terça-feira, 4 de maio de 2010

COMO ESPUMAS

"Vieste como um barco carregado de vento, abrindo
feridas de espuma pelas ondas. Chegaste tão depressa
que nem pude aguardar-te ou prevenir-me;
e só ficaste
o tempo de iludires a arquitectura fria do estaleiro

onde hoje me sentei a perguntar como foi que partiste,
se partiste,
que dentro de mim se acanham as certezas e
tu vais sempre ardendo, embora como um lume
de cera, lento e brando,
que já não derrama calor

( ... )

Dizem-me os seus passos
vale a pena esperar, porque as ondas acabam
sempre por quebrar-se junto as margens.

Mas eu sei que o meu mar está cercado de litorais,
que é tarde
pra quase tudo.

Porisso vou para casa e aguardo os sonhos,
pontuais como a noite."

Maria do Rosário Pedreira


Foto Lis, mar de Saquarema / belíssimo ! !

21 comentários:

  1. Linda poesia voc~e tem muita sensibilidade para postar, bela foto também bateu saudade do mar !

    ResponderExcluir
  2. Sim... belíssimo mar e poema...delicioso!
    Bjs.
    Mer

    ResponderExcluir
  3. Obrigado LIS pela gentileza do comentário.
    Belíssimas as palavras da maria do Rosário!
    Belíssima esta sua Foto!
    Bjs
    G.J.

    ResponderExcluir
  4. Belíssimo poema, bela foto. Que bom começar assim o dia!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Poema lindíssimo, inspirado demais de M.Rosário!Adorei e a imagem,genial sempre.Adoro o mar!beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Belíssimo poema que acompanha uma imagem espectacular. Parabéns

    ResponderExcluir
  7. Oi linda amiga, desculpe a ausência.. mas uma gripe me pegou de jeito. Obrigada pelo carinho e comentário no Gavetas. E, como sempre, você escolhe lindos versos para ilustrar suas fotos mais lindas ainda. Também estava com saudades.
    Bju carinhoso n'alma.

    ResponderExcluir
  8. Tem gente que chega e parte assim mesmo.
    Muito bonito o poema e a foto.
    beijo

    ResponderExcluir
  9. Lis!

    Hoje não vou nem comentar a sua foto, viu? Só tenho feito isso ultimamente... lindas (ih, comentei!rs).

    Querida, passei pra deixar um beijo grande, ler um poema delicadamente escolhido para preencher meu dia e reafirmar nossa agradável parceria! (rimou!)

    Um bom fim de tarde!
    Jr.

    ResponderExcluir
  10. Olá Lis

    Uma magnífica foto a ilustrar um soberbo poema.
    Os meus parabéns!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. ENQUANTO O MAR ESTIVER ABERTO, EXISTEM ESPERANÇAS QUE NOS FAZ POETAS E POETISAS...
    BEIJOS :)

    ResponderExcluir
  12. .Lis, linda a foto profissional da menina.
    Excelente postagem. Gostei muito, mas achei meio triste isso:

    "Mas eu sei que o meu mar está cercado de litorais,
    que é tarde
    pra quase tudo".

    Passa lá no Óbvio que tem um escrito em homenagem ao seu sono, hehehe!
    Um carinhoso abraço.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  13. Será que vale a pena esperar? Sempre nos perguntamos, mas acabamos esperando, porque a esperança sempre predomina.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Lis querida,

    Que bela imagem e que belo poema!

    Juro, prendi a respiração quase até o final!
    Este poema faz muito sentido em minha vida...lindo!
    Nossa, sei muito bem o que é aguardar os sonhos...
    Cada uma destas palavras é tão verdadeira para mim...triste, né, amiga?
    Bela escolha!

    Obrigada por teu carinho em meu blog, sempre!

    beijos saudosos,
    Neli

    ResponderExcluir
  15. Lis, gosto muito do lirismo de Maria do Rosario Pedreira. A combinação da tua foto (belíssima mesmo!) com a poesia dá a impressão de que podemos ouvir o barulho das ondas...

    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Lis,

    Hoje, você me deixou sem palavras... Lindos, lindos, lindos. Poema e imagem. Bjs

    ResponderExcluir
  17. O mar nos encanta. Muito linda a postagem.

    QUERO AQUI DEIXAR O MEU CARINHO E AGRADECER PELA SUA VISITA. AMIGOS MORAM NO CORAÇÃO.
    SEI QUE ANDO AUSENTE. MAS É UM FUNÇÃO DO MEU TRABALHO. NÃO ESTÁ FÁCIL. PROCURO RESPONDER PELO BLOG. MAS HOJE VIM DEIXAR O MEU CARINHO E DIZER QUE SUA PRESNÇA É MUITO IMPORTANTE. JUNTO CONTRIBUINDO, REALIZAMOS E TROCAMOS EXPERIÊNCIAS. MUITO OBRIGADA PELO SEU CARINHO. ASSIM QUE PUDER EU VOLTAREI. MEUS BLOGS AGRADECEM A SUA VISITA. AMIGOS SÃO CONQUISTAS..SÃO PERFUMEM QUE SE EXALAM NO AR E QUE SÃO LEVADOS PELO VENTO AOS MAIS BELOS JARDINS VIRTUAIS..
    CARINHOSAMENTE,
    SANDRA

    ResponderExcluir
  18. LIS
    O vento é simbolo de rotas sem rumo, sem destino certo. Quando se ruma a um azimute, vem o vento e se perde o norte.
    Bonito esse "mar de espuma", suave como um pensamento (eu disse do seu jeito).

    Beijo.

    ResponderExcluir
  19. Querida .Lis

    Nesse vai-e-vem das marés estou a conhecer essa onda quando há horas veio visitar o Grande Areal da Caparica.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  20. Menina. adorei este poema o mar nos encanta, adoro ver o mar e dancar com as minhas sereias ao sabor das ondas.
    Um beijo
    Santa Cruz

    ResponderExcluir
  21. Linda poesia, adorei! No entanto a tua maravilhosa imagem desse belíssimo mar, fez-me muitas saudades das minhas Praias de Aveiro.
    Parabéns miguinha gosto do teu olhar:-)
    Jinhossssss

    ResponderExcluir