quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pôr de sol alaranjado






"Ah! Inquietude minha,
que fazes chover tantas vezes dentro de mim, tanto,
que às vezes me transborda pelos olhos alagando o rosto.
A verdade é que depois de chover,
o meu rosto vira sol e os meus olhos astros brilhantes,
os meus lábios formam um vale sorridente a transbordar de alegria.
Volto a olhar o mar,
é fim de tarde, quase noite,
o poente fica do meu lado direito,
o sol vai despejando
enormes quantidades de tons alaranjados sobre o mar.

Daniel Paiva

26 comentários:

  1. PAISAGEM

    Passavam pelo ar aves repentinas,
    O cheiro da terra era fundo e amargo,
    E ao longe as cavalgadas do mar largo
    Sacudiam na areia as suas crinas.

    Era o céu azul, o campo verde, a terra escura,
    Era a carne das árvores elástica e dura,
    Eram as gotas de sangue da resina
    E as folhas em que a luz se descombina.

    Eram os caminhos num ir lento,
    Eram as mãos profundas do vento
    Era o livre e luminoso chamamento
    Da asa dos espaços fugitiva.

    Eram os pinheirais onde o céu poisa,
    Era o peso e era a cor de cada coisa,
    A sua quietude, secretamente viva,
    E a sua exalação afirmativa.

    Era a verdade e a força do mar largo,
    Cuja voz, quando se quebra, sobe,
    Era o regresso sem fim e a claridade
    Das praias onde a direito o vento corre.

    Sophia de Mello Breyner Andresen

    Bom dia, Lis! Peguei esse belo poema emprestado lá na Maria (Divagar sobre tudo um Pouco) para juntar com o seu e enfeitar ainda mais os nossos dias, posto que ambos (os poemas) são belíssimos.

    Meu abraço. paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Ás vezes faz bem chorar...alivia a inquietude da alma...ficamos mais leves e depois já somos capazes de olhar o pôr sol e de encher o nosso coração de tons alaranjados; aclama muito olhar o mar. Um beijinho e parabéns pela escolha; gostei muito.
    Emília

    ResponderExcluir
  3. Oi Lis!

    As inquietudes... Como é difícil lidar com elas.
    Nada como um lindo por de sol para trazer um pouco de paz interior.

    Lindo poema, lindas tuas fotos, sempre.

    Um abraço.

    Gislene.

    ResponderExcluir
  4. Linda essa inquietude...Belíssimas fotos ! beijos,um dia lindo,chica

    ResponderExcluir
  5. Esse por do sol, acalma e faz dormir, sem pensar em nada, apenas na força do criador, abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi Lis
    Quando aquietamos nosso coração, e as lágrimas lavam nossa alma, o sol volta a brilhar com mais luz.
    Estou adorando você gostar de minhas fotos. Gosto de fotografar e com o tempo vou melhorando.
    Obrigado pelo carinho.
    Bjux

    ResponderExcluir
  7. Oi Lis, obrigado pela gentileza viu!
    Sabe também percebo essa inquietude em mim.
    Lindo seu poema. Te deixo um carinho e o desejo de uma bela quarta feira.

    Luciano Braz

    ResponderExcluir
  8. Estou atrasada, mas essa semana será assim, até sexta, quando a meia noite me mandará para a cama e eu sei que vou sonhar com esse por do sol e espero que a chuva seja em outros interiores que não o meu porque vou querer uma taça de vinho e muitos beijos na boca. (rs)

    bacio

    ResponderExcluir
  9. Esse por do sol de alma,,,de sentimentos que viram versos de amor e sonhos,,,clicados na mais perfeita paz...grande beijo de bom dia pra ti querida amiga.

    ResponderExcluir
  10. Ahhh..
    A inquietude faz parte de mim agora de imaginar-me observando de pertinho esse magnífico cenário.
    Lindo Lindo!
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Lis!!

    Belas imagens!!Maravilhoso poema!!
    Tem dias que me sinto assim, inquieta, as lágrimas escorrendo por qualquer coisa...mas depois...sempre tem aquela sensação de paz...de encontro!!
    *Claro que não é sempre...rsrsr
    Bem que poderia!!
    Beijos pra ti!!
    Lindo dia!

    ResponderExcluir
  12. Momentos esses onde nos encontramos com a natureza, que nos acalaenta e estimula a ver o sol mergulhar nas profundezes, enquanto deixa seus reflexos colorindo o firmamento. Ficamos interiorado ao deslumbre alagando o pensamento...

    Lindo texto Lis,
    O envolver-se com a magia das cores

    Bom dia pra ti

    Bjs

    Livinha

    ResponderExcluir
  13. Olá Lis

    Impossível não se sonhar perante a beleza de um pôr-do-sol.

    Parabéns pelas fotos.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia,Lis!Lindas imagens e lindos versos!
    Um dia sem ver o sol e eu já sinto uma falta absurda, é até engraçado,mas sem o sol eu não me sinto a mesma, parece que algo me falta, o sol nos dá mais luz, mais vida, mais cor...
    Beijossss

    ResponderExcluir
  15. Lis,muito linda a inquietude de Daniel Paiva e suas fotos!Eu adorei te visitar,seu blog está muito bonito!A Pitty está uma fofa na janela....rsss....bjs,

    ResponderExcluir
  16. Quanta beleza, Lis!!

    a poesias as fotos, incríveis! Adorei o post!

    e que dengo as novas fotos Pitty!!

    adoro tudo aqui!!!

    Um beijo, Lis!!

    ResponderExcluir
  17. ah esse me cativo rs! bjs minha linda!

    ResponderExcluir
  18. Gosto muito de ver céus assim: cirros em fundo azul muito iluminado.
    Lindos!
    Bjs, Lis

    ResponderExcluir
  19. Lis, que extasiantes!!!
    As imagens estão perfeitas.
    Tudo tão terno e grandioso, isso me encanta.
    A natureza é uma tela linda mesmo.
    Ahhh! Obrigada Deus por ela!
    O poema também é belo.

    Beijinho amiga.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  20. Uns céus magníficos!
    Uma paz total... dá vontade de sorrir!

    ResponderExcluir
  21. Lis, muito bonito este estar de bem com a vida. Lágrimas são pérolas que temos no peito e às vezes se querem mostrar.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  22. E as cores, mil, de vermelho, de laranja, de anil e cinza em que o céu se transforma, alguns minutos depois de a gente deixar de ver o Sol no horizonte? É lindo!

    ResponderExcluir
  23. Minha querida

    Lindas fotos...uma brisa fresca para o olhar,adorei e deixo o meu beijinho carinhoso.

    Sonhadora

    ResponderExcluir
  24. e me perdir nas inquietudes do texto e na beleza desse céu

    ResponderExcluir
  25. Querida Lis,

    sabes o quanto gosto de visitar teu espaço, ler os textos, ver tuas fotos, mas como dizes, o tempo se encarrega de tudo adiar no que toca a comentários. Hoje, por aqui esteve mau tempo, tempo de trovão, com muito calor e muitos estragos pela chuva, daí eu não querer sair daqui sem uma palavra de amizade.
    Agradeço de coração teu carinho.

    Beijos e bom fim de semana
    Alex

    ResponderExcluir