sexta-feira, 11 de março de 2011

Animal de estimação ou dona de estimação?





"O gato não se relaciona com a aparência do homem.
Ele vê além, por dentro e pelo avesso . Relaciona-se com a essência.
Se o gesto de carinho é medroso , o gato sabe. E se defende do afago.
A relação dele é com o que está oculto .
Por isso, quando surge nele um ato de entrega , de subida no colo ou
manifestação de afeto é algo verdadeiro que não pode ser desdenhado.
É um gesto de confiança que honra quem o recebe , pois significa um julgamento.
É um monge portátil à disposição de quem o saiba perceber.
Refinado, silencioso, meditativo e sábio.
Conhece o desempenho preciso e milimétrico de cada parte do seu corpo,
o qual ama e preserva como um templo.
Lição de anatomia , equilíbrio, desempenho muscular. de sono e de musculação ,
nos ensina todas as posições da respiração ioga .
Sai do sono para o máximo de ação , tensão e elasticidade num segundo .
Ensina a dormir com entrega total e a espreguiçar-se com massagm completa.
Lição de salto . Lição de descanso.
Introversão . Mistério ...
Lição de alimentação e requinte , bom gosto e senso de oportunidade.
Lição de vida , enfim
silenciosa, educada, sem cobranças ,
sem veêmencias, sem exigências.
O gato é uma chance de interiorização e sabedoria à disposição do Homem."


Trechos retirados das observações de Arthur da Távola.


( fotos Pitty -minha modelo charmosa - quem será que escolheu quem ? rs )

27 comentários:

  1. Lis, menina querida. Puxa, que legal. Nunca tinha observado isso. Lí e achei tudo verdadeiro. Muito bacana! Adoro os escritos do Arthur da Távola. Linda postagem.
    Minha amiga querida. Muitíssimo bacana o comentário que você deixou lá no Óbvio. Me deixou muito feliz e me fez aprender um pouco mais de VIDA.
    Um abração muito carinhoso na menina.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  2. Eu também acho os gatos seres de extrema inteligência e personalidade.

    O texto é sensacional!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lis
    Realmente o gato é um animal elegante e tranquilo, mas, apesar dessas e outras qualidades, nunca tive um, continuo preferindo os cachorros, são mais espalhafatosos rsrsrs
    Bjux

    ResponderExcluir
  4. e é um felino, ve o mundo por sentidos mil vezes mais aguçados né, abraços

    ResponderExcluir
  5. Liz, cherie, eu tenho um cão e não o vejo como um animal de estimação. Ele é um amigo em tempo integral. Somos nós dois. Eu e ele em cantos, olhares, preguiça, sorrisos e por aí vai.
    Adorei as imagens, deu aquela preguiça matinal gostosa aqui. Obrigada por dividir com o meu olhar.
    bacio

    ResponderExcluir
  6. Lindo o texto e tua Pitty é mesmo top model...Linda e faz charme!!!Tenho certeza que vocês se acaharam as duas...beijos,chica

    ResponderExcluir
  7. Enquanto a minha Chinha dorme no meu colo, o que vem sendo um hábito, aprendo com a Pitty, as 1001 maneiras de descansar. Com a descrição aprendo a entender e melhorar o relacionamento.
    Se já era escravo, agora nem sei...

    Um dia bom.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Que manha linda! que carinho ."Nós gatos já nascemos pobres ,porém já nascemos livres...!"(Chico Buarque)
    bom dia Lis bjs

    ResponderExcluir
  9. Amiga vizinha,

    Um texto maravilhoso, não conhecia. Concordo plenamente.
    Minha filha ganhou uma gatinha três meses atrás e, claro, ela adora ficar no meu colo o dia todo..:)) Principalmente quando estou no computador, acho que ela gosta do som do teclado. :))
    E sim, amiga, é tudo isso que está no texto. E você disse certo, somos nós a "dona de estimação". :))
    Vizinha, tenha um lindo fim de semana,
    Super doces beijos,
    Regina d´Ávila.

    ResponderExcluir
  10. Uma modelo charmosa ;)
    Uma fotógrafa 5 estrelas :):)

    Palavras para quê? É uma dupla fantástica!

    :)

    Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  11. Lis...adorei tudo, o escrito, as imagems...simplemente ela é especial.
    Nunca teve un gato, sempre cachorros ( até séis ), tudos grandes, maravilhosos. Agora fiquei só con treis y com a lembrança para sempre no meu coração dos outros...bom, a vida é assim mesmo.
    Pero olho a Pitty, imagino tuda suavidade, delicadeza, beleza, eu gostaría ter, mais não agora...
    Eu acho que voçê também Lis é especial como ela; voçê vai rir o que voy dizer, mais meus cachorros tem muitas similitudes conmigo :)o será que nos " mimetizamos" ( não sei cómo se escreve...rs...rs )
    Deixo muitos carinhos

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu queria que a imprensa para enviar um comentário na parte da manhã, mas eu estava no trabalho.Isso realmente resume a natureza do artigo citado gatos.É preciso.O gato é sua alma e seus sentidos.Ele não vai deixar nada para impor.Seus movimentos são interação perfeita.Seus sentimentos são, por vezes, mais do que o povo da cidade.Para nós é nosso apoio emocional Kamejka durante o sresu alguns dias.No entanto, seu oplácíme um grande cuidado.Também eu iria publicar mais fotos no futuro mais com Kamejkou. saudação de Peter.

    ResponderExcluir
  13. Lindo post, menina Lis! Bom eu sou apaixonada por gatos e, é claro, que tenho um vira-lata pretinho de olho amarelo, que faz a alegria da minha casa!!! Com certeza fui eu quem escolhi ele, mas foi ele que escolheu ficar. Como todo bom e velho vira-latas, ele sai, passa a noite fora e, quando chega, vai direto procurar meus filhos em busca de um carinho, de um afago!

    Adorei seu post! Meu carinho!
    http://pequenocaminho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Hola Lis...tienes una modelo preciosa ;)
    Me encanta la serie... especialmente la quinta foto. En la última abre un ojo no sé si pensando; ya está aquí otra vez con la cámara... o pensando alguna travesura :)
    Muy bonitas...

    ResponderExcluir
  15. Lis quem deu a lição hoje foi você amei este texto!
    bom fim de semana minha amiga!

    ResponderExcluir
  16. Lis querida

    Bicho é tuuuuuudo de bom!!!!!!!
    Acho que são escolhas de estimação, de ambos os lados!!!!! Olhando e aprendendo!


    A Pitty tá linda demais e a fotógrafa cada dia melhor, parabéns!!! A quinta foto de cima pra baixo, em sépia, é uma obra de arte. Acho que ela sabe que é bonita... ;))))

    ResponderExcluir
  17. Fiquei tão entusiasmada com as fotos da Pitty que me esqueci de te dar tchau...rsrsrs!

    Bjs e bom findi!
    Wania

    ResponderExcluir
  18. São giríssimos... e tu conseguiste captar-lhes a essência!

    ResponderExcluir
  19. Não sei porque fiquei meio sem jeito lendo este post rsrsrsr, quem escolhe quem!? ela já percebeu...
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Nos hipnotizan y sacan lo mejor que llevamos dentro para que se lo ofrezcamos. Que poder de seducción!.
    Son todas lindísimas esas poses de Pitty.
    Besos Lis.
    Buen fin de semana, me alegra sentirte tan feliz.
    Cristina

    ResponderExcluir
  21. Adoro gatos desde criança e este texto não poderia ser mais exacto.
    Os gatos, quando assim analisados, amados, são, nos seus actos e estilo devida, um excelente modelo para nós humanos.
    Tal e qual o texto refere e sublinham as imagens.
    Boa reportagem fotográfica.
    Dá para perceber, claramente, que também adoras gatos.
    Ainda bem, já somos duas :))))

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Oi Lis,

    Nao sei se já vim aqui mas já te vi por aí(nos blogs)entao temos muitra coisa em comum hein?rs...
    Gatos,flores,poesia e carnaval.

    Vou te linkar pra gente trocar!

    Beijinhos

    Maria

    ResponderExcluir
  23. LIS



    Neste momento quero expressar aqui a minha solidariedade a todas as Famílias atingidas pelo tsunami de ontém.ONDA DEVASTADORA


    Onda devastadora, cheia de beleza
    Que rapidamente se transformou...
    E destruiu tudo por onde passou...

    Correu com loucura pela praia...
    Saltou montes e vales...
    Tudo levou e tudo varreu...

    Onda sem compaixão...
    Que entre os seus longos braços...
    Tudo levou, pais, mães e filhos...

    Sem piedade levou o amor da família...
    Levou também o trabalho da terra...
    E deixou, apenas a dor...

    Dor de quem ficou e de quem tudo perdeu...
    E tu onda devastadora...
    Soltaste os teu braços...
    E calmamente te foste!...

    LILI LARANJO

    ResponderExcluir
  24. Que fofo...lindo demais.
    Já tive dois gatos...é uma companhia super agradável.

    abraços
    de luz e paz

    ResponderExcluir
  25. Oi Lis!

    As fotos são lindasssss! O texto de Arthur da Távola maravilhoso. Adorei, amiga.


    Beijos com carinho

    ResponderExcluir