segunda-feira, 7 de setembro de 2009

7 DE SETEMBRO


"Perguntei ao céu tao lindo
-porque é todo cor de anil ?
Ele me disse sorrindo
- eu sou o céu do Brasil!

Perguntei ao sol,entao
a causa de tanta luz ?
- sou a glorificação
Da Terra de Santa Cruz !

Depois, perguntei a lua
- porque noites de luar?
- É pra enfeitar a tua
Grande Pátria à beira mar!

Perguntei as claras fontes :
- porque correis sem cessar?
- nós brotamos desse montes
Para a terra fecundar.

Entao eu disse a floresta:
- és tao bela, verde inteira !
Ela espondeu em festa
- sou a mata brasileira.

Perguntei depois as aves
-porque estais a cantar?
cantamos canções suaves
Pra tua Pátria saudar!

Céu e sol, luar e cantos,
Florestas e fontes mil
Enchem de eternos encantos
És minha Pátria - o BRASIL !

Renato Sêneca Fleury


imagem google

12 comentários:

  1. .Lis, minha querida amiga. A foto da bandeira é muito expressiva. O poema é maravilhoso. Você precisa escrever um livro: "As Felizes Garimpadas da Lis". Best seller garantido (não pelo faturamento, mas pelo grande interesse dos leitores). Um carinhoso e amigo beijo patriótico prá Lis, Flores da Lis, Nina e Dayse. Manoel.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia este poema ... lindissimo como tudo por aqui ...

    Jocas bigs e uma boa semana

    ResponderExcluir
  3. Lis
    Não conhecia este poema, gostei muitissimo.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. .Lis, dei uma "garimpadinha" e achei isso:
    .
    Renato Sêneca de Sá Fleury ( SP 1895- SP 1980) Pseudônimo: R. S. Fleury, ensaísta, pedagogo, escritor de Literatura Infantil, professor, professor catedrático de Pedagogia e Psicologia, jornalista, membro da Academia de Ciências e Letras de São Paulo, membro fundador do Centro Sorocabano de Letras.
    .
    Beijos pra Lis, Flores da Lis, Nina e Dayse.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, querida Lis!

    Fico realmente lisonjeada com suas belas palavras... gosto muito de escrever, mas ainda não botei pra fora tudo no meu blog... estou treinando! Às vezes, também utilizo alguns textos de outros autores, creditando-os, quando acho que podem ser úteis aos leitores e amigos... no início, usava mais, até que, com o tempo, fui me empolgando com o blog, passando a soltar meus próprios pensamentos... mas como te falei, é um treino, e minha escrita está melhorando aos poucos... muito obrigada pelo incentivo!

    O poema na postagem é muito bonito, eu não conhecia... até fico envergonhada, pois nem parei para pensar no significado deste feriado!

    Boa semana para você... grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Maravilha de poema e essa nosa bandeira é linda mesmo! O Brasil em si é lindo, apenas os que o governam...rsrsr é melhor rir, pra não chorar!beijos,chica

    ResponderExcluir
  7. Um poema especial para uma foto e um sentimento especiais.

    ResponderExcluir
  8. .Lis

    Não conhecia este poema, que é lindo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Muito bonito o poema (minha irmã) e desculpa qualquer coisinha que os nossos antepassados tenham feito menos bem por aí...
    Bjs.
    Mer

    ResponderExcluir
  10. Que lindo poema Lis!Nossa bandeira resplandece!
    Pena nossos políticos não honrarem nossa bandeira e nossa pátria, pois tantos deram a vida por ela e hoje fazem dela balela.
    Beijos querida e obrigada por suas visitas e palavras sempre tão carinhosas!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Tudo bem? Você tem alguam parentesco com o Renato Fleury?

    Aguardo resposta,

    Cyntia

    ResponderExcluir
  12. o meu endereço eletrônico é cyntiajau@yahoo.com.br

    Cyntia

    ResponderExcluir