sexta-feira, 11 de junho de 2010

DIVAGAÇÕES


"...você cresceu em mim de um jeito
completamente insuspeitado,
assim como se você fosse apenas uma semente
e eu plantasse você esperando ver
uma plantinha qualquer,
pequena, rala, uma avenca, talvez samambaia,
no máximo uma roseira,
esperava de você apenas coisas assim,
avenca, samambaia, roseira, mas nunca,
em nenhum momento essa coisa enorme
que me obrigou a abrir todas as janelas,
e depois as portas,
e pouco a pouco derrubar todas as paredes
e arrancar o telhado
para que você crescesse livremente"

Caio Fernando Abreu





Composição: Chico Buarque

"Todo dia ela faz
Tudo sempre igual
Me sacode
Às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca
De hortelã...

Todo dia ela diz
Que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz
Toda mulher
Diz que está me esperando
Pr'o jantar
E me beija com a boca
De café...

Todo dia eu só penso
Em poder parar
Meio-dia eu só penso
Em dizer não
Depois penso na vida
Prá levar
E me calo com a boca
De feijão...

Seis da tarde
Como era de se esperar
Ela pega
E me espera no portão
Diz que está muito louca
Prá beijar
E me beija com a boca
De paixão...

Toda noite ela diz
Pr'eu não me afastar
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor...

Todo dia ela faz
Tudo sempre igual
Me sacode
Às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca
De hortelã..."




Foto, Lis

29 comentários:

  1. Ô, Lis, isso não é um post, é um presente. Caio Fernando Abreu, que eu amo e Chico pra me dar ritmo. Amo os dois! Parabéns pela escolha! Adorei, menina!

    ResponderExcluir
  2. Lis, o amor espontâneo é assim mesmo. No início não damos muita bola, acho que nem o enxergamos. Sem que percebamos ele vai crescendo, tomando corpo, e já ocupa a casa toda, o quarteirão todo! Ora, ocupa-nos a vida toda!
    Quanto ao Chico - sempre Chico! Há os que achem ruim quem faz tudo dentro de uma rotina. Mas há os que vem amor numa rotina repleta de cuidados! Um beijo, ótima sexta para você! Deia

    ResponderExcluir
  3. Bella fotografía y bellas palabras. Un abrazo y buen fin de semana

    ResponderExcluir
  4. Mais uma bela escolha.
    Essa foto está linda...e o poema nem se fala.
    Tudo na perfeição.
    Bjs.
    Mer

    ResponderExcluir
  5. El amor...libertad y entrega.
    Un saludo
    Cristina

    ResponderExcluir
  6. Que metáfora poética mais insuspeitamente linda essa do Caio, hein? E ainda por cima , embalado por nada menos que Chico...É um presente para embalar qualquer dia dos namorados e os demais dias. Muito lindo tudo isso, Lis. Adorei! Abração. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  7. Lis,

    Até um grão de feijão, se tiramos do pacote e lhe damos condições, irá crescer... Devemos dar condições para que toda semente do bem vire uma
    "Sequóia", especialmete a do AMOR!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  8. Adoro Caio Fernando.

    Uma belissíma postagem amiga.

    Bom dia.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  9. Olá Lis

    O amor vedadeiro nasce com um "clic" e de mansinho cresce...cresce...qual "hera" e....

    A canção é fantástica.

    Mais uma vez os meus parabéns pelo maravilhoso post.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Que lindo, o amor sentimento tão puro, combina perfeitamente com a liberdade!

    BeijooO'

    ResponderExcluir
  11. Lis, minha querida amiga!

    Vim te desejar um fim de semana especial, assim como espero que sejam todos os dias de sua vida...

    Vim também buscar poesia... encontrei poesia e música!rs... adorei!

    Um super beijo do amigo alagoano!
    Jr.

    ResponderExcluir
  12. Adorei o poema do Caio e a foto é linda.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. As pessoas não se tornam especiais pela maneira de ser ou agir, mas pela profundidade em que atingem nossos sentimentos.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderExcluir
  14. LIS

    UMA BOA ESCOLHA, PARA TERMOS NO FIM DE SEMANA QUE SE APROXIMA.

    AMIGA QUE SEU FIM DE SEMANA SEJA MUITO BOM.

    :))BEIJOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  15. Oi Lis e quando nos apercebemos tudo mudou de lugar para dar espaço. Aqueles que tem um olhar atento ao invés de recuarem, abrem portas e derrubam paredes.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  16. Isso que eu chamo de bom gosto. Chico Buarque e Caio Fernando, é dose dupla de maravilha. Amei
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá Lis!

    Tenho-a visto nos Blogues de muitas das minhas amigas e decidi hoje passar por cá.
    Gostei muito da sua casa, da escolha da poesia assim como da lembrança de Chico Buarque, qu adoro.
    Quando se planta uma semente e ela é adubada, acarinhada, amada, ela só pode mesmo crescer.....

    Beijinhos

    Na Casa do Rau

    ResponderExcluir
  18. Se você tem alguém especial;
    ame-o com todas as foças,
    não deixe pequenas coisas interromperem sua felicidade,


    Se você tem alguém especial;
    Diga a ele que você o ama,
    que sente sua falta quando longe ele está,
    que você se sente bem com a voz e alegria dele.

    Se você tem alguém especial;
    neste dia diga isso, faça isso, mesmo que por um dia, seja e faça alguém se sentir especial.

    Feliz Dia dos Namorados!

    Fim de semana iluminado.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  19. Houve um tempo em que eu trauteava essa canção a toda a hora. Mas há muitas outras que fizeram a minha vida.

    "Ele vinha sem muita conversa..."

    etc....

    Obrigado pela lembrança. Bj lusitano!

    ResponderExcluir
  20. Lis, essa poesia do Caio Fernando Abreu é de uma beleza...de uma força...impressionante!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Amiga Lis,

    Quando se ama tenazmente, não conseguimos prender esse sentimento e mostramos para o mundo tal a grandeza dele...É bom amar, ser feliz, e fazer outros felizes..
    (Obrigada pelo teu excelente comentário no "Prosas..." adorei..)

    Beijos e Bom fim de semana
    Alex

    ResponderExcluir
  22. olá lis,
    Passei para gradecer seus passeios pelo meu jardim.
    Aqui,gostei tanto da brumélia crescendo no tronco.
    Logo depois apreciei o poema.
    Gostei do que li.

    ResponderExcluir
  23. .Lis, que foto mais linda! Quanto à música do Chico, nem vou falar nada. É só ler a letra e sentir. Quanto às sementinhas, sempre que bem cuidadas, acontece esse crescimento surpreendente.
    Assim também ocorre com as amizades e até com o amor.
    Um abraço muito carinhoso com sabor de saudades.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  24. pois o amor sempre o amor a crescer dentro de nós sem darmos conta, bonitas palavras e bel afoto. kis:)

    ResponderExcluir
  25. Que poema mais lindo. Já me aconteceu isso...rs
    beijos

    ResponderExcluir
  26. Lis

    Esta poesia do Caio é lindíssima e a música do Chico também! Ambos com densos significados!
    Faz pensar...

    Bjs e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  27. lindo de verdade.

    enorme. semente que caiu em boa terra. certamente...

    beijos

    ResponderExcluir
  28. Lis,

    Voltei a estudar e o meu tempo está escasso. Mas,quando venho aqui, coloco a leitura em dia e aproveito para alimentar o meu espírito. Lindos, Caio e Chico! E você mais ainda, por escolhas tão apropriadas.Bjs

    ResponderExcluir
  29. Caio,Chico e Lis só pode ficar ótimo ótima postagem adoro suas fotos! bom domingo e semana!

    ResponderExcluir