quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Aula de Pintura


"Pinte primeiro uma gaiola,
com uma porta aberta

Pinte em seguida
qualquer coisa de bonito
qualquer coisa de simples
qualquer coisa de útil
qualquer coisa de belo para o pássaro
ponha então a tela contra uma árvore
em um jardim
em um bosque
ou em uma floresta e esconda-se
atrás da árvore em silencio
sem se mexer...

Às vezes,
o pássaro chega logo
mas ele pode também
demorar muitos anos
antes de aparecer
Não desanime espere espere
se preciso durante anos
a rapidez
ou a demora
na chegada do pássaro
não tem qualquer relação
com o sucesso do quadro.

Quando o pássaro chegar
se chegar
guarde o mais profundo silêncio
espere que ele entre na gaiola
e quando houver entrado
feche delicadamente a porta
com o pincel
depois apague
uma a uma todas as grades
cuidando de não tocar
em nenhuma pena do pássaro

Faça em seguida
o retrato da árvore
escolhendo
o mais belo de seus ramos
pinte também
o verde da folhagem
o frescor do vento
a poeira do sol
e o ruído dos insetos da grama
no calor do verão
e depois espere que o pássaro
decida-se a cantar

Se o pássaro não cantar
é um mau sinal
sinal de que o quadro não é bom
mas se cantar é bom sinal
sinal de que você pode assinar... "

Jacques Prevért



Fotografia, Armindo , Terra Viva

25 comentários:

  1. Olá Lis, showw esses versos, e que chama mesmo atenção são os último " Se o pássaro não cantar
    é um mau sinal
    sinal de que o quadro não é bom
    mas se cantar é bom sinal
    sinal de que você pode assinar... "

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Puerta abierta primer paso para eliminar las puertas.
    Un texto bello como la imagen (¡Que imagen de A. no es bella!).
    Un fuerte abrazo amiga Lis.
    Cristina

    ResponderExcluir
  3. Olá Lis,

    que belíssimo poema que retrata maravilhosamente a "tela da vida"!
    A fotografia também é muito linda e dou os parabéns ao fotógrafo.
    Um beijinho e obrigada por tão belo momento de poesia e ensinamento.

    ResponderExcluir
  4. Belíssima poesia com um grande "recado"!
    Abracinho

    ResponderExcluir
  5. LIS
    Para lá da foto ser minha, o que é uma honra, você me pôs acompanhando cada passo do poema.
    Eu pintei,com cores de coração, e, como sempre deixei a porta aberta. Coloquei no sítio mais bonito, com a melhor vista, onde colocaria a minha casa. E esperei... Em silêncio fui apagando as grades. Sabia que viria e fui apagando, uma após outra,... Quando faltava uma ele chegou, se empoleirou e cantou. Mesmo com chuva ele cantou, cantou...
    O quadro, é o que se vê em cima.

    Deixo mil beijinhos.

    A natureza, a sua sensibilidade/simplicidade- a beleza
    Adorei, LIS.

    ResponderExcluir
  6. Que coisamais linda e tão bem inspirada,Lis! Lindo!beijos,ótimo dia,chica

    ResponderExcluir
  7. Um poema que é uma fábula, um mito, um rito.
    Lindo.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Uia! Que lindo, que pureza e quanto trabalho né? Realmente, pode assinar, espero que ele cante sempre por aqui! Bjaooo!

    ResponderExcluir
  9. Nem sei o que comentar, belo.
    Este poema tem diversos trechos para refletir, sobre a paciencia, saber esperar, ouvir,ser atento, enfim muito bom. Bela escolha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. é tão lindo, tão lindo que nem sei o que comentar. Uma das coisas mais linda que já li.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Navego y me sumerjo ante tus versos mi querida amiga..
    Siempre es un inmenso placer leerte..



    Un abrazo
    Saludos fraternos...

    Que tengas un bello día...

    Que disfrutes de un hermoso fin de semana....

    ResponderExcluir
  12. Lis, vamos pintar alguns quadros? Tenho certeza de que nossos passáros cantarão! Um beijo, ótimo dia!! Deia.

    ResponderExcluir
  13. Olá Lis: vamos pintandos os quadros da nossa vida passada e presente Lindo post. Eu não pintei, mas escrevi no meu blog algo para ti.
    Beijinhos
    Santa Cruz

    ResponderExcluir
  14. Estupendo el poema que has elegido, siempre un palcer pasarse por tu universo de la palabra.

    Saludos y un abrazo.

    ResponderExcluir
  15. Ameiii. Eu pinto flores bem coloridas em papelão, e pinduro na minha varanda, uma vez vi um beija-flor beijando uma das minhas flores pinduradas. Depois disso coloquei um bebedouro para ele, agora quando ele vem beijar minhas flores tem sempre um agradinho açucarado para ele.

    BeijooO*

    ResponderExcluir
  16. Amiga Lis,
    Estou sem net. Estamos em férias só regressamos próximo domingo.
    Depois colocarei tudo em dia...rsrsrsrs.
    também tenho muitas saudades vossas.
    Bjs. tudo de bom por aí
    Mer e família

    ResponderExcluir
  17. bom é quando o pássaro chega logo, logo...
    ainda que apenas em ligeiro bater de asas.
    ou em breve chilrear... rss

    Prevert, o magnífico!

    beijos

    ResponderExcluir
  18. Amiga Lis,

    lindo este texto.
    oxalá muita gente saiba entender...

    Beijinhos
    Alex

    ResponderExcluir
  19. Uma obra de arte em louvor à vida. Lindíssimo, Lis! Abração. paz e bem.

    ResponderExcluir
  20. Oi Lis
    Há muito que não a visito e espero que me perdoe tão longa ausência.
    Não esqueci a minha amiga, mas a vida tem estado um pouco bagunçada.
    Quando entrei deparei-me com este poema lindíssimo, encaixou na perfeição no momento.
    Vou esperar, vou pintar o meu quadro e fechar com jeitinho a porta da gaiola e pintar um jardim de sonho onde possa celebrar uma grande festa onde possa juntar os meus amigos.
    Querida eu quero sempre você nesse quadro.
    Beijo enorme
    Manu

    ResponderExcluir
  21. Que coisa mais linda, me deu vontade de tentar. Carinhosamente Óleo.

    ResponderExcluir
  22. Lis,

    Muito lindo, minha amiga!

    Fiquei encantada com esta "aula de pintura"!

    beijinhos

    Neli

    ResponderExcluir