segunda-feira, 2 de agosto de 2010

ECOLOGICAL DAY

Participação da Blogagem Coletiva Ecological Day ,iniciativa do blog Leaves Of Grass , de Sonia A.Mascaro

Aproveitando o dia dedicado a ECOLOGIA
trago imagens de alguns pedaços dessa beleza geográfica
de Vitória ,( minha terra natal) , uma ilha do mel ,
como é chamada pelos capixabas ,
uma das três ilhas-capitais mais bonitas do Brasil ,
(as outras são Florianópolis , em Santa Catarina e São Luis no Maranhão)
é também caracterizada pela sinuosidade de suas montanhas ,
encostas , baías e canal .

Diz a História que em 23 de maio de 1535,
Vasco Fernandes Coutinho chega à sua Capitania
e batiza de Espírito Santo, em homenagem a terceira pessoa da Trindade.

A Cidade de Vitória só foi oficialmente fundada
em setembro de 1551, depois de uma batalha decisiva
entre índios e portugueses.

Esses são os recantos onde vivi , (na praia do Canto principalmente),
e essa é a cidade dos meus amores e da minha mais bonita fase da vida .
É uma bela cidade cantada em verso e prosa ,como uma delícia ,
onde o vento sul não se repete em nenhuma outra cidade do mundo .
Ah esse vento sul !

Possui dois grandes portos, o de Vitória e o Porto de Tubarão.
Esses portos fazem parte do maior complexo portuário do Brasil .
A cidade administra a Ilha de Trindade e a ilha Martim Vaz.

A jornalista capixaba, escritora e poeta Carmélia M de Souza
dizia que Vitória era como um "presépio de verdade ,
armado deliciosamente e deliciosamente desarrumado na beira do mar".

E repito aqui a expressão turística da cidade - "Viver é ver Vitória".

Um bom convite pra irmos até lá conferir.
Que tal? convite feito, podemos combinar.

canal da praia de Camburi


Enseada do Suá, o mar foi quase todo aterrado se transformando em bairro.subida para o Convento da Penha

Convento da Penha

Convento da Penha, a noite

Palácio Anchieta, residência do Governador


Catedral Metropolitana


Ponte que liga Vitoria a Vila Velha , cidade limítrofe, do outro lado da ponte há uma cidade linda também.

Vitória vista do Convento da Penha e percurso da ponte


Praia da Costa, Vila Velha

Vista aérea ,Praia da costa, Vila Velha



Curva da Jurema, Praia do Canto( morava aí , do lado / a praia que mais frequentei)

Ilha do boi e local das minhas caminhadas

Ponte do Princípe , ligando a ilha do Frade


Ilha de Trindade

Porto do Tubarão e Porto de Vitória


Vitória, Cidade Sol ( música da cidade)
Compositor Pedro Caetano

"Cidade Sol, com o céu sempre azul
Tu és um sonho de luz norte a sul
Meu coração te namora e te quer
Tu és Vitória um sorriso de mulher
Do Espírito Santo, és a devoção
Mas para os olhos do mundo, és uma tentação
Milhões te adoram, e sem favor algum
Entre os milhões, eis aqui mais um ."

Imagens , Wikpédia e google Earth

23 comentários:

  1. Para "marcar" a tua participação escolheste imagens fantásticas desse País lindíssimo onde nasceste e habitas. Adoraria visitar-te e ver essas maravilhas, mas vou consolando-me com as imagens:-)
    Tem um dia SUPER feliz!!!!!
    Jinhos doces

    ResponderExcluir
  2. Estimada e Prodigiosa Amiga de bem:
    Já registei, a deslumbre cidade de Vitória.
    "...E repito aqui a expressão turística da cidade - "Viver é ver Vitória".

    Quanta beleza e encanto em fabulosas e deslumbrantes fotos.
    Fantástico.
    Adorei, amiguinha extraordinária.
    Parabéns. Um soberbo Post de maravilhar que enriquece culturalmente quem aqui passa.
    Beijinhos amigos com imenso respeito pelo que é e concebe com deslumbre.
    Sempre a admirá-la

    pena

    MUITO OBRIGADO pela ternura lá no meu cantinho.
    Bem-Haja, valiosa amiga.

    ResponderExcluir
  3. Maravilha de postagem.Lindas fotos!beijos,ótima semana!chica

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa postagem.

    Feliz Regresso amiga.

    Uma segundona excelente pra ti.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  5. Muito bonita sua postagem e sua declaração de amor a sua cidade natal.
    As fotos estão lindas.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Lis, que bom que está de volta. O Brasil é tão rico, não é?! Cada cantinho com seu encanto. Adorei as imagens.

    BeijooO

    ResponderExcluir
  7. Amiga Lis,
    Lindo tudo o que aqui mostras. Tua origem é num local especial em beleza de DEUS.
    Vou ser muito mázinha...posso?...já tenho pena de termos ficado sem esse precioso Brasil como complemento de nossa pátria...Portugal...
    O que vale é que estou distante...né? caso contrário, ficavas bem tristinha comigo e até me beliscavas...certo?.
    Forte abraço
    Mer

    ResponderExcluir
  8. LIS
    Se o seu belo texto não fosse elucidativo, certamente que as fotos cumpririam essa missão. Belas, talentosas e algumas de excepção, mostram tão belos lugares, que fácilmente se adivinha terem sido o cenário de uma das mais bonitas fases da sua vida.
    Certamente que a "cidade" reagiu a tanto encanto.
    Resta saber se Vitória foi feita à sua imagem, ou a sua imagem à semelhança de Vitória.

    Pelas fotografias e pela personalidade revelada nos seus pensamentos e escolhas, ambas são Vitoriosas!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Lis
    Fiquei cheia de vontade de ir...
    belas férias, quem sabe, um dia...

    ResponderExcluir
  10. Lis,

    Encantamento! Eis a palavra que define o que li e o que vi... Próximo destino turístico: Vitória, afinal, viver é preciso... Lindo! Lindo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Lis, que viagem agradável!

    Ser falar na companhia, né amiga?! LINDAS as fotos escolhidas, uma maravilha de cenário... não conheço nada de Vitória, quer dizer, não conhecia e espero em breve poder apreciar tais imagens de perto... quem sabe, não..

    Deixo a ti meu beijo de boa semana, tá?
    Parabéns pelo post.
    Jr.

    ResponderExcluir
  12. Voltou! Que bom! Espero que as férias tenham sido maravilhosas, que tenha descansado muito e pronta a enfrentar mais um ano...
    Abracinho

    ResponderExcluir
  13. Obrigado por matar minhas saudades, Lis. Na minha infância ia todos os anos para a praia, no trem que ligava Itabira a Vitória. Depois virei trabalhador da Vale e ia sempre a serviço ou treinamento. Há tempos não apareço. É, de fato, uma maravilha inesquecível. Abraços. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  14. Minha querida amiga! Nossa, que aula linda sobre Vitoria! Só fui uma vez, há 14 anos atrás, e lembro-me muito pouco. Você me deixou com água na boca e vontade de pedir bis! Tem alguma época melhor para o turismo? Um beijo enorme!! Deia.

    ResponderExcluir
  15. Oi Lis
    Desculpe-me pela ausência, estava viajando de férias. Bela postagem rica em texto e imagens.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Puxa vida!Um verdadeiro colírio para os olhos!
    e que bom que voltou!Já estava com saudades!
    beijos carinhosos!!

    Bia

    ResponderExcluir
  17. Nossa, que lindo, dá vontade de entrar num carro e sair dirigindo até lá, adorei as paisagens, as vezes nem parece que esses lugares tão lindos existem tão pertinho, tão Brasil! Por isso que vc é essa flor, cresceu num lugar lindo! Precisamos preservar tudo isso, com certeza. Agradeço demais pelo carinho e pelas palavras, com certeza a energia positiva chegou rs, te adoro! Bjaoo!

    ResponderExcluir
  18. Lis,
    Que beleza de post! Uma emocionante viagem que através de lindas imagens e inspirado texto nos revelou sua querida cidade natal. Nas suas palavras, a "cidade dos meus amores e da minha mais bonita fase da vida". Fiquei encantada com sua primorosa participação no Ecological Day! Obrigada pela sua participação constante e também pelo link ao meu blog.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  19. Lis que fotos maravilhosas e que contam todo uma história. Adorei.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  20. Que pena tanta riqueza estar tão mal destribuida. Infelizmente não ésó no Brasil, todo o mundo sofre.
    As fotos são lindérrimas. Um beijo. João.

    ResponderExcluir
  21. Lis,
    Vitória ficou ainda mais bonita aqui neste seu post. Parabéns!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. BELA CIDADE. NÃO CONHEÇO. FIQUEI COM VONTADE.

    ResponderExcluir