quarta-feira, 9 de junho de 2010

A GATA


"Apareceste e colaste nos meus os teus olhos de esmeralda.
Ofereci-te comida e aceitaste. Abri-te a porta da casa e entraste.
Visitaste os meus lugares e elegeste o banco alto onde poisaste
Como uma rainha, no seu trono de aperceber o império.
Consentes que te acaricie, apenas com o olhar.
Quando ficamos frente a frente, reclino-me no silêncio
a adivinhar-te.
Vigilante de templos derrubados, confidente da solidão dos céus,
feiticeira temida e acossada, musa bem-amada,
caçadora intrépida e implacável,
fêmea cumpridora de namoros breves e doces maternidades.
Sabes do meu riso e do meu pranto.
Eu nada sei de ti,
Altiva,
Solitária,
Sedutora.
Gata ou reflexo de uma deusa?
Haverá uma noite para eu transpor o muro e ir ao teu encontro
Ouviremos, pela única vez, o coro das estrelas
reclamando
o brilho dos teus olhos,
o nada das minhas mãos. "


Licínia Quitério


Fotos , Lis

30 comentários:

  1. Nao foi em vao que os egipcios elegeram o felino um de seus mais poderosos deuses! Formosa a gata! Um encanto! Um beijo, Deia

    ResponderExcluir
  2. Lis como diz uma amiga, estou para ver um animal tão independente mas ao mesmo tempo tão carinhoso.
    Brinco que meu gatinho parece um cachorro, pois gosta de estar no meio da gente.
    Um alegria tê-lo.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Grande abraço querida!

    Grata pelas visitas sempre tão reais
    e calorosas.

    Uma semana agraciada pra vc, Lis.

    ResponderExcluir
  4. Brilhante vc eleger Licínia para estas belas imagens.
    Tb já estava com saudades de passear por aqui.
    Grato pelo carinho de suas palavras. O guri é bastante divertido e ágil e tem um resistência incrível. Festejar com quem amamos é tudo de bom não mesmo!!!
    Desejo-lhe uma excelente semana.

    Beijo pra vc.

    Hod.

    ResponderExcluir
  5. Gatas amorosas, vigilantes de nuestros pasos y delicadas compañeras.
    Un cariñoso abrazo lis.
    Cristina

    ResponderExcluir
  6. Apaixonou-se de vez...rs
    Lindo poema e a gata está demais de bonita.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Tem mesmo aquele ar imponente de safadinha...
    Que linda escolha alusiva à sua bela rainha PITTY.
    Bjs. com carinho e afagos à Pitty.
    Mer

    ResponderExcluir
  8. Amiga,
    Passaste pela Multiolhares...e não reconheceste o "Retiro do Éden" .
    A Luna esteve de visita no retirito...e gostou muito. Um dia quem sabe nos juntamos todos por lá!
    Bjs.
    Mer

    ResponderExcluir
  9. Olá doce Lis bom diaaaaaaaaaa!!!
    Hoje acordei cedinho, vê-se não é miguinha?:-)
    Esta gata deve ter só "MIMO" toneladas de mimo:-)mas está lindíssima!
    O poema também é lindíssimo querida, adorei!
    Um xi pertadinhooooo:-)
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  10. Lis,

    como adoro gatos este poema encantou-me.
    Um dia também vou fazer um poema aos meus gatos....bem que merecem!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito de encontrar este blog. Linda a declaração de amor e a sua musa. Os tigrados são uma benção de Deus, como li algures. É bem verdade. Abraço eu e os meus felinos voltaremos sempre.

    ResponderExcluir
  12. Tem um ar feliz, a bichana!

    A minha carícia pelo pelo...

    ResponderExcluir
  13. Bom dia LIs,

    Pity é mesmo uma estrela.

    abçs

    ResponderExcluir
  14. Nossa, Lis! Lindo, lindo... até que, que não sou muito chegado a gatos (confesso), me rendi aos encantos dos felinos! Valeu!
    Jr.
    Ps: Pitty tá linda, sim? Uma cara sossegada de gata feliz!

    ResponderExcluir
  15. Lis,

    Que belo texto! Nos olhos da gata e nas palavras podemos sentir o mistério do amor...Bjs

    ResponderExcluir
  16. Lindo poema e linda gata.
    Realmente é difícil resistir a um olhar felino. Amo gatos!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Lindo! E a gata também!!!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  18. Os gatos

    "Os gatos entram na nossa vida
    pela porta estreita do afecto e demoram-se
    e fazem o ninho, pequenos deuses sem tutela,
    como quem faz do nosso coração a sua casa.
    Já viveram tantas vidas, tantas mortes
    que não há-de ser este tempo a roubar-lhes
    a magia arqueada de uma carícia,
    a sedução sussurrada de um afago.
    A sua soberania é ágil e volátil
    como o voo dos pássaros e o sono das fadas.
    Estão em toda a parte não estando
    em parte alguma, com a vigilância fulminante
    de um olhar que ilumina a noite,
    lâmpada de assombros a acordar o dia.
    Entram e saem dos livros, ronronando segredos,
    príncipes do sortilégio das lendas,
    corda tensa do mistério dos milénios.
    Os gatos são o nossa paixão abençoada
    pela alma que põem no que são e no que sabem,
    pela ternura que guardam no que escondem.
    São os gatos de Baudelaire, de Eliot ou de Paul Klee,
    os da rua, do oriente ou do universo,
    os gatos gémeos das estrelas e das mariposas,
    os gatos que se perdem entre as açucenas,
    os oficiantes da alquimia do não dito.
    Pela boca dos gatos diz-se a liberdade
    de quem se dá só a quem ama,
    perfil bordado sobre os panos do luar.
    São os gatos nossos de cada dia,
    guardiões de um saber que vem do tempo
    em que tudo era somente revelação e princípio.
    Por amor dos gatos se escreve o livro
    e se faz da palavra o louvor do que é felino
    e do que, por não ter dono, é livre e é eterno."
    José Jorge Letria _ excertos do poema " Os gatos nossos de cada dia "_

    É assim Lis...
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Lis
    A Pitty está cada vez mais bonita!
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá Lis

    Linda homenagem à Pitty.

    Ela está um amor!Tem um olhar que fascina, que cativa.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  21. A Nina é linda e o poema muito expressivo.
    Nunca tive gatos, sou uma "dog people" como dizem os norte-americanos, mas os acho atraentes, embora me parece terem personalidade bem diferente dos cães...

    Achei muito poético o seu comentário lá no Varal (Onde Durmo)!
    Beijos, amiga!

    ResponderExcluir
  22. Os gatos são misteriosos e imprevisíveis, amá-los e correr o risco de ter que acostumar com sua ausência anunciada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Altivos, Solitários, Sedutores,Independentes e cheios de mistérios, sem falar que são manhosinhos...rs

    BeijooO'

    ResponderExcluir
  24. Querida Lis,

    os gatos são seres estranhos, quem sabe de outro mundo, mas sempre têm carinho e companhia, apesar da sua independência

    Beijinhos
    Alex

    ResponderExcluir
  25. Gata ou o reflexo de uma deusa?

    Lindo poema!

    Um beijo, Lis...
    AL

    ResponderExcluir
  26. Querida amiga.
    Dizer que não gosto de gatos, é menos verdade. Mas não os aprecio muito visto serem uns predadores e matam os meus queridos passarinhos que fazem seus ninhos nas minhas árvores. Esta semana,mataram dois casais de rolas que estavam em minhas laranjeiras bem como os filhotes. Fiquei furioso, e todo o gato que aparece em minha casa eu afugento-o logo. Tanbém me aborrecem quando andamcom o cio, pois urinam em tudo que é lugar. Sou amante da natureza e, contra ela nada posso fazer. Tem um bom fim de semana, com carinho para os teus gatinhos. Um abraço João.

    ResponderExcluir
  27. Tem alguém ai apaixonada por uma gata :p

    ResponderExcluir
  28. Que lindoooooooooo..amei amiga.


    abraço


    de luz e paz.

    Hugo

    ResponderExcluir
  29. Só de ver o ar calmo e feliz da Pitty, eu próprio fico calmo.
    O "quadro" funciona como terapia.
    O que fazemos pelos animais nos valoriza e recompensa.

    Beijo, LIS.

    ResponderExcluir