quarta-feira, 12 de maio de 2010

XEQUE - MATE


"Um tabuleiro de xadrez. Onde me jogo.
Sou peão. Serva em devoção.
Sou dama. De imortal majestade.
Sou cavalo. Ataco em galope.
Sou rei. Sem coroa nem lei.
e refugio-me em torres de marfim.

Sem estratégia, deito-me nas casas pretas
esperando os grãos de trigo da tua safra.
tombo nas casas brancas. E levanto-me
forte e bela, quando me fazes
xeque-mate.

Deslizo. Escorrego nas tuas palavras
e caio num poço sem fundo
os braços a desmaiar
teimando no abraço
Estremeço.
Sinto a ausência do teu fogo
E espalho as cinzas náufragas
na pedra angulosa da insónia
onde me fazes companhia
nas horas mortas desta noite fria ."

O'Sanji


Imagem,google

24 comentários:

  1. Ohh Lis, lindas muy lindas tus letras, te rodean y expresan un sentimiento que nos da fuerza.

    Abrazos, muchos abrazos.

    José luis.

    ResponderExcluir
  2. Querida .Lis

    Bonito poema que aqui connosco partilhas. Muito grato.

    Claro que o meu coração está dividido entre os dois países irmãos lá para oa lados do "corno de África".

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Um tabuleiro de xadrez onde se "joga" a vida e o amor.
    Um bela construção poética!

    L.B.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Lis,


    lindo poema! Obrigada pelas palavras carinhosas em meu blog.

    bjs
    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Olá LIS
    É prodigiosa a mente de algumas pessoas, pela sua capacidade de pensar, criar e recriar, dar novo (outro) sentido ás coisas.
    Realmente o amor presta-se a isso, porque,...amor é tudo, pode ser tudo. Por vezes até na ausência nas horas mortas em noite fria.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Lis,

    Eu nada entendo desse jogo, mas a beleza dos versos me levam a desejar o xeque-mate...Acordada e em boa companhia!Bjs

    ResponderExcluir
  7. Neste caso do poema, a partida esta terminada, com a vitória!

    BeijooO'

    ResponderExcluir
  8. ave... Comecei a sorrir quando comecei a ler! Mas so pela seguinte questão me encontro neste Xeque-Mate.
    Beijos. bela escolha.

    ResponderExcluir
  9. Meu Hobby favorito, e vc traz na beleza da imagem belas recordações. Pela primeira vez leio tão belo poema sobre a arte enxadrísta.

    Beijo pra vc.

    Hod.

    ResponderExcluir
  10. A vida é um jogo. Pode ser de xadrez.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Lis adorei o poema. Eu não o conhecia.
    Obrigada por compartilhá-lo.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  12. Lis...
    Nessa noite fria,
    Deixo o aconchego de um abraço!


    AL

    ResponderExcluir
  13. Olá, Lis
    Muito bonito, este poema.
    Admirável a capacidade do autor (ou autora...não conheço)de construir um poema tão lindo servindo-se da alusão às peças do xadrez para compor os seus versos.
    Obrigada! Não conhecia e gostei imenso.

    Beijinhos

    PS - Obrigada pelo seu carinho no meu blog.

    ResponderExcluir
  14. Amiga Lis,

    A vida se joga de mil maneiras, umas vezes vitoriosa, outras rastejando pelos lençois que nem machucaram...que chegue depressa o dia...

    Beijos
    Alex

    ResponderExcluir
  15. Lindo o teu tabuleiro, convém não deixar peças perto da Pitty...é xeque mate garantido.
    Gostei do poema.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá Lis, belo poema...Espectacular....
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Não passamos mesmo de peças de xadrez neste tabuleiro que é a vida
    beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Olá Lis

    O jogo da vida...do amor!

    Não conhecia o poema.
    Obrigada pela partilha.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Os amigos nos comovem com carinhos.

    Não medem esforços para nos ajudar;

    Fazem de tudo, não nos deixam sozinhos.

    Até em milagres nos fazem acreditar!

    Boas energias sempre!

    Mari Amorim

    ResponderExcluir
  20. Querida Lis,

    a vida num tabuleiro de xadrez....um poema interessante.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Adorei essa poesia, bem interessante.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  22. Oi Lis
    Belo poema , gostei da analogia. Não conhecia o autor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Nossa, que lindo, Lis!

    O jogo - literal- de palavras, a foto dos cavalos selvagens em disparada... achei, além de belo, forte e eu adoro coisas assim! O amor é um eterno jogo, sim?

    Amiga, querida! Uma boa noite! Meu obrigado especial pelos últimos comentários, viu?
    Beijão.
    Jr.

    ResponderExcluir