de agosto de 2021

da filosofia


"Tu, que eu não vejo, e estás ao pé de mim
E, o que é mais, dentro de mim _ que me rodeias
Com um ninho de afeto e de ideias,
Que são o meu princípio, meio e fim .

Que estranho ser és tu (se és ser) que assim
Me arrebatas contigo e me passeias
Em regiões inominadas , cheias 
De encanto e de pavor... e de não e sim.

És um reflexo apenas da minha alma,
E em vez de te encarar com fronte calma
Sobressalto-me ao ver-te, e tremo e exoro-te.

Falo-te,  calas ... calo , e vens atento 
És um pai, um irmão, e é um tormento 
Ter-te a meu lado ... és um tirano, 
e adoro-te."

Antero de Quental

9 comentários:

  1. Foto e poesia lindas! beijos e que o fds seja lindo também! chica

    ResponderExcluir
  2. Fazia tempo que eu não lia nada de Antero de Quental. Obrigada por partilhar.
    Bjs
    Marli

    ResponderExcluir
  3. Lindo esse poetar! Foto extremamente expressiva à temática!
    Beijinhos
    Valéria

    ResponderExcluir
  4. Antero de Quental escreveu Sonetos belíssimos. Este é um deles!
    Grata por partilhares algo tão bonito de se ler e ver (tua foto), querida amiga.

    Um beijinho amigo e bom domingo.

    ResponderExcluir
  5. Numa passagem rápida...
    .
    Vou ali e já volto... 📌
    .
    Amigos, esta rapariga, vai fazer uma pequena pausa, para umas merecidas férias. Voltarei assim que me for possível, aos vossos blogues.
    Até já...
    Beijos e Abraços

    ResponderExcluir
  6. Um "reflexo da alma" eis o mistério.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Pois, Lis, você nos coloca diante de um dos maiores sonetistas da língua portuguesa, o poeta Antero de Quental. Este soneto, cujo título é Logos, já nos mostra sua preocupação com a filosofia hegeliana. Aliás, em sua maioria, os sonetos são meditações e reflexões do poeta sobra a sua situação individual ou sobre a situação humana. Antero foi um grande interrogador e muito mais que isso tal como se apresenta no soneto partilhado.
    O poema é um achado para a sua bela fotografia.
    Abraços, Lis!

    ResponderExcluir
  8. Falo-te, calas ... calo , e vens atenta
    És uma mãe, uma irmã, e é uma tormenta
    Ter-te a meu lado ... és uma tirana,
    e adoro-te.

    ResponderExcluir
  9. Uma bela foto e um poema que gostei de ler.
    Férias interrompidas por motivos de saúde, estou de volta.
    Abraço e saúde.

    ResponderExcluir