segunda-feira, 17 de maio de 2010

BlogGincana


Tarefa do BlogGincana do mês de Maio

Confesse tudo: você é portador de "Transtorno Obsessivo Compulsivo"? Você é um perigoso TOC? Coleciona, guarda, arquiva compulsivamente? Não deita nada fora? Retém coisas que não servem para nada só porque podem servir para alguma coisa? Lava as mãos sucessivamente, verifica as portas e janelas sem parar? Levanta-se para verificar o gás? Confesse… Você é TOC ?

"O Transtorno Obsessivo Compulsivo -TOC , quando se torna crônico é caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões, que consomem ao menos uma hora por dia, e causam sofrimento ao paciente e/ou seus familiares. Incomoda , atrapalha sua vida diária e pode tornar-se uma obsessão."

Portanto , amigos , o TOC de fato é uma doença e como tal deve ser tratada , não pensem que é simplesmente uma mania qualquer, dessas corriqueiras, que são sempre bem resolvidas . Temos de ter cuidado pra nao as transformar em doença séria .

Li um caso curioso acontecido em um consultório médico - ..."um homem, se queixava de TOC . Na sua 4a. ou 5a. consulta ele se levanta de sua cadeira, tira uma chave de fenda do bolso e diz: "Desculpe Dr., mas não consigo ver este parafuso do interruptor inclinado, eu preciso endireitá-lo e depois da consulta quero esconder toda esta bagunça de fios de seus aparelhos eletrônicos.O sr. deixa as coisas uma bagunça e isto me incomoda, muito . "
Evidentemente esse é o TOC no seu limite . Esse sim é o quadro emocional do TOC e claro, nossas pequenas manias nao podem se transformar em algo semelhante.
E como tudo aqui deve acabar em poesia , seria TOC ? deixo a que encontrei de Lu Dias que resume algumas manias que tenho, mas nao reflete diagnóstico do TOC rs .
São ainda bem saudáveis e só causam situações hilárias.




"Ah, eu tenho tantas,
que a mim mesma espantam,
pois não sei como nasceram,
nem como lhes dar um fim:
acariciar meu gatim,
comer o grude do arroz
que fica no fundo da panela,
soltar da gaiola o passarim,
ler de madrugada,
fazer versos capengas,
rir à-toa, coisa boa,
quando tomo uns golim
perfumar a casa com lavanda,
para afugentar olho gordo,
deixando em cada canto,
seu gostoso cheirim,
tomar o lado do fraco,
em qualquer situação,
mesmo que esteja errado,
mas se o acho pobrezim,
comer pão de queijo,
no café da manhã,
no almoço e no jantar,
junto com um vinhozim,
tomar vento na cara,
ver chuva cair,
ouvir música clássica,
reggae, samba e chorim,
mas a minha maior cachaça
é ficar em frente à máquina,
num vício que me amordaça,
e toma o meu tempim,
Ai, meu bom Deus,
o que será de mim ? "

Este post refere-se ao BlogGincana promovido pelo Varal de Ideias e Expresso da Linha.

Foto Lis ( minha mania predileta).

30 comentários:

  1. rsssssssssss...
    " mas a minha maior cachaça
    é ficar em frente à máquina,
    num vício que me amordaça,
    e toma o meu tempim,
    Ai, meu bom Deus,
    o que será de mim ? "

    Ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Está muito divertido este poema!
    Não me considero obssessiva! Talvez goste demasiado de cinema e do meu blog,são os meus únicos vícios. Gosto muito de variar na comida e até me esqueço das janelas abertas. Não uso qualquer tipo de antibruxaria, apesar de não gostar que gatos pretos cruzem na frente do meu carro!
    Lis vem ver a minha fotoreportagem sobre um realizador portugues que foi premiado recentemente no teu país!
    beijinhos missixty

    ResponderExcluir
  3. rsrsrsrsrs, se eu for contar as minhas manias, vai dar uma lista enorme. Melhor ficar calado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Lis,

    será que você é TOC. Tenho lá minhas dúvidas! Manias e paixões, como as suas pelo computador não se caracteriza como TOC.
    Obrigado por ter participado!

    beijins

    ResponderExcluir
  5. Lis
    Gostei imenso deste post. Eu tenho a mania de guardar coisas, sim, mas não creio que seja TOC rsrsrss. A minha Mãe deve ter me metido o vício no corpo quando dizia, com frequência - "Guarda o que não presta e encontrarás o que precisas".
    O poema é espetacular! E descreve muitas manias que também eu tenho, como, por exemplo:

    "tomar o lado do fraco,
    em qualquer situação,
    mesmo que esteja errado,
    mas se o acho pobrezim,"

    e outras...

    Uma boa semana par vc. Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Lis,

    meu fim de semana sem internet, mas estou de volta.
    Um assunto sério e poesia, ótima combinação.

    bjs
    Adriana

    ResponderExcluir
  7. Muito linda tua participação e tua maior mania , das fotos, vale muito!Adorei!beijos,chica

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante do texto e do poema.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Lis

    Não sou TOC....tenho apenas hábitos sem exageros.

    Adorei o poema.
    A mania das fotos é saudável. Tb tenho o "bichinho" delas.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. LIS

    Que maravilha de poesia com neologismos e tudo!
    Fiquei encantado com a tua participação!

    Um beijo (e não percas a veia!).

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!
    Ficou show de bola o poema.Amei!
    Desejo que sua semana seja iluminada.
    Com carinho,Lady.
    Bj

    ResponderExcluir
  12. Hola Lis!
    Me figuro que todos tenemos en menor o mayor medida algun tipo de conducta compulsiva, verdad?.
    Que gracioso el texto de la entrada.
    Feliz día desde Zaragoza
    Cristina

    ResponderExcluir
  13. LIS AMIGA COMO VOU PODER AGRADECER ISSO TUDO??..NEM ACREDITO EM TUDO O QUE ME ESTÁ ACONTECENDO, ESTOU FASCINADA...ESTOU FELIZ DEMAIS!!...Tantos amigos à minha volta, tanta dedicação, tanta emoção...tanto sentimento junto, o coração quase me salta do peito, tenho um nó bloqueando a garganta de tanta admiração que sinto por todos vós.Fico sem palavras para agradecer tanto gesto bonito, tanta lembrança, tanto carinho. Tento chegar a todo o lado hoje, mas está ficando díficil, porque sou pequenina demais para tanto coração bom, mas a pouco e pouco venho agradecer e deixar um abraço imenso de todos os meus sentires por todos vós.

    Obrigado Lis minha querida....ficou lindo esse girassol logo em cima, que linda homenagem...que lindo dia me ofereceram, que linda amizade eu conquistei....ESTOU FELIZ!!...

    obrigado..mil vezes obrigado!!!..ADORO-TE!!...

    ResponderExcluir
  14. Boa Lis. Grande post. A poesia é linda e aplica-se na perfeição. Agora esse paciente que arrumava tudo, inclusive os fios, dava imenso jeito cá em casa. Pelo menos por um dia... Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá como eu adoro quijo com pão, e tudo mais, gostei menina é sempre um prazer ver o seu blog.
    um beijo
    Santa Cruz

    ResponderExcluir
  16. Oi Lis
    E posso lhe dizer que ser obsessivo/compulsivo é mesmo uma doença que faz sofrer e complica bastante a vida de quem dela padece. Já li alguma coisa sobre o assunto.Algumas manias todos temos, mas isso não é nada que se possa comparar.
    Adorei, achei lindo demais esse poema que hoje deixas.
    Como sempre uma bela escolha.

    Também linda essa homenagem que hoje está prestando à nossa queridinha Libel. Essa menina é fogo.
    Também eu lá no meu blog lhe dediquei de coração uma brincadeira. Ela merece mesmo.

    Lis sobre o Jogo do Contente de Pollyana eu lhe respondi lá no meu blog. Não li não. Será possível que me dês mais algumas informações para que eu possa procurar aqui? Fiquei curiosa mesmo.
    Do outro lado do oceano segue ondulando um abração pra você
    Mafalda

    ResponderExcluir
  17. Lis de fato o TOC é uma doença séria se não tratada devidamente, mas na verdade todos nós temos um pouco de TOC - rs, talvez não para um tratamento, mas que certamente causará boas risadas.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  18. ...tomar vento na cara,
    ver chuva cair,
    ouvir música clássica,
    reggae, samba e chorim,...

    Adorei!
    Amo tudo isso!


    Amiga vim ver você e deixar
    um afago doce no seu coração..
    Ando um tanto ausente, envolvida no trabalho
    e na correria dos dias... mas não me esqueço de vcs...

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Lis,um texto muito interessante em sua cronica mostrando como é grave essa doença e finalizando com um divertido e ritmado poema!Excelente participação!Adorei!Bjs,

    ResponderExcluir
  20. Lis,

    é uma verdadeira aflição ser assim e viver com alguém assim. Confesso que sou arrumadinha e gosto de ver tudo direitinho...mas só isso!!!Nada de exageros.... como costumo dizer é bom quando estamos em equilíbrio
    .
    adorei a poesia

    beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Oi Lis,

    Obrigada pela visita no meu blog.
    Adorei seus tocs... rsrs
    e todos temos alguns e uns.
    Muito bom mesmo.

    beejao

    ResponderExcluir
  22. Boa noite Lis,
    já tinha lido sobre esta enfermidade, causa muito transtorno aos familiares e até mesmo ao paciente.
    Também tenho algumas manias, acho mesmo que todos temos, mas não chega a ser TOC.

    O poema está muito engraçado.

    Ah, muito obrigada pelo voto e apoio.

    Beijinhos,
    Ana Martins

    ResponderExcluir
  23. brilhante Lis, Fotografar!!! Com o brilho do olho e a sensção do registro.
    Um belo Hobby.
    E o poemim na dose certa.

    Beijo pra vc.

    Hod.

    ResponderExcluir
  24. Definitivamente você não é TOC. Pertence antes à tribo dos TRIM's (Tipos Realmente Inimigos do Marasmo). Está decidido.

    Excelente participação.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  25. Acho que de TOC não sofro não... os sintomas descritos no post não fazem parte da minha rotina... que dizer, só um pouquinho, né? Pois de perto ninguém é totalmente normal!
    Parabéns pela participação, linda!
    Jr.

    ResponderExcluir
  26. Lis,

    Lindo esse poetizar... Das Manias. Bjs

    ResponderExcluir
  27. Oi Lis, que belo poema vc encontrou! Se encaixa perfeitamente no tema... Bem que seria bom se a gente tivesse compulsão somente por coisas interessantes: boa leitura, bons hábitos, boas companhias... Ninguém iria reclamar, né?!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  28. TUDO FICOU MUITO ESPECIAL. AMEI...
    COMBINOU TODOS OS TOQUES.
    SANDRA

    ResponderExcluir
  29. Não sou nada TOC mesmo nada. Mas o poema é muito especial. Adorei!!!
    Jinhossssss

    ResponderExcluir