sábado, 5 de março de 2011

Noite dos mascarados


"Se tantas balas perdidas cruzam nosso espaço
e já são tantos os caídos nesta guerra...
Se há uma possível emboscada em cada esquina
e temos que caminhar num chão minado...
“você perguntará por que cantamos "...
Se o medo está tatuado em nossa agenda
e a perplexidade estampada em nosso olhar
se há um mantra entoado no silêncio
e as lágrimas repetem: até quando, até quando
, até quando...

“você perguntará por que cantamos "

Cantamos
porque o pânico não retardará a primavera

e porque em cada amanhecer as sombras batem em retirada...

Cantamos
porque nos riachos e lá na fonte as águas cantam

e porque toda essa dor desaguará um dia....

Cantamos
porque os pássaros estão piando

e ninguém poderá silenciar seu canto....

Cantamos
porque somos os trovadores desse impasse

e porque a poesia tem um pacto com a beleza.
E porque nesse verso ou nalgum lugar deste universo
o nosso sonho floresce deslumbrante. "

Manoel de Andrade



"Quem é você, adivinha se gosta de mim
Hoje os dois mascarados procuram os seus namorados
perguntando assim
Quem é você, diga logo que eu quero saber o seu jogo
Que eu quero morrer no seu bloco,
que eu quero me arder no seu fogo
Eu sou seresteiro, poeta e cantor
O meu tempo inteiro só zombo do amor
Eu tenho um pandeiro, só quero um violão
Eu nado em dinheiro, não tenho um tostão
Fui porta-estandarte, não sei mais dançar
Eu, modéstia à parte, nasci prá sambar
Eu sou tão menina, meu tempo passou
Eu sou colombina, eu sou pierrô
Mas é carnaval, não me diga mais quem é você
Amanhã tudo volta ao normal, deixa a festa acabar,
deixa o barco correr...
Deixa o dia raiar que hoje eu sou da maneira
que voce me quer
O que você pedir eu lhe dou,
seja você quem for
Seja o que Deus quiser... "

Chico Buarque



Pintura, Lis/

31 comentários:

  1. Bom Dia!
    Ouvi e gostei mesmo muito.
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lis
    O Chico dispensa qualquer comentário. O poema otimista de Manoel de Andrade é lindo.
    Com carnaval, sem juízo rsrsrs
    Bjux

    ResponderExcluir
  3. As balas que caem aos meus pés
    São de menta
    Refrescantes
    E deslumbrantes

    O ar fica mais fresco
    A boca mais doce
    E o que respiro é o que há
    Naquele momento.

    Guará Matos.
    __________
    "Não sou, mas para mim basta
    Ser diferente não é ser menos importante
    Os traços de um artista não se sobrepõe ao do outro
    E mesmo depois que o Carnaval passar
    Continuarei sendo Eu".

    ResponderExcluir
  4. Cantamos, porque o cantar é orar duas vezes, é brindar por mil anos os sorrisos, mesmo pintados pra uma noite só.

    Lindo, lindo!

    Coração agradece sempre o seucarinho e suas aplavras tão perfumadas lá em casa!

    Abraços, flores e estrelas... Lis repleta de luz!

    ResponderExcluir
  5. O amor arranca as máscaras sem as quais temíamos não poder viver e atrás das quais sabemos que somos incapazes de o fazer.

    Beijo meu.

    ResponderExcluir
  6. Que linda posatgem,Lis. Bela tela, poesia e míusica. beijos e tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  7. ...E porque nesse verso ou nalgum lugar deste universo
    o nosso sonho floresce deslumbrante...

    Precioso texto de Andrade, y preciosa Bossa Nova.

    Feliz carnaval lis...

    ResponderExcluir
  8. Acredita que eu tenho medo de palhaço?
    Mas adoro Chico Buarque. rs
    bacio e bom carnaval

    ResponderExcluir
  9. Cantamos porque é o que nos resta, diante do absurdo da Vida!

    ResponderExcluir
  10. GOSTEI MUITO DO TEXTO E DA MÚSICA, BRASILEIRO TETA ESCONDER A DOR QUE É EM VÃO...

    ResponderExcluir
  11. Chico Buarque é sem dúvida, sem comentários.

    Bom carnaval prá vc...


    beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá Lis

    Parabéns pelo post.

    Poema e canção em perfeita sintonia e adquados à época.

    Toca a sambar!

    Beijos e bom Carnaval.

    ResponderExcluir
  13. Máscaras.
    Alguns, por uns dias... com o seu verdadeiro rosto. Com menos algemas, mais alegria e coração.
    Bom carnaval para ti.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Lis ...
    ... E eu preciso dessa sua ternura!

    Obrigada pelas visitas, amiga

    Um feriado especial para você!

    Meu abraço

    Arnalda Rabelo

    ResponderExcluir
  15. Pois, minha querida lis, continuemos a cantar que isso ninguém nos vai poder impedir!

    ResponderExcluir
  16. pura poesia. em todo seu explendor...

    amei ler os poemas. e música (que aliás conhecia)

    beijo

    ResponderExcluir
  17. LIS
    O ano foi cheio de balas, diria, num mesmo raciocínio.
    Balas reais que mataram e "balas" irreais, por vezes em forma de chuva, que igualmente mataram e destruiram famílias, sonhos, felicidade- Vidas.
    Feridos ficamos todos. Mesmo aqui longe eu fiquei. Por dentro sangramos com tanta desgraça e infortúnio.
    Por fora, nem sempre a imagem é o espelho da alma. Uns procuram abafar a dor enfileirando ao som do samba, assumindo personagens que rompam com o passado, nem que seja por um dia- por um carnaval.
    Outros mais recatados, celebram o luto e se consomem.

    Que essa bonita "mascara" que a Lis tão bem soube pintar e dar um ar tão real, tão humano- meiga no olhar mas de sorriso nos lábios, possa simbolizar a mudança do mal para o bem, da desgraça para a felicidade.

    Parabéns pela pintura.
    Obrigado pela sensibilidade.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  18. Parabens pela pintura muito expressiva minha amiga um post muito otimista precisamos disso um Feliz Carnaval e Dia internacional das Mulheres!adiantado pois sempre passo atrasado!

    ResponderExcluir
  19. Perfeito o que é bom fica para sempre...bom carnaval, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  20. Querida amiga

    E ao cantarmos
    engravidamos o mundo de esperança...



    Que haja sempre em ti,
    sonhos por sonhar.

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigada pela sua visita ao meu blogue e pelo seu simpático comentário.

    Tão belas as palavras que aqui traz.
    Hoje, cantemos... e que seja o que Deus quiser :)

    Bom Domingo!

    ResponderExcluir
  22. Flor querida!!

    Adoro Chico Buarque...
    e na voz de Nara Leão e Gilberto Gil
    tudo fica mais bonito...

    Adorei o post!
    dei uma passeada por aqui...
    conclui que seu planeta além de muito florido
    tem muito conteúdo, arte, beleza, felicidade
    e acima de tudo espontaneidade...

    Parabéns...

    (ps.: postei sobre os outros segundos...
    aqueles que não são de coragem, sabe?)

    Abraços agulhados da extraterrestre!!!

    ResponderExcluir
  23. Oii Flor!!
    simplesmente sem comentários...
    Bjs bom feriado...

    ResponderExcluir
  24. Hay un dicho que dice: "Quien canta sus males espanta". Por lo menos nos predispone el ánimo a la acción positiva y aporta energía (que tanta falta hace).
    Un abrazo de domingo Lis.
    Cristina

    ResponderExcluir
  25. A poesia canta as mazelas é para espantá-las de nosso mundo.

    PS: Você pinta divinamente bem, Lis. Abração. paz e bem.

    ResponderExcluir
  26. Eu devo ser o chamado BOTA de ELÁSTICO.
    Não suporto o carnaval. Então só nesta época mostramos o que somos? Não será que andamos mascarados o resto do ano?
    Tanta miséria por todo o MUNDO e, nestes dias tudo se esquece? Dá para meditar...

    ResponderExcluir
  27. Palavras e música que coloriram e encantaram o meu domingo.
    Vc, sempre tão sensível... que pessoa linda vc é, Lis.

    Perdão por eu e San andarmos ausentes. A vida anda botando a gente pra correr.

    Um beijo nosso, cheio de carinho.
    Ótimo oferiado pra vc!

    ResponderExcluir
  28. Excelentes colores en esta simpática pintura. El poema es precioso. Me encanta la frase: Cantar
    porque el pánico no retrasará la primavera. Saludos.

    ResponderExcluir
  29. Cantamos
    Porque das vezes nos sentimos
    como crianças, abraçados a esperança..

    Lis me encantei com tua postagem.
    Linda, terna e pura, bem a contento
    quando estamos a procura da formosura, dos encantos...

    Paz neste carnaval

    Bjs

    Livinha

    ResponderExcluir
  30. Mulher...
    Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
    Que divide sua alma em duas
    Para carregar tamanha sensibilidade e força
    Que ganha o mundo com sua coragem
    Que traz paixão no olhar

    Mulher,
    Que luta pelos seus ideais,
    Que dá a vida pela sua família

    Mulher
    Que ama incondicionalmente
    Que se arruma, se perfuma
    Que vence o cansaço

    Mulher,
    Que chora e que ri
    Mulher que sonha...
    Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
    Cheias de mistérios e encanto!
    Mulheres que deveriam ser lembradas,
    amadas, admiradas todos os dias...

    Para você, Mulher tão especial...

    Feliz Dia Internacional da Mulher!

    Estou de volta amiga, é gratificante tê-la comigo Pelos Caminhos da Vida, obrigadaaaaaaaaaa

    beijooo.

    ResponderExcluir