quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Ecological Day

Participação da Blogagem coletiva Ecological Day , dia 02 de cada mês, iniciativa de Sonia A Mascaro, do blog Leaves Of Grass .


"Em tuas asas quero voar
seguir caminhos bonitos,
ver o sol de perto,

ficar de braços abertos,
ir de norte a sul.

Me leva em suas lindas penas,

e no ar...

só nós dois apenas,
minha doce Ararinha Azul ."

Mário Pires



"Ararinha-azul " é uma espécie que só ocorre na região do Nordeste Brasileiro ,especialmente nos estados da Bahia, Maranhão e Piaui e áreas úmidas do sertão, onde riachos temporários permitem a existência de árvores mais altas, característica típica da região .

Uma ave em extinção e o maior responsável pelo desaparecimento desta ave é o homem devido ao intenso tráfico.


Os compradores são atraídos pela sua bela cor azul e principalmente pela ganância de possuir uma espécie tão rara.


Um exemplar da ararinha-azul chega a custar no mercado negro, milhares de doláres.

Fonte : Wikipédia livre



Imagem, google

35 comentários:

  1. Um poema cheio de doçura e grandeza ao mesmo tempo.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Lindo post!!!!

    Belo poema dedicado a ararinha azul que é belíssima!!!!

    Bjos querida!

    Zil

    ResponderExcluir
  3. Oi passei pra deixar um beijo. Gostei muito do novo layout.

    bejim

    ResponderExcluir
  4. Oh verão! Oh primavera! Tenho asas, quero voar. Quero sobrevoar o Céu azul sem caminhos, porém livres. Assim terei o meu espaço de norte a sul com as minhas belas penas azuis.

    Belo Poema! Bela postagem!

    Um grande Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Lis, que lindo poema e que linda a arara azul.

    Vim te avisar que a Vitima de hoje é vc, rs.
    http://vtmadaquinta.blogspot.com/

    Vai ser fácil hoje te identificarem, pois vc é muito conhecida.


    Um bjao

    ResponderExcluir
  6. Que ave más curiosa con ese colorido tan intenso!.
    Los humanos siempre estamos intentendo apropiarnos de todo considerando que así lo disfrutamos más. Que tremendo error!.
    Hasta la palabra ecologica va a empezar a perder su significado. tiempo...

    Te digo nuevamente que al ver a Luna en su ladinho me sobresalte de emoción. Que suerte sentir tu cariño. Te quiero y me encanta tu forma de mostrarte.
    Un abrazo
    Cristina

    ResponderExcluir
  7. Que linda ave! e como é possivél estar em vias de extinção!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Linda tua participação e linda ararinha!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  9. Bela Ave que não conhecia. Pena estar em extinção....Belo post...Espectacular....
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  10. Uma beleza AZUL.
    Uma subtileza AZUL
    Um amor AZUL
    Um dia AZUL para todos aí.
    bjs.
    Mer

    ResponderExcluir
  11. Oi Lis!
    Hoje você deve passar no vítima da quinta! Nao perca!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Lís... menina corretamente ecológica..
    Dôrei o poema e sensibilizei com o problema "já sabido por Eu".. rss
    "Minha vizinha Ararinha tá ficando sozinha.. óh tadinha, tão fazendo duma vida um mercado quase mudo onde o dim-dim do poderoso faz troféu sem usar fogo, Corta as arvrê mata us bixo compra tudo e deixa o LIXO; Ô povo Márdito..... "

    Bejô consciente...
    Tatto

    ResponderExcluir
  13. Uma bela participação Lis.

    Um bom dia para vc amiga.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  14. Bonita postagem amiga.
    Linda foto, sensível poema e bom texto.
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Cor, liberdade , voo e um poema lindo. Pra quê mais?
    beijo Lis e um otimo dia!

    ResponderExcluir
  16. É impressionante como o ser humano é autodestrutivo, temos uma terra cheia de belezas naturais e as vendemos assim...em qualquer câmbio negro.

    Enfim... um dia ainda iremos chorar a falta do que vendemos e destruímos e não haverá dinheiro no mundo que poderá repor tudo isso!

    Lindo poema!

    Super beijos querida!

    ResponderExcluir
  17. Olá minha querida amiga.
    Realmente meu niver foi dia 30. Obrigado pelas palavras carinhosas deixadas em meu blog, pote ter a certeza que a recíproca é verdadeira.
    Gosto muito de você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Uma beleza esse post sobre a linda Ararinha Azul! Foto, poesia e informações, perfeitos!
    Obrigada amiga por sua participação no Ecological Day e pelo link ao Leaves of Grass.
    Bjs.

    PS: Por falta de tempo, atualizei o meu post para o Ecological Day com uma foto da Flora.

    ResponderExcluir
  19. Lis,
    A beleza desperta sempre a cobiça, o lado negro do ser humano...
    Infelizmente a lição parece dura de aprender.

    beijo :)

    ResponderExcluir
  20. Lis,minha amiga que maravilha de poesia sobre a ararinha azul,um pássaro tão lindo e ameaçado e extinção!Apesar do meu atraso,quero deixar meu desejo de muitas felicidades pelo seu niver e que seus sonhos tornem-se realidade!Bjs com carinho,

    ResponderExcluir
  21. Liz, fiquei encantada com essa foto.
    Esse ecological day é o máximo!

    Beijão pra vc!


    Ps: Tem promoção pra ganhar livro no Universo Literário. Passa lá:

    http://universoliterario1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Lis,
    Lindo esse poema, uma graça. E uma triste realidade esse comércio ilegal de animais raros.

    BeijooO*

    ResponderExcluir
  23. Que lindo esse post!
    A natureza é deslumbrante!
    Lis passando para um beijo.
    Ah, se quiser tenho outras fotos do Rio , gosto de fotografar a natureza então virou hobby.

    Beijo linda.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia e que a flor de lis possa continuar sempre a impressionar-nos com a seu aroma inconfundível...

    ResponderExcluir
  25. Obrigada pelas palavras de carinho q deixou no meu blog.
    Estou a seguir vc e assim acompanharei mais de perto o que postar.
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
  26. Como sempre é um enorme prazer passar por aqui.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  27. Amiga lindissimo poema. As araras azuis são uma maravilha e é fundamental tudo fazer para a sua preservação. Cabe a cada um de nós, tentar fazer o que estiver ao nosso alcance, para ajudar a proteger a natureza.
    Aproveito para agradecer o ter-se juntado a mim na comemoração do aniversário do meu marido. Amigo, é aquela pessoa que nos apoia nos momentos bons e menos bons da vida, independentemente de estar perto ou longe de nós. OBRIGADO por me acompanhar na minha caminhada pela vida.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  28. Olá Lis... Nosso blog conta hoje com a entrevista do ator Eduardo Tornaghi.
    Venha conferir e deixar o seu recado!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  29. Linda iniciativa Lis...
    As fotos e a poesia estão perfeitas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Infelizmente tudo por dinheiro....estamos perdendo tudo que é belo, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  31. LIS
    Lamentável que nos nossos dias haja quem faça da venda de animais um modo de vida e subsistência, mas tanto ou mais lamentável é que haja quem compre só por mero prazer de possuir e exibir como um troféu ou exclusividade. Um simbolo de poder.
    Não me alongo mais, não quero ser mal interpretado...
    Agradeço muito a sua abordagem a este tema.
    Bom ver FLOR DE LIS a lutar por uma TERRA VIVA.

    Força. Obrigado.

    Grande abraço.

    P.S.: Vi a sua pintura. Lindíssima. Gostei imenso.
    As gatitas parecem irmãs. Obrigado por publicar a Chinha. Adoro vê-la aí.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  32. Oi Lis, que linda participação a sua.
    Nossa, a ararinha-azul é linda demais, e que triste saber que está em extinção.
    :(
    A poesia é bela, amei.
    Beijos de uma linda noite querida.

    ResponderExcluir
  33. nossa...

    que participação mais delicada...

    parabéns !!!!

    beijo grande

    ResponderExcluir
  34. Mesmo apesar das leis severas, esses criminosos agem abertamente, como se as autoridades não ligassem. E além do tráfico, existem outras barbaridades, como furar os olhos do pássaro preto e da sabiá, para que elas cantem de forma mais "melancólica". Isso me causa revolta e repulsa, só em pensar.

    Adorei, Lis. Abraços.

    Marcio

    ResponderExcluir