quarta-feira, 28 de outubro de 2009

PAÍS PARTIDO


Quem poderá domar os cavalos do vento
quem poderá domar este tropel
do pensamento
à flor da pele?

Quem poderá calar a voz do sino triste
que diz por dentro do que não se diz
a fúria em riste
do meu país?

Quem poderá proibir estas letras de chuva
que gota a gota escrevem nas vidraças
pátria viúva

a dor que passa?

Quem poderá prender os dedos farpas
que dentro da canção fazem das brisas
as armas harpas
que são precisas?

Manuel Alegre



imagem,imotionImagens

16 comentários:

  1. .Lis, que poema bonito. Palavras "firmes e autoritárias" para ,talvez, uma situação bem triste. Gostei desse trecho:
    "Quem poderá proibir estas letras de chuva
    que gota a gota escrevem nas vidraças
    pátria viúva
    a dor que passa?"
    Muito bem postado, minha amiga "garimpeira". Já me encontrei com você por mais de tres vezes hoje. Agora o sono me nocauteia e tenho que dar espaço para ele senão amanhã ele desconta em mim. Um abração prá Lis, Flores da Lis, Giselle e Nina. Manoel.

    ResponderExcluir
  2. Lis
    Tão apropiado poema para esse momento que vivemos.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Es un poema estupendo..

    Gracias por compartirlo..

    Un abrazo
    Saludos fraternos..

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso e atual poema!beijos,lindo dia,chica

    ResponderExcluir
  5. Olá querida Lis bom dia!
    Escolheste um belo poema de um grande poeta que tem lutado pela liberdade aqui em Portugal e que é natural de Águeda uma cidade do Distrito de Aveiro. Penso que as palavras dele neste poema se aplicam ao que vocês estão a viver aí. Tenho visto as imagens na TV e fico muito preocupada com o que tenho observado.
    Fica bem minha boa amiga.
    Beijinhos grandes,
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  6. Quem poderia proibir as letras das gotas de chuva na janela.
    Que lindo isso... Nunca tinha parado para refletir sobre as letras que a chuva pudesse escrever. Muito profundo e significativo amiga.
    Gostei muito ..
    Vim para lhe desejar um...
    BOM DIA!
    VIM AGRADECER A SUA PRESENÇA NO ALMOÇO EM MINHA TERRA COME SE BEM. E TAMBÉM CONVIDAR VOCÊ PARA VOTAR NESTE BELO ALMOÇO.
    VIM CONTAR COM O SEU VOTO NA ALDEIA DE MINHA VIDA. LEMBRA DO ALMOÇO??? POIS É, DE HOJE ATÉ DIA 31 TEM VOTAÇÃO... E CONTO MUITO COM O SEU CARINHO. PASSE LÁ E VOTE. FICAREI MAIS UMA VEZ GRATA A VOCÊ.
    AGRADEÇO A SUA PRESENÇA EM MEU ALMOÇO, AMEI A SUA PRESENÇA ...
    CONTO CONTIGO.

    SEU VOTO SERÁ MUITO IMPORTANTE.
    ACESSE O SEGUINTE ENDEREÇO.
    http://aldeiadaminhavida.blogspot.com/2009/10/o-maravilhoso-parque-de-jaragua-do-sul.html#comment-form.

    OU ENTÃO PASSE NO BLOG http:sandrarandrade7.blogspot.com E CLICK NO ENDEREÇO.
    TE ESPERO.
    VOTE EM MIM...
    FICAREI MUITO FELIZ COM O SEU CARINHO.
    UM BOM DIA PARA VOCÊ!
    COM MUITO CARINHO
    SANDRA

    ResponderExcluir
  7. Pronto, acho que já li tudo o que adicionaste, foi mesmo de empreitada!:-)
    Agora meteram-me aí num Grupo de Fotografia e daqui a pouco não dou conta do recado.
    Fica bem amiguinha e tem um dia muito feliz!
    Beijinhos,
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  8. LIS!
    LÁ BLOG DA MINHA ALDEIA TEM UMA CAIXINHA COM ESTE NOME Vote no Melhor Texto Aqui !
    VOCÊ VAI ENCONTRAR O MEU NOME UMA INTRAÇÃO DE AMIGOS.
    CLICK NELE E VOTE.
    È SÓ ASSIM.
    eSTA NA BARRA DE ROLAGEM DO BLOG DA ALDEIA.
    TE ESPERO LÁ.
    COM CARINHO.
    DESDE JÁ AGRADEÇO O SEU VOTO.
    SANDRA

    ResponderExcluir
  9. Lis, que lindo poema de Manuel Alegre!
    Que beleza são as figuras poéticas que ele lança mão para descrever seus sentimentos!
    Infelizmente, se encaixa como uma luva para a realidade de vários países, inclusive o nosso!!

    Que dias melhores nos aguardem porque ninguém pode proibir as gotas da chuva de escreverrem nas vidraças!!!!!!!

    AMEI demais!
    Obrigada pela partilha,

    Uma semana iluminada pra ti,
    Bjão

    ResponderExcluir
  10. impssível domar este tropel,dar ap vento uma ordem não existe e deixe carregar-se e arrebatar-se coforme o coração!!!
    até mais lis tenha um bom dia!bjusss

    ResponderExcluir
  11. Olá Lis
    Manuel Alegre é um poeta muito respeitado em Portugal e percebe-se porquê, não é?
    Este poema está até musicado, e é belíssimo. Que bom tê-lo posto aí!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Belo texto, apesar de forte...mais talvez seja essa a beleza dele...e a imagem está belíssima viu.



    abraços de luz e paz.


    Hugo

    ResponderExcluir
  13. Belíssimo poema de Manuel Alegre, um grande e conceituado poeta Português.

    Você o escolheu para publicar aqui numa hora em que o Brasil está passando por um mau bocado.

    Espero e desejo que tudo se resolva e que se evitem ao máximo as perdas humanas.

    Beijinhos e tudo de bom!
    Ana Martins

    ResponderExcluir
  14. Belo texto e imagem, sentimento forte e selvagem. Sou sua fã.

    bjsss

    ResponderExcluir
  15. Cara LIS
    O seu pensamento e parecido com o meu.
    Também acho que há ostentação a mais nas igrejas de todo o mundo. E Portugal, pequeno país, onde a corrupção é o pão nosso de cada dia. Com 400.000 idosos a passar fome (noticia de hoje nos jornais portugas) bem que a igreja deveria dar uma ajuda e deixar-se de "luxos".
    Assim sendo minha amiga, se vier a Portugal, (Deus queira que venha) caso visite Fátima, prepare-se para o choque...!
    É que o luxo da nova Basílica é uma afronta à pobreza deste país.
    Beijinhos
    G.J.

    ResponderExcluir
  16. E ouvir este poema cantado?!
    É liiiiindo!

    ResponderExcluir