sábado, 21 de agosto de 2021

_porque hoje é sábado

 
_  João e Maria , de Chico Buarque ./

"Agora eu era o herói 
E o meu cavalo só falava inglês /  A noiva do cowboy
Era você, além das outras três / Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões 
 Guardava o meu bodoque /E ensaiava o rock para as matinês 
Agora eu era o rei  /Era o bedel e era também juiz
 E pela minha lei / A gente era obrigado a ser feliz 
E você era  a princesa que eu fiz coroar / E era tão linda de se admirar
Que andava nua pelo meu País
 Não, não fuja não  
Finja que agora eu era o seu brinquedo 
Eu era o seu pião  / O seu bicho preferido
 Vem, me dê a mão, 
a gente agora já não tinha medo 
No tempo da maldade acho que a gente nem era nascido
Agora era fatal
Que o faz-de-conta terminasse assim
Pra lá deste quintal  / Era uma noite que não tem mais fim 
Pois, você sumiu no mundo sem me avisar 
 E agora eu era um louco a perguntar
         O que é que a vida vai fazer de mim? "

11 comentários:

  1. Você sumiu no mundo sem me avisar
    ...
    O que é que a vida vai fazer de mim? "

    Bom dia de sábado, querida amiga Lis!
    Obrigada pelos lindos e carinhosos comentários que me deixa.
    Gosto da música, mas tem um lago verdadeiro cruel, tem pessoas que nos usam como brinquedos. Deus tudo vê, a Ele não se engana. Sinto pena delas. Tenha Deus Misericórdia.
    Brincar pode, com sentimentos, não devemos jamais.
    Muito boa escolha a de hoje.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos com carinho de gratidão

    ResponderExcluir
  2. Umas das músicas que mais gosto, na verdade uma poesia musicada.
    Gostei!!
    Beijinho carinhoso, amiga.

    ResponderExcluir
  3. Elogio o bom gosto musical. Embora conhecesse o tema, adorei ouvir de novo.
    .
    Feliz fim-de-semana - cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. Bela escolha musical para esse sábado! Adorei ouvir!
    Doce dia, beijinhos amiga,
    Valéria

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Lis!
    Nossa! a quanto tempo não ouvia! Sempre gostei da letra dessa música... um lirismo suave, um lirismo que perdeu-se com o passar dos tempos e com a mudança de interesses.
    Adorei reviver, obrigada por partilhar.
    E obrigada pelos comentários tão significativos que você sempre faz nos meus posts. Seus comentários agregam valor a tudo que escrevo.
    Bjs
    Marli

    ResponderExcluir
  6. João e Maria foi composta em 1947, quando chico tinha três anos. Só a música. Somente em 1977 é que Sivuca enviou a música para Chico pedindo-lhe que fizesse a letra. A capa do disco do dueto é, portanto, de 1977. O título do disco é Meus amigos são um barato. A valsinha narra a história de um relacionamento que chega ao seu fim. É uma das mais bonitas composições de Chico que nos remete ao universo infantil, às histórias de faz de conta, aos contos de fadas, embora se atribua outras interpretações, incluindo a de que seria um protesto contra a ditadura.
    Uma bela partilha. Hoje é sábado, diria Vinicius de Moraes, em dueto com você.
    Um bom final de semana, cuidando-se!
    Abraços, Lis!

    ResponderExcluir
  7. Que saudades desta canção! Tão bom!:))
    .
    Isto de ser Avó...é amar duplamente.
    .
    Beijos e um bom fim de semana

    ResponderExcluir
  8. Todas as canções do Chico
    Têm algo a ver comigo

    Era uma noite que não tem mais fim
    Pois, você sumiu no mundo sem me avisar
    E agora eu era um louco a perguntar
    O que é que a vida vai fazer de mim? "

    ResponderExcluir
  9. Valeu a pena ter-me "convocado" a voltar aos blogues ... e logo que "levo em cima" com uma das minhas canções favoritas que vagueia no meu imaginário e me acompanha regularmente desse enorme Chico Buarque ...

    não sei se vou voltar aos meus mas ao seu, a este seu, é um privilégio, muito mais que um gosto.

    Obrigado por existir. Beijo grande!

    Fernando Reis

    ResponderExcluir
  10. O que a vida fez de mim ou vai fazer é sempre uma incógnita.
    Fica uma saudade de um tempo que era rei e nada mais.
    Porque sábado tem magia que o domingo orna.
    Beijo Lis

    ResponderExcluir