terça-feira, 13 de outubro de 2009

HÁBITOS DE LEITURA / Blogagem Coletiva


"Se um poema não te exalta
não faz pensar
não faz sofrer
se um poema não te mata
não te ressuscita
não te transfigura
não é poesia"

É assim que penso a leitura , como nos versos de Talis Andrade . Fazendo pensar , exaltando , dando asas a imaginação , sofrendo e transfigurando a alma.
Desde menininha , que aprendi a conviver com muitos livros, os didáticos, literatura, geografia , estudos sociais , todas as matérias.

Minha madrasta era professora , pra minha sorte, e ela vivia com muitos cadernos espalhados sobre a mesa . Ah, eu adorava bisbilhotar as notas dos alunos e lia e lia. , principalmente as provas de redação , era constante essas provas e eu adorava ler o que os alunos pensavam a respeito dos vários temas propostos pela "minha" professora. Desde aí, adquiri um gosto enorme por leitura. E , acho que por ter lido tantas redações continuo gostando mais de literatura , cronicas, biografias , romances , poesias , muita poesia ... e a Biblia que é uma fonte inesgotável de mensagens positivas , um livro que acompanhou toda minha infância , adolescencia e até hoje me orienta e me encanta , gosto da tradução em portugues de João Ferreira de Almeida, porque tem uma linguagem bem original.

Hábitos são poucos, tenho sempre um lápis apontadinho, adoro lápis, e quando quero anotar algo, faço na agenda. Não gosto de rabiscar o livro , o máximo um tracinho do lado pra identificar uma expressão mais bonita. Também nao gosto de encapar, gosto da capa visível na estante. E releio , com a mesma atenção da primeira leitura.

Finalizando, recomendo o livro que estou lendo no momento de Miguel Souza Tavares, No Teu Deserto
:" éramos donos do que víamos: até onde o olhar alcançava, era tudo nosso. E tínhamos um deserto inteiro para olhar."
Um autor portugues que narra lembranças de um amor da juventude e que cita Picasso em suas falas, "só espero estar acordado, quando a inspiração chegar".
Esteve no Brasil / Rio de Janeiro , na Bienal do Livro que aconteceu no mes de setembro, gostou daqui, vai ficar rsrs.

Participação no voudecoletivo -Tema do mês de outubro -Hábitos de Leitura.

imagem , herta teresinha joan

9 comentários:

  1. Ops LIS
    Miguel Sousa Tavares... é de muito bom gosto!
    Beijinhos
    G.J.

    ResponderExcluir
  2. Bisbilhotar notas kkkkkkkkkkkkkkkkkkk é legal acredita que até hj faço isso, só que agora são as provas, aí penso como um cara pode escrever assim... Bjinhos da Madrasta!

    ResponderExcluir
  3. Querida Lis

    A imagem é fabulosa!!

    Ter o hábito da leitura é algo maravilhoso mas que não é fácil de conseguir... mas uma vez assumido é gratificante...

    Bonita postagem co colectivo!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. obrigado pela dica do livro amiga...vou conferir...abraços


    Hugo

    ResponderExcluir
  5. .Lis, por gostar de ler o que os alunos pensavam com suas redações é que você tomou por hábito "garimpar" novos escritores. Tudo tem uma explicação, né querida amiga garimpeira de novos talentos.
    Minha mãe também era professora e eu nascí com um livro na mão, rsrsrs. Dos escritores consagrados ela tinha lido tudo, então vivia a procura de novos e eu adquirí essa "mania". Gostos dos novos que escrevem com suavidade. Sem cenas de violência ou linguagem forçada(com palavras incompreensíveis). Só leio um best-seller quando alguém que tem o mesmo gosto que eu , indica. Muitos dos atuais que estão bem colocados na classificação de vendas, lí e fiquei decepcionado. Fico triste porque percebo uma máquina financeira promovendo estórias bonitas contudo muito mal escritas. Nooossa! Fiz um discurso aquí, rsrs! Gostei de sua postagem hoje. Está bem descontraida.
    Um abração descontraido para a Lis, Flores da Lis, Giselle, Nina e Dayse. Manoel

    ResponderExcluir
  6. Olá Lis, realmente ler é um privilégio, pena daqueles que não encontraram na leitura o prazer, a viagem, os sonhos, enfim, que bom que encontramos!!!! Vi que vc deixou um recadinho no meu blog, sou nova por aqui, e estou amando tudo... e com certeza irei te acompanhar, boa litura, boa energia, é sempre bem vinda!!! Beijos Roberta Uber Expresso

    ResponderExcluir
  7. Lis
    A imagem é linda e o texto gostoso. Li todas as postagens que consegui, duas ou tres não achei o texto, e é interessante notar a afetividade entrelaçada com o amor pela leitura, e você mostra isso muito bem.
    Gostei muito de ler um texto seu, faça outros por favor.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. lis parabéns pela postagem,amo ler também e gosto de me transfigurar quando estou não gosto de ser eu prefiro ser outrem,não perdendo a minha essência é claro.
    bjuss e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  9. Foi muito bonito o que escreveste amiguinha Lis, também adoro ler como sabes, especialmente os livros que tem uma história identica ao que se passa na vida real.
    Esse do Miguel ainda não li mas será o próximo, agora comecei um, estou a meio, e ando um pouco desmotivada, porque não é bem o tipo de leitura que gosto, mas tenho que o acabar, até pode ser que daqui para a frente fique melhor:-)
    Um grande beijinho,
    Ana Paula

    ResponderExcluir