segunda-feira, 12 de abril de 2010

PERFEITA INDOLÊNCIA

"Os animais foram
imperfeitos,
compridos de rabo, tristes
de cabeça.
Pouco a pouco se foram
compondo,
fazendo-se paisagem,
adquirindo pintas, graça vôo.

O gato,
só o gato apareceu completo
e orgulhoso:
nasceu completamente terminado,
anda sozinho e sabe o que quer.

O homem quer ser peixe e pássaro,
a serpente quisera ter asas,
o cachorro é um leão desorientado,
o engenheiro quer ser poeta,
a mosca estuda para andorinha,
o poeta trata de imitar a mosca,
mas o gato
quer ser só gato ..."

Pablo Neruda

Imagem,Lis

35 comentários:

  1. Grande Pablo.
    Sempre gostei de suas interpretações poeticas.

    POstagem de bom gosto.

    Boa semana

    ResponderExcluir
  2. Permita ELE, que essa sua menininha seja mesmo assim, sempre acessível no trato.
    Quando assim é...acredite é mesmo um milagre de Deus.
    Está uma ternurinha as fotos e o poema.
    Faço votos para que consiga continuar com essa ternurinha...vocês merecem-se!
    Bjs.sinceros
    Mer

    ResponderExcluir
  3. Não sei se estou de acordo. Porque é que o gato quer ser só gato? Como sabemos isso ?
    "O que é ser só gato" ?
    Se pudesses escolher, que tipo de gato querias ser ?

    Lis, sobre este assunto, passa lá por "casa".
    Há um post para ti.

    Bjs.
    .

    ResponderExcluir
  4. Substancial e merecido repouso. Deve ter realmente chegado a extrema exauntão.

    .Lis querida amiga, Hoje comemoro o 1º niver do blog. Isso mesmojá são 365 dias que voo neste universo reconhecendo fragrâncias em muitas atmosferas pelas quais voei, inclusive a sua.

    Então venha para festa que esta rolando. Com sua fantasia confessa ou inconfessa na forma de Conto, Poema,Poesia, Uma outra simbióse, a´te um Haikai e leve com vc se desejar o Selo do Niver da Gaivota ou outro.

    Beijo pra vc com muitas bençãos,

    Alôha,

    Hod.

    ResponderExcluir
  5. Pablo é maravilhoso sempre a a gatinha está demais!beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Lis!

    Esse gatinho está bem à vontade.....rs.

    abçs
    Adriana

    ResponderExcluir
  7. Que bela poesia de Neruda, os gatos são seres sinistros de total independência realmente.
    Boa semana.

    BeijooO'

    ResponderExcluir
  8. Essa gata está fazendo um sucesso rs
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Lis, belas fotos de lindo gato...belo poema de de Nenuruda...Espectacular....
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Linda gatinha.

    Uma semana de muita luz, paz e amor amiga.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  11. Olá querida Lis.
    Mas que coisa mais liiiiinda!!!! Adorei as fotos e o poema a condizer!!! Está muito bonita a sua gatinha, deve estar muito travêssa também, não??!!!Nesta idade, não há nada que as pare! rsss. Mas são uma ternurinha!!!
    Beijinho grande minha querida amiga brasileirinha. Boa semana.

    ResponderExcluir
  12. Preguiçosa Pitty... brinca e dorme alheia aos tristes acontecimentos do mundo lá fora! Ela só quer ser feliz e a gente muitas vezes só pensa em sobreviver!
    Boa semana, Lis... e que o sol brilhe lá fora!
    Jr.

    ResponderExcluir
  13. E existe bichinho mais autêntico do que o gato? Eu desconheço.
    Morro de saudade do meu gatinho, mas hj em dia não posso mais ter gato, pois tenho um Rotweiller em casa. Já imaginou o estrago??? Hahahaha...

    Beijos pra ti!
    Boa semaninha!

    ResponderExcluir
  14. Lis
    Eu adoro essa gatinha! tão fofa, tão linda...olha fico com ela quando fores de férias, certo?
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi gatinha tudo bem com voçê..miauuuu..estava passando por aqui e ouvi uma miadela, será que foi minha gatinha preferida??...fiquei de pelo eriçado, a minha espinha se levantou e cá estou eu, será que podemos dividir essa marmita de leite fresquinho, olha eu trouxe uns biscoitinhos para molhar, ...anda não precisa rebolar de vergonha..miau...voçê fica tão engraçada quando se rebola assim, dá até vontade de convidá-la para um passeio, podiamos correr pelo jardim, anda..eu sei de um sítio onde podemos nos divertir...miauuuu....está feliz...eu também fico feliz de ver seu sorriso com esses bigodes empertigados, aiii...ai....está me picando, faz umas cociguinhas tão gostosas...ahahhahahaahah...

    Lis passando para te deixar big beijo e abraço apertado...miauuuuuuu...vou indo tá....LOL...

    ResponderExcluir
  16. Lis, a tua Pitty está um amor, totalmente irresistível. E Pablo Neruda é sempre uma descoberta maravilhosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Vou lhe confessar um negócio, prefiro os cachorros, já tive 13, nunca tive gato. Quem sabe um dia, vendo você curtindo tanto a sua gatinha dá até vontade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Pelo que vejo ela ficou... que bom! Vai ter uma excelente companheira.
    Abracinho

    ResponderExcluir
  19. Que gatinho mais fofo! Neruda é demais. Adoro os animais , tenho 4 lindas cadelinhas, são a alegria da casa.

    Beijos e uma linda semana

    ResponderExcluir
  20. Olá Lis

    Uma postagem soberba.

    Um belo poema e uma terna gatinha.

    Bjs.

    Lisa

    ResponderExcluir
  21. LIs querida!

    Que poesia mais linda, não conhecia!!!!
    E a Pitty cada dia mais linda. Como andam as relações de vocês duas? Parece que acerteram os ponteiros...

    Escuta, pelo jeito esta gatinha tem um baú de brinquedos, cada dia tira foto com um...rsrsrs! Mimada eu sei que ela já é!

    Boa semana para as duas,
    Bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  22. LIS
    Por vezes tenho dificuldade em saber se sou eu a sonhar que sou um gato ou se é a minha gata a sonhar que sou eu.

    Cada um com uma grande independência, mas sempre necessitando um do outro.
    A avaliar pela beleza e expressão da sua Pitty,qualquer dia vai ter dificuldade em perceber se é a Lis a pensar como a gata, ou a gata a pensar como a Lis.

    Parabéns pela adopção

    Abraço.

    ResponderExcluir
  23. O gato é o dono da cocada preta,tem personalidade rs.
    Amiga pois é,eu sou a Sereia rs e o q aconteceu lá, era a mesma coisa q aconteceu aqui.Comentários anonimos q realmente machucam um pouco.Mas como eu ñ devo nada e amo os meus amigos"ALGUÉM" ñ sei quem, vai ter q me engolir rs.
    Ñ vou perder meu tempo com medíocridades,prefiro distribuir carinho e afeição sem segundas intenções,os comentários são moderados então...É seguir em frente e ponto final rs.
    Beijokas amada e muito obrigado pelo carinho.

    ResponderExcluir
  24. Lis
    Parece que se apaixonou...rs
    Gatos (todos) são DEMAIS
    beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi, Lis!

    belo poema de Neruda!

    Mas o que gostei mais foi de ver a Pitty, já toda à vontade neste novo lar!

    Estou até começando a gostar de gatinhos!

    Muito fofa!

    beijinhos,amiga!

    Neli

    ResponderExcluir
  26. Lis, se gato que ser só gato não sei, mas se queremos um amigo que não vai nos bajular está aí um!
    Tenho um gatinho que é muito senhor de si -rs, mas que se derrete todo com um carinho.
    Adorei!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  27. Olá Lis,
    Gostei muito do seu blog! Parabéns!
    Bichinhos são a minha paixão...
    Passe no nosso cantinho, quando tiver um tempo.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  28. Amada qrida,
    Obrigada pela sempre meiga visita. Adorei ver a gatinha...pelo que percebo ela ficou de vez né...rsrsr. Fotos lindas do mar que mesmo enfurecido...encanta.
    Bju n'alma.

    ResponderExcluir
  29. Pura verdade!
    Os gatos são animais muito independentes e donos do seu nariz! Fazem por que querem e não por que lhes mandam! Tenho um preto e branco que só faz asneiras! Mas gosto de lhe passar a mão pelo pêlo, sempre tão limpo e macio! Os gatos são muito mais asseados que os cães!
    Bela postagem!
    beijinhos missixty

    ResponderExcluir
  30. Querida .Lis

    Os gatos do meu encantamento... três em casa e uns 7/8/9 comensais no quintal...

    Hoje, provavelmente devido ao temporal, como documentas com a imagem datromba de água, comeram e ficaram pelo quintal.

    Neruda, sempre magnífico, sabia do que poetava... (ainda hoje adquiri um livro de poemas de Pablo Neruda bilingue - castelhano e português).

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  31. Parece mesmo que o gato tem essa personalidade forte... selvagem. Sou uma "dog people", como os americanos dizem. Nunca tive gatos em casa, embora os ache bonitos. Me identifico com os cães, principalmente os vira-latas!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  32. Lindos gatos,perfeitos e orgulhosos, independentes mas que, ainda assim, sabem ser de uma enorme lealdade com quem deles gosta. E quem não acreditar é porque não os conhece. Eugénio de Andrade, esse conheceu os gatos como ninguém, e cantou-os nos seus poemas, gritando, em alguns deles, o sentimento de perda que viveu com o desaparecimento de alguns desses "amigos".
    Misteriosos, fantásticos gatos!
    Beijinho!
    :)

    ResponderExcluir
  33. Lis, tenho uma cachorrinha, mas meu sonho é ter um gato! Acho-os lindos, delicados... além de que têm uma aura mística em torno de si. Não é a toa que atraem tanto os poetas. Este poema do Neruda é especial.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  34. Que ternura tão grande!

    Gosto da palavra indolência. Dá charme à preguiça e são tão bons esses momentos.

    Se a Pitty está ssim é porque está feliz e nada melhor do que esse sentimento. Bjs

    ResponderExcluir