sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Esquecendo um livro por aí ...


A idéia surgiu dos blogs Luz de Luma e Tantos Caminhos e é a seguinte:
- vamos esquecer um livro no banco da praça, no ônibus , no metrô, em qualquer lugar público e dentro dele deixar um bilhete pedindo que leiam e esqueçam também em algum outro lugar ,num ciclo de leitura formidável !
Querem aderir ?
Vamos combinar entao no dia 08/11 ( segunda-feira) todos "esquecendo " seu livrinho por aí rs ( fiquei horas pra decidir qual dos meus ia deixar ) , e torcer pra que seja bem acolhido por alguém que vá ler carinhosamente, e seguir a regra que é, após lido , devolver à rua .

Vou "esquecer" "A Nova Mulher" um livro de crônicas da escritora/poeta Marina Colasanti ( foto no ladinho)

De sua autoria : Rota de Colisão ( mil faces)




"De quem é esta pele
que cobre a minha mão
como uma luva?
Que vento é este
que sopra sem soprar
encrespando a sensível superfície?
Por fora a alheia casca
dentro a polpa
e a distância entre as duas
que me atropela.
Pensei entrar na velhice
por inteiro
como um barco
ou um cavalo.
Mas me surpreendo
jovem velha e madura
ao mesmo tempo.
E ainda aprendo a viver
enquanto avanço
na rota em cujo fim
a vida
colide com a morte."


Marina Colasanti, nasceu em Asmara (Etiópia), 1937 e
chegou ao Brasil em 1948,
e sua família se radicou no Rio de Janeiro.
Em 1968, foi lançado seu primeiro livro, de lá para cá,
publicaria mais de 30 obras, entre literatura infantil e adulta.
Em 1994 ganhou o Prêmio Jabuti de Poesia, por Rota de Colisão .
Suas crônicas estão reunidas em vários livros,
dentre os quais " A Nova Mulher".
Nele, a autora reflete, sobre a situação feminina, o amor, a arte,
os problemas sociais brasileiros, sempre com aguçada sensibilidade.

26 comentários:

  1. Lis, minha amiga flor!

    Me diz onde vc vai esquecer este livro... hehe!!
    Brincadeirinha..

    Estamos juntos nesta também, amiga! Uma iniciativa louvável,

    Bjs,
    Ester.

    ResponderExcluir
  2. Lis, sem palavras para agradecer. Obrigada mesmo por ajudar a divulgar a ideia e, principalmente, participar.
    Já escolhoi o meu: Do amor e outros demêonios do Gabriel Garcia Marquez, mas foi difícil.
    Vou linkar o seu post ao tantos Caminhos.
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Flor!
    Tbm vou participar, só não consegui decidir ainda qual o livro, mas depois te digo.
    Adorei a ideia!

    Grande Beijo

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Lis. Encontrei seu Blog através do de Yasmine, de quem sou fã incondicional. Fiz um passeio aqui e adorei. Sabe que é uma boa ideia esta de "esquecer" o livro no banco da praça? Vou aderir e, aproveitando minha habitual caminhada na praça, "esquecerei" um dos meus preferidos lá. Voltarei, abraços. Milla

    ResponderExcluir
  5. Muito legal essa idéia, também vou entrar nessa...

    ResponderExcluir
  6. Vou participar também, falta escolher o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu também aceitei do convite da Ester para participar do Amigo Oculto em comemoração ao aniversário do blog dela.
    É sempre bom quando podemos conhecer pessoas novas e de alguma forma poder trazer para o nosso mundo o encanto que vive no coração dessas pessoas.
    Fico feliz em estarmos juntas nessa interação de amigos!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  8. A ideia é mesmo bem criativa. Eu quero encontrar esse livro que vc esqueceu, parece ser bem interessante.

    BeijooO*

    ResponderExcluir
  9. Já aderi a idéia de esquecer o livro, só não posso é esquecer o dia rsrsrs
    Se soubermos que temos uma vida inteira para aprender, jamais envelheceremos.
    Bjux

    ResponderExcluir
  10. Lis,

    Convite aceito! Vou deixar um dos livros de que mais gosto."Vivendo, Amando e Aprendendo" de Leo Buscaglia. Obrigada, pelo convite! Bjs

    ResponderExcluir
  11. Vida e morte...Irmãs, sequência, consequência.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Olá lis
    Sabes que ontem à noite tive essa conversa do "BookCrossing" com um amigo ?
    Excelente ideia !
    Não sabia é que já havia uma data proposta para isso.
    Claro que vou participar e divulgar no meu blog.
    Beijão, lis e um bom fim de semana !
    .

    ResponderExcluir
  13. Eu vou participar , se não esquecer de esquecer,rs...beijos,chica

    ResponderExcluir
  14. Lis, flor

    Lindissima idéia!

    A literatura é fundamental!

    Estejas bem agora e sempre!

    ResponderExcluir
  15. Lis, menina decidida!! Somente amanhã ou Domingo farei um arresto para saber qual livro será liberto!! Engraçado, agora que prestei atenção da semelhança de palavras livro = livre. Um livro tem que ser liberto das quatro paredes para existir!! Obrigada por participar e divulgar! Beijus,

    ResponderExcluir
  16. Excelente iniciactiva ,aqui pela Europa já algum tempo que se utiliza essa prática.

    Beijinho e bom fds.

    ResponderExcluir
  17. interessante essa iniciativa
    beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Amiga Lis,

    lindo o que posso ver das fotos..que pena não partilhar por ex lá na rede...

    Quanto à iniciativa, sim, parece ser interessante, quanto ao poema, muito profundo

    Beijos
    Alex

    ResponderExcluir
  19. Liz eu vi essa ideia girando pelos blogs e preciso fazer um post, porque a-mei. O maximo né?

    Beijão e um bom finde!

    ResponderExcluir
  20. Estou nessa tb amiga, só ainda não escolhi qual livro vou esquecer.

    Bom fim de semana amiga.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  21. Lindo, lindo, lindo... gostei mesmo!
    Conheça os meus trabalhos em:
    www.minhaalmaempoemas.blogspot.com
    www.queriaserselvagem.blogspot.com
    www.congulolundo.blogspot.com

    Com um beijo
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  22. Lis que ideia excelente, nossa já estou me imaginando procurando livro esquecido..lolll, estou nessa, ainda não decidi qual vai ser, mas dia 08 te confirmo qual o livro que ficou esquecido por aí amiga!!..Vamos ver se tenho sorte também, espero que não vire ideia só por esses lados, era bom mesmo que pegasse por todo o mundo, aí todos ficaríamos ganhando, esse conceito é bem generoso, uma riqueza que preenche muito espaço em nosso coração, para além das fabulosas leituras que vamos achando e devolvendo, se criam hábitos e príncipios muito solidários ..PARABÉNS!!

    Beijokas e bom fim de semana
    É sempre um prazer passar por aqui!!...

    ResponderExcluir
  23. Boa noite, Lis!

    Eu achei super legal essa iniciativa!
    Vou ver se separo um livro pra esquecer por aí também.

    Que lindo o post anterior, vc comparando a Pitty a uma onça. Ficou ótimo!

    Ótimo fim de semana pra vc.
    Deus seja contigo!

    ResponderExcluir
  24. Olá LIS
    De volta, embora sempre presente.
    Tenho visitado, visto, lido, reflectido e aprendido.

    Idéia genial, que vái atravessar o Atlãntico.
    Adiro desde já! Vou "esquecer" o meu livro...

    Bonito poema e muito bonito o "olhar" da sua infância. O seu espirito mantém aquele olhar...

    Não é a idade que avança depressa, mas os anos...
    De entre todos os seres escolho os mais velhos.
    De entre todas as coisa escolho as mais novas.

    Deixo saudades e muitos beijos.

    ResponderExcluir
  25. BOA IDEIA NEM SEI SE CONSIGO, MAS VOU TENTAR

    ResponderExcluir