sábado, 21 de maio de 2011

Meu hóspede


"Não precisa bater quando chegares.
Toma a chave de ferro que encontrares
sobre o pilar, ao lado da cancela,
e abre com ela
a porta baixa, antiga e silenciosa.
Entra.
Aí tens a poltrona, o livro, a rosa,
o cântaro de barro e o pão de trigo.
O cão amigo
pousará nos teus joelhos a cabeça.
Deixa que a noite, vagarosa, desça.
Cheiram a relva e sol, na arca e nos quartos,
os linhos fartos,
e cheira a lar o azeite da candeia.
Dorme. Sonha. Desperta.
Da colméia nasce a manhã de mel
contra a janela.
Fecha a cancela
e vai.
Há sol nos frutos dos pomares.
Não olhes para trás quando tomares
o caminho sonâmbulo que desce.
Caminha - e esquece ."

Guilherme de Almeida




Imagem,google

22 comentários:

  1. Excelente escolha Lis.
    Poema lindo!
    Bom final de semana.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  2. Lindo esse poema de Guilherme de Almeida!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Um colar de pérolas este poema!
    Bons dias!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Este poema de Guilherme de almeida tem de facto muita sensibilidade e cativa mesmo...

    Boa opção,Lis

    ResponderExcluir
  5. "Como é que vai? Saúde boa?
    Não foi à toa que você mudou daqui pra melhorar
    Mas pode entrar, a casa é sua
    E não repare a casa humilde
    Que você trocou por um solar
    Pode sentar, fique à vontade
    Te deu saudade de um amor
    Que, infelizmente, já não há
    Pode falar, pode sofrer, pode chorar
    Porque agora você não me ganha
    Eu conheço essa manha
    E não vou me curvar mais
    Pode tentar, pode me olhar, pode odiar
    E pode até sair batendo a porta
    Que "inês já é morta" do lado de cá."

    Essa eu me lembrei (do saudoso João Nogueira)

    Adorei o poema, Lis. Abração. paz e bem.

    ResponderExcluir
  6. Guilherme de Almeida é muito bom!Lindo,Lis!Que teu fds seja bem legal! chica

    ResponderExcluir
  7. Q suave e doce...Muito boa sua escolha,a visão deste poema visto daqui foi linda.

    Bom fim de semana...Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Muito bonito o poema do Guilherme de Almeida.

    Ficou ótima a foto em tamanho maior!
    Beijos e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  9. Que lindo Lis.
    Não sou de postar poemas, mas algum tempo atrás fiz a escolha de um, por coincidência de Guilherme de Almeida, e deixei salvo para postar.
    Aproveitando que li algo dele aqui, vou ver onde está perdido nos meus rascunhos.

    Deixo beijos no teu coração e o desejo de um sábado de muita paz.

    ResponderExcluir
  10. Lis


    Um poema aconchegante...
    Liiiindo demais!



    Um dia muito doce pra ti, minha amiga!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Belissimo,,,grande beijo de bom sabado pra ti.

    ResponderExcluir
  12. A espera impaciente... mas que sabe bem!
    Um poema e uma foto que se entrelaçam na perfeição!

    ResponderExcluir
  13. Olá Lis

    Uma foto Belíssima soberbamente legendada com tão sensível poema.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Gosto deste blogue!

    Podes adicionar o meu aos links sff?

    http://davidjosepereira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Moça, moça... onde você encontra estas pérolas? Me senti bem-vinda numa casa antiga, tão amada por mim, tão distante hoje, mas jamais esquecida.

    Saudade, às vezes, faz bem!

    Um abraço,

    Suzana/LILY

    ResponderExcluir
  16. Que bien!
    Entrar confiadamente y acomodarse mientras se desee hasta que el impulso de seguir nos mueva. Un precioso y amistoso rincón.
    Feliz fin de semana Lis
    Cristina

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde amiga...,
    Já entrei, e sentei-me aqui no seu cantinho !!!

    Aqui descansei a alma, e o coração.

    Obrigada minha querida amiga, pelos seus desejos para mim.

    Um abraço com muito carinho... BJS :-)

    ResponderExcluir
  18. Qto tempo sem visitá-la, mas nesta noite de sábado, chuvosa, com Nina Simone como companhia e tomando vinho, resolvi visitar os amigos...
    Que poema lindo! Como aguardo um hóspede!
    Bj*

    ResponderExcluir
  19. Realmente me senti, dentro de sua casa e muito a vontade. Bela escolha.
    Um lindo final de semana, bjs

    ResponderExcluir
  20. oi Lis,

    que delicia de poema,
    parabéns pela escolha,
    me senti acolhida e acomodada
    confortavelmente...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Bonito poema.
    Momento estranho de leitura.
    Profundo silêncio.
    -Fechei a cancela. Havia sol e frutos.
    Caminhei- e... caminhei...

    Beijo.

    ResponderExcluir
  22. Amiga estou de blog novo o endereço antigo deu defeito!

    ResponderExcluir